O que competências socioemocionais têm a ver com a formação do aluno?
Dentre algumas novidades, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) trouxe como um dos focos para as salas de aula as competências socioemocionais. Mas, afinal: qual é o impacto dessas competências na formação dos alunos?
A aprendizagem social e emocional é um elemento-chave para o avanço do desempenho dos alunos na escola e além dela.
Essa prática de aprendizado emergente está sendo integrada em salas de aula e escolas, bem como em casa, para ajudar os alunos a aprender como gerenciar emoções, estabelecer metas positivas, sentir empatia em relação aos outros e se envolver em relacionamentos positivos.
As habilidades que compõem as competências socioemocionais podem ajudar a aumentar a autoconsciência e o controle de impulsos dos alunos, aumentar as taxas de frequência e ajudá-los a tomar decisões construtivas e responsáveis dentro e fora da sala de aula.
Quando combinada com uma instrução acadêmica eficaz, as competências socioemocionais podem ajudar todos os alunos a terem uma experiência educacional positiva e completa.
Sabemos que na educação brasileira atual as habilidades acadêmicas são frequentemente vistas como prioritárias.
Enquanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais são apostas de apenas algumas escolas, que enxergam o ensino com tal potencial e cruciais para que as crianças tenham sucesso social e acadêmico.
Quais são as principais habilidades socioemocionais?
De acordo com a BNCC, as competências socioemocionais englobam o ensinamento de habilidades importantes como:
• A autoconsciência, que é a capacidade de reconhecer suas emoções e entender os elos entre emoções, pensamentos e comportamentos;
• A autogestão, que é a capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos;
• A consciência social, que é a capacidade de assumir as perspectivas dos outros e demonstrar empatia;
• As habilidades de relacionamento, que são a capacidade de construir e manter relacionamentos saudáveis;
• E a tomada de decisão responsável, que é a capacidade de fazer boas escolhas sobre seu comportamento e interações com os outros.
Por que as habilidades socioemocionais são importantes?
As habilidades emocionais e sociais estão relacionadas ao nosso sucesso social, emocional, acadêmico e profissional.
Por exemplo: ter maiores habilidades socioemocionais no jardim de infância influenciem em resultados importantes no período entre 20-25 anos de idade. Esses resultados incluem:
• Sucesso educacional, como completar um diploma universitário;
• Sucesso de carreira, como uma maior probabilidade de estar empregado;
• Outros resultados importantes da vida, como busca de soluções em cenários pouco positivos.
As competências socioemocionais ajudam as crianças a persistir em tarefas desafiadoras, a buscar efetivamente ajuda quando precisam e a serem atenciosas em suas ações.
Dentre as competências relevantes, destacam-se a autoconsciência e a tomada de decisão responsável.
Estas competências vão potenciar um melhor ajustamento e rendimento acadêmico, refletido em comportamentos sociais mais positivos, menores problemas comportamentais, menor estresse emocional e melhores resultados em avaliações e testes.
Ou seja: a aprendizagem das habilidades socioemocionais formam alunos mais seguros e bem sucedidos, trazendo benefícios a curto e a longo prazo.
Os estudantes podem desde cedo se conhecer melhor, saber seus limites e entender o seu potencial a se tornarem pessoas mais comprometidas, confiantes e empáticas.
Comprovadamente eficaz, as habilidades socioemocionais, quando aplicadas no desenvolvimento da crianças, cria um aprendizado que atende às necessidades individuais de cada aluno.
Para facilitar o sucesso do estudante, adultos devem entender o ambiente mais eficaz e o contexto social em que os alunos aprendem.
Eles devem, também, criar e avaliar as condições de aprendizagem que dão aos alunos a oportunidade de ativar, demonstrar, e crescer o social, emocional e competências acadêmicas que eles trazem para a sala de aula.
A diversidade de contextos culturais e identidades significa que nossas abordagens para o social, desenvolvimento emocional e acadêmico deve também afirmar sua cultura e experiências.
Construindo habilidades socioemocionais na sala de aula
Promover o desenvolvimento social e emocional de todos os alunos nas salas de aula envolve ensinar e modelar habilidades sociais e emocionais, oferecendo oportunidades para os alunos praticarem e aperfeiçoarem essas mesmas habilidades, ao mesmo tempo em que são oferecidas oportunidades de aplicar esses conhecimentos em várias situações.
Uma das primeiras abordagens e mais importante no processo é o treinamento de professores para fornecer lições explícitas que ensinam habilidades sociais e emocionais.
E então, encontrar oportunidades para os alunos reforçarem seu uso ao longo do dia.
Outra abordagem curricular é incorporar tais competências em áreas de conteúdo como artes, língua portuguesa e estrangeira, estudos sociais ou matemática.
Os professores também podem, naturalmente, fomentar as habilidades dos alunos por meio de interações instrutivas interpessoais e centradas no aluno ao longo do dia escolar.
As interações entre adultos e alunos são produtivas quando resultam em relacionamentos positivos entre alunos e professores e permitem que os professores modelem as competências socioemocionais dos alunos, promovendo o engajamento deles.
As práticas de professores que proporcionam apoio emocional aos alunos e criam oportunidades para as experiências de voz, autonomia e domínio dos próprios estudantes promovem o envolvimento do mesmo no processo educacional.
Construindo parcerias familiares e comunitárias
Lembra como é importante ter a participação dos pais na escola? As parcerias familiares e comunitárias podem fortalecer o impacto das abordagens escolares para ampliar o aprendizado para o lar e a vizinhança.
Os membros e organizações da comunidade podem apoiar os esforços em sala de aula e na escola, especialmente fornecendo aos alunos oportunidades adicionais para refinar e aplicar várias habilidades das competências socioemocionais
As atividades extraescolares também oferecem oportunidades para os alunos se conectarem com adultos e colegas de apoio.
É um ótimo meio para ajudar as crianças e os jovens a desenvolverem e aplicarem novas habilidades e talentos pessoais.
Pesquisas mostraram que programas pós-escolares focados no desenvolvimento social e emocional podem melhorar significativamente a autopercepção do estudante, a conexão escolar, comportamentos sociais positivos, notas escolares e pontuações nos testes de desempenho, enquanto reduzem comportamentos problemáticos.
Ou seja, a aplicação das competências propostas pela BNCC propõe ajudar também com problemas como bullying e tornar a escola um ambiente mais acolhedor e seguro para alunos introvertidos, por exemplo.
E para que essas habilidades sejam um ponto crucial na formação dos alunos, é preciso que haja planejamento pedagógico e que os professores busquem se atualizar sobre as novas formas de ensino.
Para isso, o próprio gestor escolar pode incentivar a adaptação ao processo, harmonizando a implementação – com os pontos positivos e os desafios – da BNCC.
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Jeabeks
18/janeiro/2019 @ 09:07
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ROSANGELA FERREIRA MARINHO DOS SANTOS
01/agosto/2018 @ 23:59
Amei todos os textos. Fazer parte desse grupo só me faz crescer.