Como criar alunos autoconfiantes
Professor, como você se prepara para desenvolver emocionalmente seus alunos? Um dos fatores muito importante para o amadurecimento da criança (e de todos nós) é a autoconfiança. E para os alunos se tornaram mais autoconfiantes, a escola precisa tomar medidas educacionais que estimulem tal característica. Por quê? Porque os benefícios da autoconfiança extrapolam o ambiente escolar e se estendem a outros campos, como o pessoal.
Os alunos autoconfiantes se sentem mais preparados para desafios da vida cotidiana, vêem o ensino como algo mais prazeroso e acreditam mais no seu potencial. Basta observar que aprendizes confiantes tendem a falar mais e sabem o que fazer para serem vistos. Da mesma forma, os alunos autoconfiantes sentem-se mais livres no seu processo de aprendizagem, pois não se intimidam diante de uma nota baixa ou qualquer outra adversidade que surja.
O contrário acontece com os alunos inseguros. Para eles, aprender novos conteúdos pode ser um grande obstáculo. Esses estudantes estão sempre questionando suas habilidades e tendem a se afastar, por exemplo, de responder perguntas em sala de aula. Mas a confiança pode ser ensinada através de algumas estratégias criativas. E os professores, que têm uma influência poderosa sobre os alunos, podem ajudá-los a se sentirem seguros e orgulhosos de si mesmos. Assim como a se sentirem confiantes o suficiente para aprenderem novos assuntos.
Então, vamos lá! Confira algumas dicas estratégicas de ensino para deixar seus alunos mais seguros e trazer resultados positivos na aprendizagem:
– Distribua elogios e reconheça as realizações dos alunos, tanto em privado quanto na frente dos colegas de turma. Mesmo quando for comentar uma pequena crítica, comece com uma afirmação positiva, e então refira-se ao que eles precisam trabalhar.
– Tente não corrigir todas as coisas que o aluno diz errado. Deixe que ele desenvolva sua fala e argumentos sozinho. Não o interrompa enquanto falam para corrigi-los – isso prejudicará sua confiança. Se tiver que comentar algum erro, faça-o somente com o aluno, em uma conversa particular.
– Peça para o estudante estabelecer metas possíveis no início do ano. Seja aprender o alfabeto, a tabuada ou melhorar em uma língua estrangeira. Reforce para o aluno que elas devem ser trabalhadas durante todo o ano. Este é um caminho infalível para os alunos verem o quanto eles cresceram.
– Dê aos alunos a oportunidade de escolher certos conteúdos propostos para a sala de aula. Isso irá ajudá-los a desenvolver sua autoestima. Experimente construir um quadro ou tabelas com as matérias essenciais a serem trabalhadas e outras que serão a escolha deles. O estudante se sente mais confiante quando tem a oportunidade de escolher quais atividades ele quer aprender.
– Certifique-se de sempre expressar uma atitude positiva para todos os seus alunos. Isso irá mostrar a todos que o professor está disposto a ajudá-los e que eles merecem sua atenção.
– Crie oportunidades para que os alunos desenvolvam seus pontos fortes. Se um aluno sabe muita informação sobre algo, peça que fale sobre isso ou ajude o colega ao lado. Pedir aos alunos por sua ajuda é um grande impulso de confiança.
– Incentive os alunos a se aprimorarem nos estudos. Por exemplo: se um deles tirou nota 8 em seu teste de ciências, incentive-o a tirar 9 desta vez. É importante que os alunos incentivem a si mesmos, assim como os seus colegas de classe. A intenção é passar aos pequenos que eles são capazes.
– Mantenha um registro do desenvolvimento de todos os alunos durante o ano letivo, apontando no que são bons e no que precisam trabalhar. Este monitoramento cuidadoso ajudará o professor a perceber dificuldades à medida que elas surgem.
Além dessas observações da equipe pedagógica sobre seus alunos, é legal pensar também em atividades para a sala de aula que podem estimular a autoconfiança. Que tal aderir alguns exercícios bem práticos e simples?
Para a criançada da Educação Infantil, planeje uma atividade bem dinâmica. Peça aos alunos que desenhem ou colem uma imagem de si mesmos no meio de um pedaço de papel. Oriente-os a escrever ou desenhar todas as coisas que eles gostam sobre eles em torno da sua imagem.
Durante o ano, incentive-os a adicionarem novas palavras ou desenhos sempre que pensarem em algo novo que gostam sobre si mesmos – isso vai fazer com que eles fiquem cada vez mais autoconfiantes.
Outra opção é encorajá-los a ir além do que já aprenderam. Por exemplo: se o seu aluno já sabe contar até dez, peça para aprender a contar até quinze. Se ele já sabe o alfabeto pela metade, incentive a descobrir a outra. E assim por diante. A ideia é que eles fiquem cada vez mais seguros à medida que avançam, assumindo riscos.
Com os estudantes do Ensino Fundamental, promova pequenos desafios. Solicite que escolham uma coisa em que gostariam de melhorar e então estipule um prazo para realizar a tarefa.
Vamos supor: uma semana para aprender aquele vocabulário de uma língua estrangeira, para estudar uma matéria específica ou para elaborar uma redação. Mas lembre aos alunos que isso é um estímulo para que eles se auto desafiem e não para criar uma competição entre seus colegas de turma.
Peça também que eles estimem quanto tempo levarão para completar uma tarefa. Em geral, os alunos que pensam que levarão apenas uma hora para completar sua lição de casa estão menos inclinados a fazer seus deveres de casa. Uma vez que descobrem que é necessário um compromisso de tempo mais curto, eles serão mais aptos (e autoconfiantes) para fazerem o seu trabalho.
Como última dica, ofereça aos estudantes tempo para refletir após cada lição. Pergunte o que eles acham que correu bem e o que eles acham que causou estresse. Peça para que compartilhem suas respostas com a classe. Esta é uma ótima maneira para que eles vejam como seus colegas de turma superam seus problemas, o que os ajudará ainda mais com suas próprias superações.
Então, professores: preparados para desenvolverem alunos mais autoconfiantes no novo ano letivo? =D
Francisca de Fátima da Silva
10/março/2018 @ 01:17
Amei! Com certeza aplicarei na minha sala de aula. Muito bom! Obrigada!
Francisca de Fátima da Silva
10/março/2018 @ 01:12
??????
Raimundo Nazareno A. Santiago
25/março/2018 @ 10:45
Muito boas as dicas! Certamente serão úteis para o meu dia a dia em sala de aula, no objetivo de ajudar os alunos a desenvolverem sua autoconfiança.