Dia da Água: atividades de conscientização para suas aulas!
Dia 22 de março é o Dia da Água! Uma ótima oportunidade para trabalhar com os estudantes sobre o tema. Você já pensou em como vai aproveitar essa data em sala de aula?
Inicialmente, que tal ensinar aos estudantes a importância da conservação da água e outros assuntos correspondentes? É legal abordar também as características da água, seus estados físicos e seus ciclos. O professor pode preparar uma aula – ou várias – com os temas, de forma bem divertida e engajadora.
Atividades como músicas e dança, jogos, oficinas de pintura e brincadeiras de perguntas e respostas são exercícios que podem ser usados para enviar mensagens-chave sobre atitudes e práticas diárias que contribuem para poupar o uso da água.
O importante é engajar os alunos com atitudes dentro e fora da escola! Confira nossas propostas pedagógicas para celebrar o Dia da Água em sala de aula:
Mural das necessidades
Leve um grande cartaz em branco e distribua folhas para as crianças. Peça para os seus alunos escreverem, de forma bem colorida, tudo o que eles fazem que necessite da água (tomar banho, lavar a louça, molhar as plantas, fazer comida, escovar os dentes etc).
A ideia é fazer com que as crianças tenham consciência do quanto a água é necessária para o nosso dia a dia e como é importante preservá-la. Com isso, elas estarão mais preparadas para observar criticamente o uso da água.
Consciência do consumo
É bastante interessante preparar uma atividade em que se foque apenas em explicitar a quantidade do consumo de água. Quanto se consome em um banho de cinco minutos? Quanto se consome ao lavar o carro com uma mangueira? E com um balde? E deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes?
E quais são as opções para economizar a água? Como o aluno, junto com sua família, pode economizar? Apresente o Dia da água como uma data de consciência coletiva. Essa tarefa pode ser estendida como lição de casa também, para envolver os pais no assunto.
Faça do aluno um detetive
Que tal propor uma dinâmica bem divertida e diferente para os alunos? Encoraje-os a serem detetives por um dia (ou uma semana ou o mês inteiro). Peça que as crianças investiguem em suas casas – e na própria escola – más utilizações da água ou o desperdício dela.
Use um desenho como exemplo
Ter ferramentas visuais é uma ótima escolha para ter a atenção dos alunos e cultivar a curiosidade sobre o assunto. Com vídeos interativos, por exemplo, a criança se sente mais empolgada em aprender sobre o assunto.
Logo, desenhos animados assistidos pelas crianças, como o Show da Luna, Cocoricó e Turma da Mônica são ótimas ferramentas para atrair a atenção das crianças. Pesquise episódios de animações que tratam sobre a água, seu ciclo e sua preservação.
Engaje os alunos
O Dia da Água é uma data para relembrar a importância dela no mundo e sua escassez. Apresente atitudes que os próprios alunos e alunas podem ter para mudar sua posição com o uso da água. Veja algumas bem legais:
– Conserve a água!
Reúna os estudantes em uma roda e faça uma lista de como eles podem conservar a água. Algumas ideias para crianças conversarem é desligar as torneiras, tomar banhos mais curtos, verificar se há vazamentos e não desperdiçar água em casa ou na escola.
Incentive que as crianças estimulem as famílias a entrarem na mudança de atitude também. Dê exemplos como usar um balde para lavar a calçada ou o carro, ao invés de mangueira; lavar roupa com menos frequência; dar descarga no vaso sanitário apenas quando necessário; e pensar em maneiras de reaproveitar a água.
– Desperdício de comida
Converse com as crianças sobre como é importante não desperdiçar comida e sua relação com o uso da água. Limitar o desperdício significa reduzir a água necessária para produzir novos alimentos.
E mesmo quando há restos de comida, mostre como eles podem ser guardados para outra refeição ou podem ser reutilizados na natureza, como adubo para as plantas.
– Água da chuva
Ensine aos alunos que a água das chuvas também pode ser utilizada para lavar a casa, as calçadas ou o carro. Ao utilizar água potável para esses fins, muita água de qualidade é desperdiçada sem necessidade alguma.
A própria escola pode servir como exemplo, instalando formas de reaproveitar a água da chuva para molhar as plantas, lavar os pátios e, em níveis mais avançados, como utilizar sistemas que usem a água da chuva para descargas.
Use e abuse de jogos interativos
Para ter a atenção das crianças, nada melhor do que realizar atividades bem dinâmicas! Desse modo, faça um quiz com curiosidades sobre a água, como a quantidade existente, os países que sofrem com a falta dela, como 70% do corpo humano é composto por água, qual animal que bebe mais água e qual fica mais tempo sem, de onde a água da sua casa vem etc.
É legal fazer cartões e folhas bem coloridas e ilustrativas, para que os alunos se sintam atraídos pela atividade do Dia da Água. Outro exercício bem legal é incentivá-los a escrever textos, poemas e desenhos sobre as impressões que eles aprendem em sala de aula sobre a data. Tudo de forma bem criativa e divertida!
#DicaMágica: No Projeto da Estante Mágica, esse pode ser o tema para que cada um dos seus alunos e alunas escrevam o próprio livro!
Consciência do consumo
É bastante interessante preparar uma atividade em que se foque apenas em explicitar a quantidade do consumo de água. Quanto se consome em um banho de cinco minutos? Quanto se consome ao lavar o carro com uma mangueira? E com um balde? E deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes?
E quais são as opções para economizar água? Como a criança, junto com sua família, pode economizar? Apresente o Dia da Água como uma data de consciência coletiva. Essa tarefa pode ser estendida como lição de casa também, para envolver as famílias no assunto.
Faça do aluno um detetive
Que tal propor uma dinâmica bem divertida e diferente para os alunos? Encoraje-os a serem detetives por um dia (ou uma semana ou o mês inteiro). Peça que as crianças investiguem em suas casas – e na própria escola – más utilizações da água ou o desperdício dela.
Elas devem estar atentas a vazamentos em sua casa, se sua família deixa a torneira aberta, se os banhos são muito longos, se usam mangueiras para lavar o chão, carro ou as plantas. O professor pode preparar uma ficha com opções de uso correto e incorreto da água, pedindo para o aluno marcar quais ele observou. Depois de realizar a atividade, os estudantes podem comparar as respostas entre si e conversar sobre como mudar as atitudes.
Já imaginou seus alunos escrevendo um livro sobre a conscientização da água? Com a Estante Mágica, seus alunos e alunas podem! Que tal? Vamos todos juntos fazer do Dia da Água um exercício pedagógico bem mágico!
Deise
21/março/2018 @ 07:45
Muitooo bommm… Amei as dicas ♥️