Dia do Livro Infantil: como levar as obras de Monteiro Lobato para a escola
Dia 18 de abril é a comemoração do Dia do Livro Infantil no Brasil!
A data é em homenagem ao autor Monteiro Lobato, referência da literatura infantil brasileira com seus famosos títulos. E que tal pensar em atividades literárias inspiradas nos livros do autor?
Neste artigo, separamos cinco obras dele e mostramos como transformá-las em exercícios para os seus alunos. Confira 😉
1. Reinações de Narizinho
Um dos primeiros livros do autor e que serviu de inspiração para a saga do Picapau Amarelo reúne as onze histórias que Lobato começou escrevendo em 1920. Nele, são apresentados os famosos personagens como Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e Emília, que conta todas as aventuras em um misto de realidade e fantasia.
A narrativa também traz personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix e outros, como ilustres convidados de cada parte da história.
Com este livro, os professores podem aproveitar atividades de leitura como compreensão da narrativa, construção de personagens e histórias, além de incentivar uma rotina de leitura e a curiosidade por outros livros com os personagens criados pelo autor.
2. História do Mundo para as Crianças
Este é um livro que pode ser usado em diversos momentos pedagógicos. A narrativa de Lobato começa com Dona Benta, quando ela recebe um livro clássico pelo correio e decide contar aos netos a história do mundo.
Com a turma toda reunida, começa a narrar os fatos de um jeito fácil de entender e encantador, que fazia todo mundo querer mais. É assim que Monteiro Lobato apresenta aos pequenos A História do mundo.
Rendendo ótimas atividades de geografia, história e diversidade cultural, este livro pode fazer parte de um projeto maior e que se desenvolva durante todo o ano com as crianças. Ele também pode servir de inspiração para ricas e lúdicas aulas, sobre temas como, por exemplo, sistema solar, civilizações e descobrimento do mundo.
3. Geografia de Dona Benta
Este é quase uma continuação do livro anterior. Após Dona Benta contar a história do mundo a seu modo, Narizinho e Pedrinho estão curiosos e pedem mais histórias. Dona Benta, então, apresenta a física e a química, entre outros assuntos da ciência e natureza.
Sendo assim, exercícios, projetos e experiências científicas são ótimas ferramentas para por em prática os exemplos que são apresentados no livro. Que tal animar os alunos com reações químicas, montagem de móbiles e plantar e cuidar de um pequeno jardim? Lembre-se como engajar os alunos com a prática é muito importante e incentivá-los a partir de uma leitura é mais valioso ainda! ?
4. O poço do Visconde
Neste livro, o personagem principal é o Visconde de Sabugosa. Na história, ele descobre entre os livros de Dona Benta um tratado de geologia e então decide estudar essa ciência – a história da terra, das pedras, areias e etc.
Quando o pessoal do sítio, que estava justamente pensando em escavar um poço de petróleo, descobre que o Visconde é o novo especialista, ninguém melhor do que o pequeno sábio para ajuda-los nos mistérios da geologia.
Ao lado do livro da Geografia da Dona Benta, este pode ser um olhar aprofundado sobre o tema da geologia. É claro que para deixar mais atrativo para as crianças, os professores podem aliar o livro com outros exemplos do tema, como climas, paisagens, animais, a água (e seu ciclo) e assim por diante.
5. Fábulas
Comum na literatura infantil, as fábulas são ótimas histórias, que divertem e, ao mesmo tempo, trazem uma lição de moral, com personagens principais os bichos, que falam, pensam e interagem com os homens.
Nessa coletânea de Monteiro Lobato, os alunos poderão aprender novos contos e compreender regras sociais e coletividade, habilidades emocionais e a valorizar a diferença.
As histórias podem ser usadas como base para planos de aula desde a alfabetização aos níveis superiores da educação infantil e fundamental. E o melhor: não só para o Dia do Livro Infantil, como para qualquer aula de português e literatura :))
Com todos os livros citados acima, as histórias podem ser trabalhadas e complementadas na sala de aula com desenhos, filmes e propostas pedagógicas diferentes. E que tal melhorar a oratória dos alunos? Eles podem desenvolver essa importante habilidade montando uma peça com os personagens dos livros!
Outra opção para engajar as crianças com o Dia do Livro Infantil é fazer uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma. Pergunte ou deixe que os alunos perguntem entre si e debatam sobre suas impressões quanto aos personagens. Após o resultado final, determine qual deles foi o mais votado e peça que os alunos venham caracterizados da maneira mais semelhante ao personagem.
Dar ênfase nos contos folclóricos brasileiros que Monteiro Lobato aborda também é uma boa alternativa. Apresente a Cuca, o Saci, o Curupira – todos são personagens em O Sítio do Picapau Amarelo – e peça que os estudantes busquem conhecer outras figuras do folclore. Eles podem pesquisar em livros e na internet e depois podem apresentar para a turma. Pode ser em forma de desenho, pintura, colagem e outras opções que o professor sugerir.
A ideia é tentar explorar ao máximo os conteúdos que Lobato oferece de forma lúdica e interessante às crianças. Mostrando sempre, é claro, como elas são fontes valiosas de aprendizagens.
E mais: assim como o Dia Internacional do Livro Infantil foi um ótimo pretexto para reforçar a leitura das crianças nas escolas e em casa, o Dia do Livro Infantil no Brasil é também uma forma de relembrar a literatura nacional e seus grandes personagens.
Por isso, nada melhor que unir um bom conteúdo com atividades divertidas e dinâmicas para os alunos. Isso vai instigar sua curiosidade, ao mesmo tempo em que desenvolve novos ensinamentos e habilidades cognitivas dos pequenos.
O incentivo à leitura e a um ensino com participação ativa dos alunos é muito importante para a educação atual. A união desses dois métodos traz grandes benefícios para as crianças que se envolvem mais com a própria aprendizagem, desenvolvem melhor concentração nas atividades e sabem se expressar melhor.
Então, já providenciou o cantinho da leitura com tarefas dinâmicas abrangendo a leitura infantil? Como você planeja comemorar o Dia do Livro Infantil na sala de aula? Conta pra gente 🙂
Sonia Mainardes
17/abril/2018 @ 22:07
Ótima sugestão, mas chegou tarde, agora são 22 horas do dia 17/04…Não dá mais tempo de incluir no planejamento.Obrigada