Como motivar alunos desinteressados na sala de aula?
Um dos maiores desafios de todo educador é despertar a atenção dos estudantes. E isso leva ao grande questionamento: como motivar alunos desinteressados na escola?
Com um pouco de paciência, uma mistura de pensamentos convencionais e não convencionais e muita perseverança, os professores podem encontrar e implementar maneiras de incentivar e inspirar os alunos a se tornarem mais interessados pelo estudo.
Veja algumas dicas!
Acolha
Um dos primeiro passos de como motivar alunos desinteressados na escola é fazer com que os alunos se sintam bem-vindos.
Crie uma atmosfera de sala de aula que enfatize o esforço em vez da realização.
Deixe o aluno saber que a sala de aula é um lugar seguro e que o erro é um caminho para o aprendizado.
Compartilhe lutas que você encontrou como estudante e os erros cometidos. Pergunte ao aluno quais são seus objetivos e o que planeja fazer no futuro.
É essencial estabelecer um bom relacionamento com o aprendiz, mantendo-o à vontade e acessível.
Investigue a motivação por trás da desmotivação
Descubra se há problemas em casa, na escola ou em ambos que possam estar causando distrações na criança.
Veja se a criança tem dificuldades de aprendizagem que a impedem de compreender as informações ou manter o foco.
Ajude a aumentar a autoestima do aluno, recompensando o comportamento positivo em vez de apenas criticá-lo.
Continue recompensando as atitudes positivas e o engajamento do estudante para que a criança continue a repetir esse comportamento e tenha mais autoconfiança.
Mantenha altos níveis de energia e seja entusiasta ao apresentar informações
Use emoções positivas e desafie o aluno. Dê ao estudante opções para desenvolver sua confiança.
Ensine habilidades de resolução de problemas e permita que o aluno conduza autoavaliação e automonitoramento.
Saiba o que desperta o interesse do estudante
Isso é um dos passos essenciais de como motivar alunos desinteressados na sua escola.
Aproximá-lo de assuntos, disciplinas e atividades que tenham relação com o que eles gostam e veem como algo divertido, torna o caminho mais fácil para engajá-los com os estudos.
Mova-os para o centro da classe
O coração da classe é geralmente no centro. Os alunos mais engajados e amigáveis tendem a se dirigir ao centro da sala.
Talvez os alunos desmotivados estejam sentados lá atrás porque não têm amigos na aula, ou porque são muito tímidos e não querem ser chamados. É comum que eles desviem os olhos quando o professor faz uma pergunta.
Peça-lhes para ajudá-lo com algo
Na maioria das vezes, um aluno relutante fará o mínimo possível. Eles vão para a aula, escutam, fazem o trabalho em silêncio (ou talvez não tão silenciosamente!) e então saem sem uma palavra.
Então, por que não tentar incorporá-los à lição do dia? É uma etapa importante de como motivar alunos desinteressados, pois desta forma ele participará mais ativamente do estudo.
Forneça muitas oportunidades para o aluno se sentir confortável com a forma como ele aprende e da maneira como ele pode demonstrar o que sabe.
Isso os encorajará a se apropriarem mais de seu aprendizado. As atividades de solução de problemas dão aos alunos a chance de experimentar estratégias diferentes.
Os professores podem fornecer atividades que permitem que os alunos tenham mais controle sobre o aprendizado para um maior senso de propriedade e interesse.
Mostre aos alunos como eles podem usar os conhecimentos no futuro
Alguns alunos não estão interessados porque não percebem o que estão aprendendo.
Um tema comum entre os alunos é: “Por que preciso saber disso?”. Em vez de esperar que eles façam essa pergunta, por que não incluir o lado prático nos seus planos de aula?
Adicione uma linha no seu modelo de plano de aula especificamente relacionada à maneira como os alunos podem aplicar essas informações no futuro. Então, deixe isso claro para os alunos ao ensinar a lição.
Em suma, há um milhão de estratégias que um professor poderia usar para tentar envolver um aluno relutante em sua sala de aula.
O importante é encontrar a maneira mais eficaz para cada aluno e persistir até ter o mínimo de resultado positivo, porque isso fará alguma diferença também para eles.
A ideia é que o estudante enxergue que o ensino pode ser divertido, colaborativo e repleto de erros e tentativas e não só como uma obrigação.
As metodologias ativas também podem ser ótimas ferramentas para aplicar em salas de aula.
Diferente de aulas em que apenas o professor fala, o aluno escuta e seu desempenho se resume em uma prova teórica no final, aulas com dinâmicas práticas e atividades artísticas e tecnológicas podem ser um ótimo impulso para incentivá-los.
O estudante se sentir mais participativo no desenvolvimento da sua aprendizagem é totalmente necessário para tornar o planejamento mais fácil de como motivar alunos desinteressados com o ensino.
Aplicar novos métodos pedagógicos é um dos outros caminhos a se testar também na sala de aula. A gamificação aplicada nas escolas pode resgatar ou criar o entusiasmo do aluno com a aprendizagem, assim como o Movimento Maker.
Programas escolares que integram serviços comunitários a acadêmicos também podem despertar o interesse dos alunos e motivá-los a trabalhar mais.
Alinhados com o currículo e os padrões acadêmicos da escola, projetos paralelos podem incentivar os alunos a refletir sobre o que estão aprendendo e conectar o currículo aos problemas fora do universo escolar.
Por isso, planejar atividades sobre educação ambiental, debates literários sobre o Dia do Índio e Dia Mundial do Refugiado são alguns dos exemplos que podem inspirar novos olhares sobre o planejamento pedagógico da escola.
Priorizando a participação ativa dos alunos e englobando inovações para o novo cenário escolar.
Vamos motivar cada vez mais os alunos em sala de aula?
Tatiane
21/fevereiro/2019 @ 15:38
Muito bom o texto,sou estudante de pedagogia e me valeu muita a leitura,como forma de preparo.
Francilene
10/julho/2018 @ 11:34
Adorei o modo que o texto mostra para cada de um nós como docente a trabalhar em sala de aula. Amei