Quer criar aulas dinâmicas? Então confira essas ideias imperdíveis!
Todo professor busca inovar na sala de aula. E apostar em atividades diferentes, criativas e que engajam os alunos nunca é demais, certo? Então, trazemos mais opções pra você continuar fazendo aulas dinâmicas! Confira 😉
Jogos de aprendizagem!
Para iniciar as atividades, coloque os alunos em um círculo e introduza uma bola ou algo que eles possam passar facilmente entre eles. São dinâmicas coletivas e que incentivam práticas de vocabulário, cognitivas e habilidades emocionais.
1. “Eu conheço uma palavra”
Como primeira atividade, o educador pode começar este jogo de habilidades dizendo: “Eu conheço uma palavra que começa com o mesmo som que você ouve no começo da palavra borboleta”.
Os alunos levantam as mãos e então o professor escolhe uma criança para dizer uma palavra que começa com “B”. Depois que eles disserem a palavra, jogue a bola para de volta e repita o processo.
Eles escolhem outra pessoa para dizer outra palavra que comece com essa letra, passando a bola para o aluno que acertar. Enquanto o jogo continua, mude a letra de vez em quando.
Jogue até que todos tenham um turno. Este mesmo jogo pode ser usado para sons iniciais, sons finais, sílabas e etc.
2. Tempo de rima
Diga: “Preciso de uma palavra que rime com o gato”. Passe a bola para um dos alunos quando ele lhe der uma palavra de rima correta. Continue mudando a palavra inicial e continue o jogo até que todas as crianças tenham participado.
3. Revisão ortográfica
Para crianças mais velhas ou com a alfabetização mais avançada, o professor pode passar a bola e pedir para que cada aluno diga uma letra de cada vez. Por exemplo: “Vamos soletrar a palavra Árvore”, O primeiro aluno diz “A”, a segunda pessoa diz “R”, a terceira pessoa diz “V ” e assim por diante.
Se alguém disser a letra errada, a próxima pessoa diz a letra correta e corrige o erro. No final, escreva a palavra completa para que as crianças possam visualizar e memorizá-la.
4. Jogue os dados para que os alunos respondam às perguntas da história
“Qual é o enredo da história?, Qual é o cenário?” Esta é uma das perguntas que podem ser feitas aos alunos após uma leitura. O educador pode introduzir mais perguntas reflexivas, como: “Por que esse personagem fez o que fez?” e “Qual foi o propósito do autor?”
A intenção é que a compreensão da criança sobre a narrativa seja incentivada, através de uma interpretação de texto com aulas dinâmicas na sala de aula.
5. Pratique a contagem
Um incentivo para estimular o raciocínio lógico dos alunos pode ser praticar a contagem dos números por dois, cinco e dez.
Passe a bola no sentido horário ou anti-horário e quando o aluno recebe-la, peça que diga o número que vem a seguir. Por exemplo: “Nós vamos contar por cinco. Cinco!” A pessoa ao seu lado diz “dez”, a próxima diz “quinze” e assim por diante.
6. “Eu preciso de um sinônimo”
Este é um ótimo exercício de construção de vocabulário. Inclusive, pode ser feito com a atividade 4 ou outras relacionadas à literatura. Comece dizendo: “Eu preciso de um sinônimo para louco”.
Escolha um estudante para lhe dar outra palavra que signifique a mesma coisa, como zangado, furioso e enfurecido.
Para crianças mais velhas, você pode colocar uma lista de sinônimos no quadro e dividir a classe em duas equipes. A ideia é fazer tipo uma gincana, onde cada equipe possa decidir junta a proposta e competir.
Quem responder primeiro os sinônimos corretos ganha um ponto para sua equipe. No final, todos os seus alunos ganham um vocabulário melhor.
7. Reforce outras habilidades
Que outros assuntos você está ensinando? O educador pode adaptar esses jogos para se encaixar em praticamente qualquer coisa.
“Eu preciso do nome de um explorador, eu preciso que você nomeie uma das fases da matéria, eu preciso conhecer uma das etapas do ciclo da água”. Seja criativo!
Estimule o lado artístico e criativo das crianças
1. Use vozes ou sotaques diferentes ao ler histórias para a turma. Lembra as atividades literárias para envolver os alunos com a leitura?
2. Vista fantasias de personagens de contos de fadas para deixar uma impressão duradoura, ou deixe os alunos se vestirem como personagens para recontarem histórias.
3. Transforme a sala com temas do que está sendo ensinado. Quando a turma estiver aprendendo sobre contos de fadas, transforme sua sala de aula em um castelo. Quando se está aprendendo sobre animais, transforme a sala de aula em uma selva.
4. Crie músicas de classe sobre tópicos que eles precisam saber com aulas dinâmicas. O professor também pode emprestar músicas e jogos de colegas de trabalho. As músicas são cativantes e as crianças aprendem rapidamente com elas.
Use o interesse dos seus alunos para criar aulas dinâmicas
Lembra daquela dica para conhecer os seus alunos no começo do ano? Pois é, ela é fundamental! Conheça-os e o que eles gostam. Então, faça questão de usar seus nomes, comidas favoritas, jogos, livros, etc. em problemas de palavras, exercícios de escrita, leitura compartilhada e muitas outras atividades.
As pessoas aprendem melhor com aulas dinâmicas e compreendem e se engajam mais quando trabalham com coisas de que gostam. Como adultos, sabemos que não queremos fazer algo se não for divertido. O mesmo vale para as crianças.
Criatividade faz uma enorme diferença. Ela é vital para uma sala de aula ter sucesso. E há um equívoco comum de que a palavra “criativo” tem a ver principalmente com as artes.
Ser artístico é apenas uma pequena parte da criatividade. Enquanto qualquer ambiente de sala de aula se beneficiaria de um professor abençoado com o talento artístico, a criatividade é muitas outras coisas.
Criatividade tem a ver com inovação! E você tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então clique aqui para assistir à palestra Como inovar na sala de aula com projetos, realizada pelos fundadores da Estante Mágica! 🙂
Abraços literários!