Dinâmica de volta às aulas: conheça 5 formas de motivar os alunos
Texto publicado em 15/01/2024 e atualizado em 29/07/24.
As férias acabaram e está na hora de pensar em uma dinâmica de volta às aulas. Isso porque a sua turma não pode perder o ritmo nessa volta à rotina!
O retorno das aulas é um momento marcado pelo reencontro da turma e pela volta às atividades do ano letivo.
Para ajudar a retomar o ritmo escolar dos alunos, separamos 5 atividades divertidas de volta às aulas. Continue lendo o texto para conferi-las!
Dinâmicas de volta às aulas
Para tornar esse momento de retorno às atividades escolares mais tranquilo, que tal realizar uma dinâmica de volta às aulas? Então, educador, confira as dicas abaixo:
1. Eu faço a diferença
A primeira dinâmica de volta às aulas dessa lista se chama “Eu faço a diferença”.
Esse jogo é uma ótima forma de fazer as crianças compreenderem seu papel e a sua importância para o sucesso do ano letivo.
A dinâmica funciona dessa forma: você deve encher vários balões coloridos. No total, siga uma quantidade de mais ou menos 5 balões para cada criança. Ah, esse número pode variar de acordo com o número de alunos que você tiver, tudo bem?
Depois, peça para que cada criança jogue os balões para o alto e tente manter todos no ar o máximo de tempo possível. Será que elas conseguirão realizar essa tarefa sozinhas, sem nenhuma ajuda?
Logo em seguida, é hora de tirar algumas crianças aleatoriamente da brincadeira.
Peça para que alguns alunos parem de manter seus próprios balões no ar e deixe a tarefa para os colegas. Então, o número de cada um dos alunos vai aumentar gradativamente.
Assim, eles perceberão que, sem todas as crianças participando em conjunto, não conseguirão manter todas as bexigas no ar.
É uma dinâmica de volta às aulas que fortalece a importância individual de cada criança para o ambiente da sala de aula.
Ao final, quando não restarem mais alunos brincando, é hora de finalizar a dinâmica. Então, peça para que as crianças façam uma roda e reflitam juntas sobre o que aprenderam com a atividade.
Ajude-os a refletir sobre como a cooperação de cada um deles é importante.
Isso é uma metáfora para mostrar que a participação de todos em sala de aula será fundamental para que o ano letivo seja concluído com sucesso.
2. Um doce desafio
Essa dinâmica de volta às aulas tem um final surpreendente.
A atividade ajuda a desenvolver o trabalho em equipe, a empatia e ainda estimula a encarar os desafios. Tudo isso com uma pitada de diversão.
Para fazer a dinâmica funcionar, peça para a turma se dividir em alguns grupos. O número vai variar de acordo com a quantidade de crianças na classe.
Em algumas caixas de papelão, escreva um desafio para cada um dos grupos. Depois, entregue o desafio secreto para qualquer integrante do respectivo grupo.
Quando todos tiverem recebido a caixa, é hora de explicar que dentro da caixa há um desafio que eles devem cumprir. Mas é muito importante que você não deixe que vejam ainda!
Em seguida, coloque uma música para tocar e peça para que passem a caixa para o colega ao lado. É quase como se fosse uma batatinha quente!
Assim que a música parar, a criança que estiver com a caixa deverá concluir a missão secreta.
Mas antes esclareça que, caso essa pessoa não conclua a tarefa, será expulsa da dinâmica, e seu grupo perderá 3 pontos. Caso consiga fazer o desafio de maneira correta, seu grupo ganhará 4 pontos.
Além disso, a criança poderá escolher se ela mesma vai tentar concluir o desafio ou se vai passar para outro integrante do seu grupo ou de outro grupo.
A segunda pessoa escolhida terá a mesma chance de escolha. Porém, caso escolha uma terceira, ela será obrigada a concluir a tarefa.
Então, ao abrir a caixa, a criança escolhida descobrirá que a missão é comer deliciosos doces!
No final da dinâmica, traga a reflexão sobre como os desafios podem parecer piores do que realmente são antes de tomarmos conhecimento deles.
E claro: distribua os doces para toda a turma. 😉
3. Árvore dos desejos
Pensando em despertar o protagonismo das crianças de forma prática, essa dinâmica procura levar em conta as melhorias que os alunos e alunas podem sugerir para as aulas.
É uma atividade que pode ajudar não só os pequenos, mas você também, educador! O feedback é muito importante e deve ser uma prática comum dentro da sala de aula.
Essa dinâmica de volta às aulas propõe conhecer mais sobre cada um da turma, assim como seus interesses, sua história e seus desejos.
Depois, em uma folha de papel, faça o desenho de uma árvore. Em seus galhos, deverão estar algumas placas em branco, para que cada criança possa preenchê-los. Copie essa folha e distribua para todos os alunos da sala.
Então, peça para que eles pensem nos bons momentos que viveram durante o período de férias.
Em seguida, peça para que escrevam uma palavra em cada plaquinha que descreva e resuma bem um momento recente, seja ele bom ou ruim.
Quando os alunos finalizarem essa etapa, distribua novas folhas com a mesma árvore. Agora, você deve pedir para que eles escrevam uma palavra que signifique o que eles querem para o segundo semestre do ano letivo.
Pergunte a eles ideias sobre o que fazer nas aulas para que elas se tornem ainda mais prazerosas e acolhedoras. Questione o que gostariam de aprender e quais as expectativas para as aulas.
Assim que você tiver os resultados finais, faça uma reflexão com todos eles sobre as palavras que utilizaram e veja o que a turma concorda e discorda.
Então, juntamente com as crianças, faça um gancho sobre as palavras usadas para falar sobre as férias.
Converse com os alunos sobre como a escola pode ser um lugar de aprendizados e de momentos prazerosos, assim como os momentos vividos além da sala de aula.
4. Pote dos elogios
Essa dinâmica de volta às aulas vai aquecer o coração de todas as crianças! ❤️
Isso porque uma boa forma de motivar seus alunos é levando boas palavras e elogios para eles.
Então, nessa atividade, dê para cada criança da turma um potinho vazio com o seu nome escrito. Em seguida, escreva vários elogios em pequenos papéis e distribua para os alunos.
Atenção para esse detalhe importante: cada criança deve receber o número de papéis de acordo com o número de alunos na turma. Ou seja: se a turma tiver 15 alunos, cada criança precisa receber 15 papéis com elogios.
Para iniciar a dinâmica, peça para que eles distribuam um elogio para cada colega de classe. Assim, podem ir colocando o papel com o elogio escrito no respectivo pote uns dos outros.
Essa atividade os ajuda a fortalecer a empatia e a desenvolver suas habilidades socioemocionais!
No final, peça para que os alunos leiam os elogios que receberam e comentem sobre como se sentem. Sem dúvidas eles vão amar receber palavras doces dos outros alunos.
Por fim, reflita sobre como a gentileza é uma parte importante para desenvolver um bom ambiente escolar e uma turma unida.
Leia também: 5 dicas para desenvolver competências socioemocionais na escola!
5. Dinâmica da socialização
Essa atividade pode ser uma boa oportunidade para a turma memorizar o nome dos colegas de classe, além de criar vínculos e assuntos em comum.
Ou seja: essa dinâmica também pode ajudar muito os alunos novos que estão vivendo o seu primeiro dia de aula na nova escola. Ajude-os a se enturmar com essa atividade simples!
Funciona da seguinte forma: em uma folha em branco, crie um questionário com uma lista de características que um ou mais alunos tenham. Separamos alguns exemplos de tópicos abaixo. Confira:
1 – Alguém com a mesma cor de olhos que os seus
2 – Alguém que já tenha morado em outra cidade
3 – Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras
4 – Alguém que use óculos
5 – Alguém que tenha a mesma idade que você
6 – Alguém que esteja usando acessórios
7 – Alguém que tenha um animal de estimação
Em seguida, distribua os papéis com os questionários para que cada aluno preencha o nome dos colegas que mais se encaixam em cada descrição.
Caso eles não tenham essas informações, peça para que conversem entre si para descobrir quem mais se encaixa em cada tópico!
Portanto, essa dinâmica vai servir para ajudar os alunos a descobrirem tópicos e gostos em comum. Dessa forma, podem se enturmar e compartilhar experiências entre si!
Sendo assim, essa é uma boa atividade para os alunos se conhecerem ainda mais e para desinibir os mais tímidos.
Leia também: 10 atitudes para incluir alunos introvertidos na sala de aula!
Dicas para preparar as dinâmicas
Planejamento antecipado
Fazer um planejamento antecipado das dinâmicas de volta às aulas é crucial para garantir o sucesso das atividades.
Afinal, essa é um forma de se programar para que elas sejam eficazes e alcancem os objetivos desejados.
Os educadores podem considerar diversos fatores nesse planejamento, como o perfil dos alunos, as metas pedagógicas e, é claro, o contexto da turma.
Importância do planejamento antecipado:
- Conhecimento dos alunos: Entender o perfil dos alunos ajuda a selecionar atividades que sejam atraentes e relevantes para a classe como um todo.
Por exemplo, uma turma mais ativa pode se beneficiar de dinâmicas mais movimentadas, enquanto uma mais introspectiva pode preferir atividades de reflexão. - Objetivos pedagógicos: Definir claramente os objetivos pedagógicos das dinâmicas permite que as atividades sejam direcionadas, objetivas e eficazes.
Se o objetivo é desenvolver a empatia, escolha atividades que promovam a interação positiva entre os alunos. - Gestão de tempo: O planejamento antecipado ajuda a estruturar o tempo de aula de forma eficiente, ou seja, garante que todas as atividades sejam realizadas dentro do período disponível.
- Preparação logística: Ter tempo para organizar todos os materiais e preparar o ambiente garante que as dinâmicas ocorram sem contratempos.
Liste os materiais necessários
Uma preparação eficaz inclui a lista de todos os materiais necessários para cada dinâmica.
Essa execução ajuda os professores a se organizarem e evitarem surpresas ou problemas de última hora.
Exemplos de materiais necessários:
- Eu faço a diferença:
- Balões coloridos (5 por criança);
- Espaço amplo para a atividade.
- Um doce desafio:
- Caixas de papelão;
- Desafios escritos em papéis;
- Doces variados;
- Aparelho de som para tocar música.
- Árvore dos desejos:
- Folhas de papel com desenho de árvore;
- Lápis de cor ou canetas coloridas;
- Pote dos elogios:
- Potes ou copos plásticos;
- Papéis pequenos para escrever elogios.
- Dinâmica da socialização:
- Folhas de papel com questionário;
- Canetas ou lápis.
Adapte as dinâmicas
Adaptar as dinâmicas para diferentes faixas etárias ou para turmas com necessidades especiais é essencial.
Dessa forma, os professores podem garantir que toda a classe consiga participar e, o mais importante, se beneficiar das atividades.
Dicas para adaptação:
- Faixas etárias:
- Crianças pequenas: Simplifique as instruções e escolha atividades mais curtas e lúdicas.
Por exemplo, ao invés de escrever elogios, as crianças podem desenhá-los. - Adolescentes: Inclua elementos de discussão e reflexão mais profundos.
Por exemplo, a “Árvore dos Desejos” pode incluir metas acadêmicas e pessoais.
- Crianças pequenas: Simplifique as instruções e escolha atividades mais curtas e lúdicas.
- Necessidades especiais:
- Mobilidade: Para alunos com limitações de mobilidade, adapte atividades que exigem movimento físico.
No caso da atividade “Eu faço a diferença”, use balões que possam ser lançados e pegos enquanto sentados. - Deficiências visuais: Utilize materiais em braille ou áudio para incluir alunos com deficiência visual.
Durante a “Dinâmica da Socialização”, permita que as respostas sejam dadas oralmente. - Deficiências auditivas: Garanta que as instruções estejam disponíveis por escrito.
Use gestos e sinais visuais durante as dinâmicas como “Um doce desafio”.
- Mobilidade: Para alunos com limitações de mobilidade, adapte atividades que exigem movimento físico.
- Diversidade cultural:
Cada pessoa é única, por isso, não deixe de considerar a diversidade cultural dos alunos.
Adapte as atividades para respeitar e incluir todas as culturas presentes na turma.
Por exemplo, use temas e exemplos inclusivos durante a “Árvore dos Desejos”.
Importância de uma dinâmica de volta às aulas
Em conclusão, vamos refletir um pouco sobre a importância de uma boa dinâmica de volta às aulas logo no primeiro dia?
Pense bem: os alunos ficaram um bom tempo sem interagir uns com os outros e alguns deles podem estar mais tímidos nesse momento.
Além disso, também existem aquelas crianças que estão começando o seu primeiro ano letivo naquela escola.
Por isso, a dinâmica de volta às aulas pode servir como uma atividade que ajuda a quebrar o gelo entre os alunos e forma laços de amizade.
Também podemos refletir sobre outras questões como o protagonismo infantil e as motivações de cada um naquele ano letivo. Então, esse momento de dinâmica é essencial para tornar o início dessa jornada o melhor possível.
Portanto, educador, cabe a você decidir qual ou quais dinâmicas serão utilizadas dentro de sala de aula. Será que cabe levar mais de uma?
Será feita em apenas um dia ou durante toda a primeira semana de aula?
Esses são detalhes que você pode decidir de acordo com o seu planejamento desse momento de volta às aulas. Assim, pode personalizar as dinâmicas que melhor se adequem às crianças que você será responsável durante o ano.
E, para te ajudar nisso, trouxemos algumas sugestões de atividades para fazer com os pequenos. Escolha a sua favorita (ou as favoritas) e aproveite!
Leia também: Saiba como planejar o primeiro dia de aula!
Conclusão
Gostou dessas sugestões de como fazer uma dinâmica de volta às aulas?
Depois dessas 5 sugestões incríveis, apostamos que vai ficar muito mais simples para introduzir os pequenos ao novo ano letivo! Sem dúvida as crianças vão aproveitar muito esses momentos de descontração dentro da sala de aula.
Todas essas dinâmicas também podem e devem ser pensadas para incluir você, professor ou professora!
A prática dessas atividades propostas em sala, essa pode ser uma ótima oportunidade para se aproximar da sua classe e, assim, trabalhar o lado socioemocional dos seus alunos e alunas.
Além de serem relaxantes e divertidas para o começo das aulas, essas dinâmicas de volta às aulas também ajudam no objetivo do desenvolvimento do aprendizado de cada um da turma.
Afinal, esses momentos são muito importantes para que seus alunos se sintam bem-vindos à escola novamente e se integrem uns com os outros.
Além disso, sabia que você também pode dar um passo além e dar asas à imaginação deles com a ajuda da Estante Mágica?
Somos a maior experiência literária da América Latina e propomos diversas atividades de escrita. Ao final da experiência, cada aluno vai ter um livro escrito para chamar de seu.
E a melhor parte é que as crianças ainda terão a chance de ver seu trabalho lançado em um livro físico. Não é incrível? 😍
Com essa experiência, eles se tornarão protagonistas de sua própria jornada e vão exercitar a sua criatividade.
Não perca tempo e aplique sua escola agora! É muito fácil!
Basta inscrever a sua escola na Estante Mágica clicando aqui.
Vamos adorar dar asas à imaginação dos seus alunos! ❤
Meirieny Tarcila Silva Amorim
07/agosto/2019 @ 07:39
Gostaria de idéias para aulas lúdicas de matemática.
Victoria Fernandes
08/agosto/2019 @ 17:17
Oiii, Meirieny! Nossa Dica Mágica é desenvolver projeto que envolvam o tema matemática.
Saiba mais sobre como isso funciona na prática clicando aqui! 🤗