5 jeitos dinâmicos de valorizar a língua portuguesa na escola
De que maneira valorizar a língua portuguesa desde cedo? As escolas podem fazer isso por meio de caminhos lúdicos. Confira neste artigo!
Quando pensamos na língua portuguesa, pensamos logo em regras, gramática e todos os ensinamentos que devemos ministrar e vivenciar para que os alunos consigam se expressar da melhor forma possível. Correto? Sim, sem dúvida.
Pensando nisso e na experiência de ter participado de uma experiência fora do país, escrevi este artigo com 5 ideias para valorizar a língua portuguesa em sua escola.
1) Apresente o português de forma lúdica
Como escritora de livros infantis e propagadora de uma cultura onde se leia mais para crianças, acredito que o primeiro contato com a língua deva ser natural e desde cedo.
A contação de histórias gera vínculos afetivos entre o leitor e o ouvinte sejam eles: pais, professores, contadores de histórias…
Então, criar uma atmosfera de afeto no primeiro contato “culto” com a língua é de extrema importância para qualquer indivíduo entenda melhor o seu idioma.
Estar fantasiado não é um aspecto primordial para se ter sucesso ao contar uma história, mas com certeza a pronúncia, a entonação e a dramatização na fala fazem toda a diferença para encantar os pequenos e fazê-los voar nas asas da imaginação através das palavras.
Recentemente, participei no projeto “Lá vem história” em Praga, República Tcheca.
Nele, as crianças, que são filhas de pai ou mãe que falam português, têm contato com a sua língua de herança através da contação de histórias e brincadeiras. Uma forma afetiva e rica de incentivar as crianças a falarem o idioma.
Lá em Praga, conversei com uma mãe que prestigiou o evento e, enquanto escrevia o seu autógrafo, e ela me relatou:
“Acho muito válidos esses encontros. Eu falo com o Fernando todos os dias em português e ele me responde em alemão, mas depois de ouvir as histórias, quando voltamos para casa, ele sempre canta ou responde em português”.
Ela falou toda orgulhosa, pois dava muito valor ao aprendizado do seu filho, isso era algo que os aproximava, a herança cultural que ela queria deixar para ele.
2) Promova clubes de leitura
Quando pensamos em encontros literários, logo lembramos de algo acadêmico e chato.
Mas podemos, sim, fazer um encontro em que os alunos de várias idades possam interagir e apresentar as obras lidas de diferentes formas, conversando sobre a história.
Uma ótima pedida para se ocupar e dar vida às bibliotecas da escola em determinados horários.
Essa ideia é uma forma de se apresentar o português de uma forma dinâmica e profunda, trazendo como foco a interação entre faixas etárias tendo a literatura como forma de aproximar os alunos.
Para dar mais força ao clube, podem ser chamados autores e pesquisadores para conversar com os alunos sobre o livro em questão.
3) Faça feiras literárias
As feiras literárias em parceria com editoras são uma ótima opção para dar oportunidade a pais e professores que queiram comprar bons livros.
Geralmente, lá o livro sai bem mais em conta do que os comprados em livrarias e com o ganho em recomendação de seus editores quanto a faixa etária e o conteúdo.
Existem editoras que se especializaram neste quesito, levando além dos livros meticulosamente escolhidos por seus editores, escritores para realizarem palestras, apresentações, contações de histórias e oficinas literárias.
É o caso da editora Giostri de São Paulo, editora que eu sempre recomendo para este tipo de ação por oferecer livros de escritores de todo o Brasil.
Como coordenadora de projetos, ouço sempre a mesma reclamação de professoras, principalmente do 1º ao 5º ano sobre os livros que os pais trazem como paradidáticos.
São livros baratos de papelarias, muitas vezes inadequados para a idade e de baixa qualidade literária.
As feiras literárias seriam, então, uma solução econômica para esses problemas e trariam um evento importante para valorizar o português na escola e conhecer autores, unindo toda a comunidade escolar.
4) Desenvolva projetos literários
Os projetos literários são sempre uma ótima ideia para valorizar a língua portuguesa na escola.
Através deles, conseguimos fazer com que o aluno desfrute tanto da leitura quanto da escrita aprimorando sua vivência literária e sua expressão no nosso idioma.
Os projetos literários podem ser trabalhados desde o começo da escolarização até os anos finais, de acordo com o objetivo de aprendizado de cada série.
A complexidade das atividades deve ser desafiadora e interativa, proporcionando a vivência do idioma e possibilitando a reflexão do aluno frente aos temas propostos.
A forma com que planejamos, desenvolvemos, aprofundamos o conteúdo e apresentamos os nossos projetos literários é que irá determinar sucesso e a valorização do português.
Nos artigos Os 5 erros que você comete ao fazer um projeto interdisciplinar e Como incentivar a leitura através de projetos explico mais sobre isso.
Gosto muito do projeto literário da Estante Mágica, que transforma crianças em escritoras, pela qualidade na apresentação do projeto final e na valorização do aluno com a sessão de autógrafos.
O aluno como protagonista de seu aprendizado é, sem dúvida, um dos eixos norteadores que garantem o sucesso dos projetos.
5) Mostre a língua portuguesa no contexto cultural
Como escritora e consultora em projetos, recentemente tive a oportunidade de participar de dois eventos fora do país: o lançamento de uma Antologia em Português e em Francês na feira de Artes Internacional no Carroussel du Louvre, França.
Além disso, também tive contato com o projeto infantil chamado “Lá vem a história” na República Tcheca (já comentado anteriormente), juntamente com O Instituto Camões de Cooperação econômica e da Língua, em Praga.
Essa experiência me proporcionou outro olhar sobre o nossa língua materna.
Aprendi mais sobre o quanto o idioma nos une e nos define, principalmente depois de uma reunião no Instituto Camões sobre a difusão e valorização do Português nos países em que eles atuam e a comunidade de falantes de língua portuguesa espalhados pelo mundo todo.
Assim, como uma última dica, recomendo: trabalhe a língua portuguesa com estudos que vão além da matéria didática.
Tenha uma abordagem multidisciplinar envolvendo pesquisas sobre, por exemplo, heranças portuguesas, música, poemas, cultura, festas etc.
Jogos como: soletrando, stop, caça-palavras, cruzadinhas, etc são sugestões que também não poderiam ficar de fora.
Essa ideia poderia não só trazer mais cultura aos estudantes, mas também o sentimento de pertencimento a uma comunidade de língua portuguesa mundial, uma maior noção de cultura e a valorização da nossa língua materna culta e regionalizada.
Sem dúvida, um ganho inestimável para a nova geração de alunos a qual trabalhamos.
Essas foram as 5 ideias para valorizar o português em sua escola, espero que vocês tenham gostado!
Mais informações sobre atividades lúdicas de incentivo à leitura, leia também o meu blog.
Verônica Vincenza é escritora, mãe, e consultora de projetos educacionais. Membro de diversas Academias de Letras, nacionais e internacionais. Oferece dicas sobre desenvolvimento infantil no blog Amiguinhos da Veronica e na página Histórias das Verônica.