Cantinho da leitura? Veja como criar um incrível na sua escola!
Entre diversas coisas que a escola e o professor devem fazer para deixar a sala de aula mais acolhedora, que tal adicionar um atraente e divertido cantinho da leitura?
O espaço será uma ótima e divertida biblioteca para os alunos, que serão cada vez mais incentivados a frequentar o lugar, e consequentemente, a buscar os livros como forma de lazer. Além disso, ter um cantinho da leitura para a Educação Infantil, principalmente, é um grande diferencial nos momentos da alfabetização.
E, para começar a estruturar o cantinho da leitura, é necessário alguns passos simples, mas importantes, que ajudam os professores a corresponder o gosto da sua turma, por exemplo. Há muito o que pensar!
O cantinho tem que ser convidativo e esteticamente agradável. Você vai com um tema, uma cor ou apenas o que vai? Então tem que ser funcional, sistemático e bem organizado. Como os alunos vão procurar os livros? Como será a decoração do espaço? Será em um canto ou no lado da sala? Quão grande ele pode ser?
Dê uma olhada e se inspire em algumas etapas para construir uma fabulosa mini biblioteca:
Passo 1: Localização do cantinho da leitura
Decida onde sua biblioteca se encaixará na sala de aula. Em geral, um bom canto no fim da sala é o local ideal para montar toda a proposta. Nele, os alunos terão mais liberdade e sentirão que estão imersos em um outro mundo, diferente do ambiente da classe.
Mas tudo vai depender do espaço que a sala de aula oferece. Por isso, não há uma fórmula certa para esta etapa. O projeto literário pode ser montado no final ou na lateral da sala.
Passo 2: Móveis e decoração
Quais móveis já tem e do que precisa? O espaço fornecerá assentos ou as crianças se sentarão no chão? Que outras coisas o professor pode adicionar?
É bastante interessante escolher um tema, como espaço, fundo do mar ou jardim. Ele pode ser trabalhado em pequenos detalhes, como adesivos dos livros e quadros. Ou apostar em cores fortes também, que chamam bastante a atenção e deixam o local mais alegre.
E se esta ideia já foi aplicada, pode ser bem legal reformar o lugar, colocando um novo tema ou novas atrações para os alunos, como novos livros ou atividades práticas a se fazer. Logo, o cantinho de leitura se torna um lugar que desperta a curiosidade das crianças e elas estarão sempre dispostas a procurar.
Adicione almofadas, tapetes, banquinhos, pequenas mesas, pufes, tapetes, caixas com almofadas, prateleira para destacar os livros, espaço para um CD player, ursos de pelúcia, bonecos e bonecos e um espelho para ler. Todos esses itens deixam o espaço com uma atmosfera mais acolhedora.
Passo 3: Funções do espaço
Para que o cantinho da leitura será usado e como isso afetará onde o professor coloca seus móveis, prateleiras, livros e outras coisas?
O professor usará a biblioteca para grupos de leitura, produção textual, intervenções, trabalho em pequenos grupos, leitura em dupla ou outra coisa?
Defina certos exercícios e dinâmicas que poderão sempre serem realizadas no espaço dedicado à leitura. Isso ajudará as crianças a se familiarizarem rápido com o espaço e a incluí-lo na sua rotina. Com isso, o próprio aluno pode ir até o cantinho por vontade própria.
Passo 4: Procurando livros
Quais livros você já tem? Sua escola pode fornecer livros ou você precisa comprá-los?
Encontrar livros de segunda mão ou em brechós pode ser muito mais barato do que comprá-los novos. Às vezes, as bibliotecas podem ter livros antigos e indesejados, que podem ser reaproveitados. E que tal pedir aos pais que doem livros não utilizados? As feiras de livros escolares e os clubes do livro também têm opções mais baratas para adquirir livros novos e interessantes para o projeto.
Passo 5: Organizando em categorias
Como os livros serão organizados? Monte o local para leitura em sala de aula com um sistema viável e prático, que ajudará os alunos a encontrar, usar e devolver os livros. Uma opção para arrumar é rotular as prateleiras ou caixas de livros alfabeticamente ou numericamente, por tema, ficcional e não-ficcional. Inclusive, organizar as obras numericamente pode render um exercício de fixação para os pequenos. Que tal pedir que eles mesmos coloquem os livros lidos nas prateleiras, de acordo com sua numeração?
O uso de marcadores de livros para categorizar diferentes tipos e níveis de leitura também é uma boa saída para ajudá-los a encontrar e devolver os livros. Vale reforçar que há livros de diferentes assuntos e ensinamentos e que eles são categorizados em livrarias e bibliotecas.
Para facilitar o acesso das crianças, o professor pode colocar adesivos coloridos e redondos nos livros e fazer com que eles correspondam ao rótulo da caixa do livro, que terá o mesmo ponto colorido nele.
Passo 6: Eleve as expectativas
Além de apresentar o local e incentivar os alunos a lerem, discuta, elogie, reveja como é a leitura na sala de aula e peça opiniões dos usuários. Lembra como a leitura ajuda na oratória? Esse espaço na sala de aula também pode ajudar com as tarefas e dinâmicas na produção de textos e debates.
O cantinho da leitura pode ser também um espaço para os estudantes se sentirem ouvidos e expressarem seus pensamentos sobre os ensinamentos das disciplinas e como eles veem a escola. E mais: é um incentivo no processo de alfabetização e de como a criança pode aprimorar seu próprio texto e se tornar um contador de histórias.
Realize atividades como revisar a importância de cuidar bem dos livros e faça uma reunião com perguntas e respostas. Discuta o modelo, elogie e revise como encontrar e depois colocar os livros de volta no lugar correto. Os alunos devem se sentir parte do processo e isso é bem legal para que eles se engajem com o projeto também.
Por isso, observe os assuntos que a turma mais gosta e pense em um deles como primeiro tema para a estreia ou renovação do cantinho da leitura na sala de aula. Adeque a proposta ao público e pense em formas lúdicas de montar o local de forma bem encantadora. Afinal de contas, a intenção é que a criança sinta prazer na leitura e a transforme em hábito.
Então: empolgados para aplicar um novo espaço literário na sua escola? 🙂
Cirandynha Lago
15/junho/2018 @ 13:30
Parabéns pelo belíssimo projeto, excelente ferramenta na sala de aula!!