Evidenciando e fortalecendo as habilidades dos alunos
Judy, de 4 anos, parecia deslocada durante as aulas. Enquanto os amiguinhos brincavam, ela ficava retraída. Olhando de longe, era deduzível que as aptidões sociais dela eram baixas. Mas essa concepção está errada e só foi possível perceber isso durante o Jogo da Sala de Aula – uma brincadeira que, na verdade, é um teste de percepção social.
Quando a professora pediu para Judy colocar cada menino e menina em sua parte favorita da sala, ela acertou com precisão. Quando pediu que ela colocasse cada um deles com a pessoa com quem mais gostavam de brincar, ela acertou novamente. O resultado mostrou que Judy tem uma percepção social extraordinária para uma criança de 4 anos – uma habilidade que, futuramente, pode levá-la a atuar de forma brilhante em áreas como diplomacia e administração.
O caso foi registrado na Pré-Escola Eliot-Pearson, onde era desenvolvido o Projeto Spectrum. Como já citado por aqui, o Spectrum contempla vários tipos de inteligência. O psicólogo Howard Gardner, responsável pelo estudo, foi quem também definiu os sete tipos de inteligência. Abaixo, explicamos essas definições, mostrando de que forma elas podem te ajudar a identificar as habilidades dos seus alunos e mostrá-las para eles 🙂
1 – Inteligência linguística: Sabe aquele aluno que se comunica de forma excelente, sendo compreendido por todos, sempre com ótimos textos e ótimas frases? Ele tem a chamada inteligência linguística – isto é, o poder de se comunicar muito bem. Chame a atenção dele para isso e o estimule a desenvolver esta habilidade através de textos, livros e apresentações para a turma. Isso fará dele uma pessoa com excelente poder de oratória na vida adulta!
2 – Inteligência lógico-matemática: Sempre tem aquele craque na resolução de problemas, com uma facilidade fora da média com cálculos e uma inclinação ao pensamento abstrato. Estimule este aluno a realizar pequenas contas no dia a dia. Mostre como essa forma de inteligência pode ajudá-lo, por exemplo, a economizar nas compras do mercado e como ele pode utilizar o dinheiro poupado para comprar coisas bacanas. Esse perfil geralmente rende uma boa carreira na área de contabilidade e engenharia.
3 – Inteligência visual-espacial: Essa é típica daqueles que pensam em imagens, que têm uma visão espacial muito boa e conseguem recriar experiências visuais sob diferentes formas. Para ajudar o aluno a explorar bem essa habilidade, complemente suas aulas com materiais audiovisuais e ensine técnicas de estudo como, por exemplo, o uso de marcadores para otimizar as leituras. Arquitetos e escultores geralmente apresentam esse tipo de inteligência.
4 – Inteligência musical: O tal aluno que, com 10 anos, já sabe tocar violão e até mesmo outros instrumentos. Demonstra também habilidades para identificar sons. Estudos já comprovaram como tocar instrumentos pode ajudar a aprimorar a cognição. Crie um ambiente musical em sala de aula permitindo, por exemplo, que ele escute música enquanto estiver lendo. Essa habilidade pode torná-lo ótimo engenheiro de som ou músico.
5 – Inteligência corporal-cinestésica: Lembra daquele aluno com total coordenação motora e controle sobre o próprio corpo? Então, ele tem a denominada inteligência corporal-cinestésica e consegue solucionar problemas com o próprio corpo. Incentive atividades que explorem essa habilidade, como esportes ou artes cênicas. Este estudante pode se tornar exímio cirurgião ou dançarino.
6 – Inteligência intrapessoal: Não tem aquele estudante que sabe dizer o que quer, o que não quer e sabe trabalhar muito bem sozinho? Esta pessoa tem um alto nível de autoconhecimento – um traço de inteligência intrapessoal. É interessante estimular o lado espiritual deste aluno, pois, quanto mais conectado consigo mesmo, mais realizado e determinado se sente. Tem a habilidade do autocontrole e uma boa inteligência emocional, o que pode fazer dele um excelente executivo lá na frente.
7 – Inteligência interpessoal: E aquele que sempre faz as melhores piadas e é queridíssimo por todos à sua volta? Esse aluno tem o dom da inteligência interpessoal, que é a capacidade da empatia, de compreender o outro, colaborando para um ambiente acolhedor. Estimule sua liderança, fazendo com que ele se mobilize para representar a turma. Esse estudante tem um perfil excelente para magistério, política e vendas.
Tá vendo? São várias as formas de enxergar a excelência dos seus alunos e cada habilidade é uma grande chance, mas precisa ser estimulada e reconhecida. Mostre isso a eles! 😉
Maria Ermelinda Juliano Nicolielo Bueno
23/agosto/2017 @ 20:18
Precisamos também de usar a “inteligência “para avaliar as habilidades dos alunos no todo para não cometermos injustiças !
Marcelo Almeida
05/agosto/2017 @ 18:44
Gostei do conteúdo, parabéns um forte abraço, e bom fim de semana!
Rute Pantoja da Silva
31/julho/2017 @ 12:06
Nossa amei suas idéias..que projeto lindo.
Jádma Mâmedes de Sousa
27/julho/2017 @ 15:40
Gostaria de levar esse projeto para o meu Colégio
Fátima Gomes Brasil Mateus
04/agosto/2017 @ 11:37
Seria muito bom se isso fosse aplicado aqui no Brasil nas escolas públicas para que os alunos fossem estimulados no que cada um tem de melhor, aproveitando seu melhor potencial desde a tenra infância.
Hoje os adolescentes chegam ao ensino médio sem saber o que vão fazer sem rumo para o futuro, trata se de uma falta de treinamento do educador para que possa ver tal potencial desde bem cedo na vida,desde que eu era criança abominava o fato de ter que ficar horas e horas sentado em uma sala de aula só copiando coisas da lousa,sempre achei ser um modo muito ineficiente de ensinar
Bravo par tal avaliação , para tal visão de potencial , pena que tal educação para quem é da escola pública é utópica pelo menos aqui no Brasil acho difícil de ser aplicado para quem tem poucos recursos,com educadores tão mal remunerados.