Como integrar novos alunos à escola!
Os primeiros dias de aulas são muito importantes para todos na escola – principalmente para aqueles que estão indo para uma nova escola. Por este motivo, é importante que coordenadores, assim como toda a equipe pedagógica, estejam preparados para integrar novos alunos à realidade escolar. Saber como recepcioná-los é fundamental para garantir que suas adaptações serão agradáveis e que todos terão um excelente ano letivo na nova instituição. Vamos, então, discutir sobre como isso pode ser feito da melhor forma? 😉
Para esse processo ser realizado de forma eficiente, planeje com cuidado a recepção dos alunos. Um dos pontapés iniciais é conversar com os pais, ou os próprios alunos. Descubra o perfil do estudante, se ele é mais introvertido ou extrovertido, de quais disciplinas gosta mais e o que ele espera de toda a novidade.
Logo após, pensando no primeiro dia de aula, aposte em atividades interativas, que incluam tantos os novatos, quanto os professores e até mesmo os pais. Integrar novos alunos requer um trabalho conjunto de todos na escola. O primordial é refletir em prol de um ano letivo produtivo e repleto de benefícios para os estudantes. E, vamos relembrar: a primeira impressão é a que fica!
Desta forma, acolha todos os alunos, tanto os novos como os veteranos, de forma calorosa. Receba a todos em ambientes comuns da escola e convide os pais e demais membros da família a ir até as salas de aula. Converse e pergunte o que eles esperam do primeiro dia de aula, aponte algumas atividades programadas para o dia.
Adotar um sistema de tutoria também é um bom caminho a se apostar. Com um aluno antigo para apresentar a escola ao novo estudante, duas etapas de recepção são feitas mutualmente. Além de conhecer melhor a instituição, o novato também terá a oportunidade de se comunicar e se integrar à (parte da) turma.
Quanto à sala de aula, organize dinâmicas em que todos os alunos se apresentem e falem um pouco sobre si. Instigue-os a falar sobre seus gostos, o que esperam do atual ano letivo e o que fazem nos horários de lazer. A ideia é fazer com que o novato não se sinta destacado, mas sim incluído nas atividades.
Outra dica essencial é ter atenção ao momentos de intervalo. Principalmente entre os mais novinhos, é importante pensar em maneiras de tirar a criança do isolamento. Que tal considerar dinâmicas e brincadeiras entre os alunos durante o recreio? Essa pode ser uma forma de prestar mais atenção aos recém-chegados e não deixá-los tão retraídos com toda a novidade. 🙂
O mesmo vale para a interação em sala de aula durante as primeiras semanas. Inclua mensagens de boas-vindas, um apresentação de práticas cotidianas do colégio e planos para o ano letivo, como passeios e eventos. Não esqueça do fundamental: programe dinâmicas e atividades práticas que estimulem a comunicação entre os alunos.
Pensando nos mais novinhos, integrar as crianças do maternal a uma nova rotina é um dos grandes desafios. Porém, é com calma que se conquista o prêmio, certo? Então considere um bom planejamento para as primeiras semanas de aula com esses pequenos novos alunos. Por onde começar? Segundo educadores, as crianças do maternal necessitam de uma atenção diferenciada, pois demoram cerca de quinze dias para se adaptar e criar vínculos com os professores e a escola. Sendo assim, prepare um cronograma especial, levando em conta os benefícios que tal início das aulas pode ter no desempenho do aluno no decorrer do ano.
Tenha consciência de que as crianças vão chorar e sentir falta dos pais nos primeiros minutos. Dessa forma, estimule gincanas e brincadeiras entre os pequenos, distraindo-os e mostrando que são capazes de se divertirem no novo território. O essencial é sempre adotar alternativas para que o ambiente escolar se torne acolhedor. Bom reforçar que nervosismo do aluno deve ser diminuído com o passar dos dias e a experiência deve se tornar a mais positiva possível.
A sutileza para quebrar o gelo é um dos segredos para enturmar o estudante. O ideal é fazer com que toda a atenção aos novos alunos seja posta em prática de forma tranquila para todos os envolvidos. Muitas vezes o cuidado extremo atrapalha. O aluno se sente deslocado por receber um tratamento diferenciado e pode se retrair ainda mais. Assim, procure sempre meios que equilibrem todo esse processo de adaptação. Tudo vai acontecer de forma gradual, o que vale aqui é como a escola pode ajudar positivamente.
Logo, o clima de receptividade deve ser caloroso, mas também natural. Diante disso, tenha em mente que enturmar é vivenciar novas experiências. Isso também requer que os professores e outros funcionários da equipe pedagógica procurem estimular uma atmosfera de cooperação dentro da classe. Proponha atividades coletivas nos primeiros dias de aula, para que os alunos interajam entre si. Isso é bastante importante para o ensino fundamental, por exemplo, em que os estudantes muitas vezes já possuem grupos de amizade formados.
Crie oportunidades para que a turma converse, descubra novas opiniões e se expresse quanto a determinados assuntos. Debates e tarefas artísticas são uma boa pedida para incentivar tal comunicação. Além disso, deixe bem claro para todos os alunos novos que a equipe pedagógica do colégio está sempre à disposição. É muito importante que a criança e/ou jovem enxergue no professor e coordenadores uma figura amigável. A equipe responsável pela escola deve ser vista como uma das primeiras pessoas que o estudante recorra em momentos de dificuldade.
No mais, o próprio recém-chegado vai trilhar o seu caminho dentro da adaptação da nova jornada escolar. Para alguns pode levar mais tempo, para outros pode ser mais fácil. O importante é que os educadores saibam que o planejamento pedagógico é a chave do sucesso para um excelente ano letivo – e que os benefícios dele vêm a longo prazo para todos os envolvidos na comunidade escolar.
Então, como vocês se prepararam para integrar novos alunos a suas escolas? ?