Skip to content
Habilidades emocionais
"Habilidades Emocionais"

Já pensou em ajudar alunos a reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos?

Guia BNCC
Guia BNCC

Um guia completo com as orientações ideais para te ajudar na implementação da Base Nacional Comum Curricular!

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
A escola e a família são duas importantíssimas instituições que sustentam a formação de uma sociedade. Há séculos realizam a manutenção social de uma determinada cultura, desenvolvendo e criando novosLeia mais
Século XIX. Cenário na escola: Quadro negro, professores com giz na mão e alunos em carteiras copiando tudo. Método de avaliação: provas – memorização de conteúdos, foco em datas específicas.Leia mais
Aluno se preparando para se alfabetizar emocionalmente.
O termo resiliência, na física, é a capacidade de um determinado material retornar ao seu estado natural após ser submetido a uma alta pressão e/ou temperatura. Na psicologia, o termoLeia mais
Durante uma aula, o professor disse que aluno significava “sem luz”. Esse suposto significado causou um grande incômodo na maioria dos integrantes da turma. Mas, pesquisando brevemente a etimologia daLeia mais
Na biologia, as chamadas “relações interespecíficas” definem as relações entre seres de diferentes espécies. A competição corresponde à relação em que os participantes disputam os mesmos recursos. A cooperação (ouLeia mais
“Escrever é a arte de cortar palavras”. A frase, do célebre Carlos Drummond de Andrade, puxa um debate essencial, ainda mais para a área de educação: Como desenvolver a habilidadeLeia mais
João é um aluno do primeiro ano do ensino médio e tem muita dificuldade em física. Se esforça para fazer os exercícios, mas os resultados nunca estão certos. Ao verbalizarLeia mais
Judy, de 4 anos, parecia deslocada durante as aulas. Enquanto os amiguinhos brincavam, ela ficava retraída. Olhando de longe, era deduzível que as aptidões sociais dela eram baixas. Mas essaLeia mais
O avanço da tecnologia mudou tudo ao nosso redor, desde uma simples compra até o relacionamento humano. Nas escolas, alguns professores simpatizam com a novidade, outros nem tanto. Mas umLeia mais
Albert Einstein era disléxico e, durante a escola, era visto como um aluno mediano – e até mesmo medíocre, por alguns professores. Charles Darwin não atendia as altas expectativas doLeia mais