Escola aumenta engajamento dos pais com o projeto da Estante Mágica
Uma escola engajou os familiares com sucesso através da Estante Mágica, tendo como resultado até mesmo a retenção de alunos. Entenda!
Com o projeto de incentivo à leitura da Estante Mágica, que transforma cada aluno em autor do próprio livro, várias habilidades são desenvolvidas nos alunos.
Entre elas, estão o protagonismo, as competências socioemocionais, gosto pela leitura, desenvolvimento da escrita e muito mais!
Para tudo isso acontecer, é importantíssimo, além do engajamento dos alunos, o engajamento dos pais. E uma escola que aplicou o projeto se destacou nesse quesito.
Com 100% das biografias dos escritores mirins feitas, o Centro Educacional Nascer de Novo conseguiu uma super participação dos pais no projeto e consolidou a relação de parceria entre os responsáveis e a escola – o que se refletiu até mesmo na renovação de matrículas.
Para entender o que garantiu esse super resultado, conversei com o Paulo Pinheiro, coordenador responsável pela adesão do projeto na escola. Confira:
Conhecendo a realidade dos alunos
A escola está localizada no município de Nova Iguaçu, subúrbio do Rio de Janeiro, onde muitos responsáveis de alunos não têm a educação completa ou muito menos a básica.
Além disso, a dificuldade com o uso de tecnologias por parte deles também prejudicava uma comunicação mais direta e constante com a instituição de ensino.
Isso tudo levou o coordenador Paulo a pensar em alguma maneira para deixar os pais bem atentos ao projeto que iria transformar seus filhos em escritores de verdade.
Para anunciar o projeto, ele convocou uma reunião e explicou o impacto da produção literária na vida dos pequenos e toda a importância da participação dos responsáveis nos próximos passos.
Na reunião, fez questão de contar cada detalhe de todo o processo e assim, deixou todos muito animados e ansiosos com a ideia das crianças publicarem o próprio livro!
Assim, durante a produção da parte escrita, os alunos levaram para casa o que fizeram, mantendo os pais sempre por dentro de todo o processo criativo.
Pais desabituados com a tecnologia: um desafio superado
Ainda que os responsáveis conseguissem acompanhar toda a produção da história, a falta de costume com a tecnologia dificultou a participação deles em uma etapa essencial: a escrita da biografia.
Essa parte, que é o momento onde os pais podem homenagear seus filhos com uma bela descrição sobre os pequenos, é feita numa plataforma online da Estante Mágica, exclusiva para responsáveis.
Percebendo o obstáculo, o coordenador se empenhou em buscar o melhor meio para que todos os pais conseguissem escrever a biografia de seus pequenos.
Pensando nisso, que ele criou um formulário impresso para que cada aluno levasse para casa e pedisse para seus pais respondessem.
Nesse formulário, ele contou sobre o papel muito importante da participação deles nessa parte da produção e mostrou um exemplo de como seria uma biografia.
Embaixo, deixou um espaço para que deixassem o coração se abrir para falar do grande autor que estava surgindo. Dessa forma, todos conseguiram enviar as homenagens. Simples e eficaz!
Aumento do engajamento dos pais como resultado da estratégia
Com essa ação, Paulo nos contou que alguns pais, querendo escrever a melhor biografia, procuraram a escola para ajudá-los nessa parte.
Com isso, ele foi percebendo um engajamento maior por parte dos pais que estavam empolgados em deixar tudo do jeito mais caprichado possível!
Assim que o livro ficou disponível online, o coordenador chamou novamente os pais para uma reunião, mas dessa vez para verem finalmente a obra completa e sentirem a emoção de ver na frente deles o livro feito pelo próprio filho.
O contato com a escola durante o projeto também ajudou a aproximar a relação da instituição com os pais, o que os deixou mais à vontade para manter esse contato.
Ter a percepção para entender a realidade dos seus alunos foi, para Paulo, o diferencial que fez com que ele conseguisse o sucesso do projeto, com 100% das biografias feitas.
O engajamento dos pais, que muitos educadores consideram um desafio diário nas escolas, aumentou a partir da parceria!
Prestígio para a escola: retenção de alunos devido ao projeto
Enquanto o retorno para os professores veio logo no dia de autógrafos percebendo a realização dos seus alunos lançando um livro, o prestígio da escola veio no início do ano.
Pais encantados com o projeto quiseram que os filhos continuassem na escola, pois já estavam ansiosos com a produção do 2º livro 😍
O resultado da implantação do projeto foi amplamente bem-sucedido. Além dos pais, a escola engajou toda a comunidade escolar por meio da parceria. Excelente, não é?
E a sua escola, que tal seguir esse grande exemplo? Inscreva-se para participar da Estante Mágica, maior projeto de incentivo à leitura do Brasil! Ainda há vagas para este ano 😉
Julia mariane
03/dezembro/2019 @ 19:26
Que maravilha , assim os alunos se esforçao muito por que percebem que a leitura faz o interesse em saber oque são os desenhos . Vcs deveriam fazer mais dessas atividades mas para pessoas mais velhas seria um grande prazer poder fazer essas atividades nos anos :(6° 7° 8°)deixaria uma grande lembrança em nossos corações de uma aluna que tem um irmão que participou queria mais desses em escolas ex:major antonio salvo obrigada
Fernanda Barbosa
06/outubro/2019 @ 14:12
Como faço pra comprar o livro da minha filha e colocar a biografia?
Fernando
02/outubro/2019 @ 11:06
Só é uma pena ser um incentivo que nem todos alunos terá condições de ter,
O aluno produz o livro e so leva pra casa se pagar.