E-books: leitura digital e seus benefícios
Um, dois, três livros. Uma mochila. Mais de 7 horas andando de um lado para o outro. Dor na coluna, cansaço físico.
Ainda que de adesão tradicional, os livros impressos, muitas vezes, não acompanham o ritmo da vida contemporânea. Por conta disso, surgiram os livros digitais, os chamados e-books, para dar um novo formato ao ato de ler. Alguns ainda resistem à nova prática. Mas, será que sabemos sobre as vantagens dela? Listamos três (grandes) vantagens dos e-books para refletirmos sobre seu uso =)
Acessibilidade
Você pode ler tanto um livro de 50 páginas quanto um de 500 sem precisar carregar nenhum peso. Com um smartphone, já é possível acessar a obra. Isso faz com que você tenha a opção de ler qualquer livro, a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, há vários e-books gratuitos disponíveis para o leitor. É um formato que estimula a democratização da leitura.
Preço
Aqui, no Brasil, os livros digitais custam cerca de 30% a menos do que os livros físicos – e essa diferença pode chegar até a 50%. Ou seja, seu acervo literário pode dobrar com a prática da leitura digital. Economia para o bolso e diversidade para seu repertório cultural. 🙂
Personalização
Um dos maiores apegos que nós temos com relação aos livros impressos vem daquela vontade de grifar, anotar e marcar as páginas. O livro digital não impede esse hábito, pelo contrário, ele até o complementa com novos recursos. Você pode voltar a leitura de onde parou, ajustar o tamanho do texto, cria categorias para os livros… Vários recursos que tornam sua leitura ainda mais atraente!
E aí, já pensou no próximo e-book que você vai ler para colocar isso tudo em prática? 🙂
Luiz Gustavo inacio santos
20/setembro/2019 @ 15:23
Muito legal
SOLANGE GUALBERTO
07/março/2018 @ 11:25
Meu sobrinho está cursando o 6o. ano e temos dificuldades em comprar os livros pedidos , ora por faltar dinheiro no orçamento e ora por não encontrar disponível. Quem pode ajudar com e-books ou mesmo os livros impressos? Vou tentar deixar a lista aqui. Sou de MG e fui coordenadora de educação infantil 25 anos. (Creche) Amo demais educação … Abraços! E obrigada!! Parabéns pelo projeto e iniciativa da equipe!!
6º ano – Ensino Fundamental II
Março
Meus poemas preferidos – Manuel Bandeira – Ediouro
Abril
Varal de Poesia – Vários Autores – Ática (Col. Quero Ler)
Maio
Minhas memórias de Lobato – Luciana Sandroni – Cia das Letrinhas
Junho
O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry – Editora Agir
Julho
As Crônicas de Nárnia: O sobrinho do mago – Clive Staples Lewis
Agosto
Cara ou coroa (crônicas) – Fernando Sabino – (Col. Para gostar de ler júnior) – Ática
Setembro
Ofélia, a ovelha – Marina Colasanti – Global
Outubro
O menino que achou uma estrela – Marina Colasanti – Global
Novembro
Emília no País da Gramática – Monteiro Lobato – Editora Globo
Dezembro
Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato – Editora Globo
Sugestão de locais para aquisição das obras literárias:
Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/ Livronauta: https://livronauta.com.br Sebo do Messias: https://sebodomessias.com.br/ Traça: https://www.traca.com.br/ Sebos Online: https://www.sebosonline.com.br Livraria Cultura: https://www.livrariacultura.com.br/ Saraiva: https://www.saraiva.com.br/ Amazon: https://www.amazon.com.br/
Tânia Regina Fraga Pereira
12/setembro/2017 @ 01:24
É interessante.!Porém, como ficam os alunos sem acesso a Internet?
Em minha escola tenho muitos alunos que não teriam condições de comprar E-books para leitura digital. Apesar de que podemos considerar a possibilidade de que existem alguns gratuitos. Só dependerá se estiver dentro da solicitação do professor.
Daniele morais
08/setembro/2017 @ 15:41
QUERO COMPRAR LIVROS.
Maria Márcia da silvam
08/setembro/2017 @ 11:07
olá, bom dia
No brasil nos temos crianças de vários níveis sócias as crianças de classe média teria acesso com facilidade ao books: leitura digital e seus benefícios”
mas vamos pensar nas crianças de baixa renda que não tem acesso a intermete .
Eu penso na questão social do meu pais e na quelas escolas que não tem recursos nenhum e você tem que motivar as crianças a leitura .
Na minha opinião eu prefiro o livro o livro impresso.
Lúcia Anjos
07/setembro/2017 @ 15:52
Essa ferramenta é muito útil e interessante, com certeza farei bom uso. Obrigada