5 atividades para aproximar os pais da escola!
Não é surpresa: quando os pais estão envolvidos na educação dos filhos, as crianças obtêm resultados melhores em sala de aula. Por isso, atividades para aproximar os pais da escola são sempre necessárias. E hoje separamos cinco de inspiração para você colocar em prática já =)
1. Clube de lição de casa após a escola
Com tantos pais trabalhando e a rotina acelerada, muitas crianças recebem pouco apoio para as lições de casa. E uma das razões para isso é que, ao chegarem cansados em casa, os responsáveis acabam não conseguindo se dedicar a esse ponto.
Uma forma de solucionar isso é criar um espaço, após o horário escolar, para que os pais ajudem, por alguns minutinhos, os filhos nas lições. Ou seja: um clube de lição de casa após a escola.
Os professores e coordenadores podem criar esse clube de lição de casa na própria escola, em uma biblioteca pública ou em um centro comunitário.
2. Voluntariado em atividades extracurriculares
Atividades extracurriculares melhoram a experiência educacional das crianças e fornecem uma maneira positiva de desenvolver um senso de pertencimento.
Mas sabemos que clubes de teatro, organizações cívicas e clubes de atividades de leitura e culturais exigem um investimento de tempo que muitos professores não têm. E que tal solucionar esse problema contando com a ajuda dos pais?
Para evitar que o tempo também seja um problema para eles, vale sugerir que eles contribuam voluntariamente em pequenos grupos, com mínimas cargas horárias. Os pais poderiam se revezar em 30 minutinhos cada um em cada atividade. E os professores poderiam guiá-los com uma espécie de roteiro, para eles conduzirem os encontros.
Assim, desempenharão um papel vital para garantir que essas atividades estejam disponíveis – seja na execução do programa, seja como ajudante extra ou atuando como acompanhante. Ou seja: as atividades extracurriculares também são atividades para aproximar os pais da escola 😉
3. Programa de leitura
Leitura em voz alta ajuda os leitores iniciantes a desenvolverem habilidades de fluência e decodificação. É importante que a escola sempre reforce essa importância de ler em voz alta para crianças. Mas, além de reforçar a mensagem, é importante que ela também incentiva essa prática. E de que forma?
Criando um programa de leitura. Programas de leitura de verão, na época das férias, são opções super interessantes aos pais. Aproveitando o período de férias, de forma a estreitar o relacionamento com os filhos, a escola pode sugerir opções culturais, parques e bibliotecas públicas para que a ação seja feita.
Além disso, essas mesmas atividades podem ser incentivadas durante o ano. Que tal uma enquete com os pais para identificar o melhor dia para esse programa acontecer na escola? Dependendo da agenda dos responsáveis, essa pode ser uma ação quinzenal, inclusive. É um lembrete e uma forma de estabelecer vínculo dos pais com a escola 😉
4. Canal de comunicação com a escola
Sabe o que falamos ali em cima sobre enquete para verificar a agenda dos pais? Então. Essa comunicação entre pais e escola é o melhor recurso para descobrir o que os pais podem fazer para ajudar a instituição, principalmente para os mais ocupados.
Além das atividades para aproximar os pais da escola, forneça um sistema de suporte, um espaço para pedir ajuda e opiniões deles. Isso pode ser feito até mesmo por e-mail, em uma pesquisa trismestral ou semestral.
5. Evento anual
Este é o momento ideal para fazer conexões da escola com os pais. Pais e professores podem pensar juntos em datas comemorativas como Dia da Leitura Infantil, feiras de ciência e atividades culturais.
Um grande evento anual é uma forma de estreitar a relação. Afinal de contas, será uma oportunidade de os responsáveis verificarem, de forma leve e divertida, o trabalho pedagógico realizado pela instituição.
As escolas que participam da Estante Mágica, por exemplo, realizam anualmente um evento de autógrafos para celebrar os livros publicados pelos alunos. Essa é uma das formas de aproveitar um evento para marcar emocionalmente os pais, gerando reconhecimento por parte deles.
Além das dicas acima, separamos, para cada fase da educação infantil, pequenas atividades para aproximar os pais da escola:
Pré-escola
– Peça para os pais visitarem a sala de aula. Eles podem ler um livro para o filho e convidá-lo a desenhar e reescrever o final da história, atuando junto com ele.
– Traga materiais para uma atividade artesanal. Ajude os pais a transformarem meias estranhas em fantoches, criarem ventiladores de origami simples dobrando papel… paralelamente, dê a crianças objetos reciclados, como tampas de plástico, papel de embrulho, fitas, botões, etc. para ver o que elas criam.
Essas são atividades para aproximar o pai da escola de forma super lúdica, acompanhando o estágio de desenvolvimento infantil. Isso fará com que os pais entendam ainda mais o processo de aprendizado do filho.
Jardim de Infância
Como aqui as crianças estão em processo de alfabetização, algumas dinâmicas são prioritárias. Por isso, planeje com os pais atividades sobre como ensinar as crianças músicas e palavras em um idioma diferente.
Eles podem realizar juntos um livro, com fotografias, desenhos e colagens, construindo personagens e novas narrativas. Isso fará uma enorme diferença no processo de alfabetização.
As crianças pequenas adoram que a família e os amigos visitem a escola para participar ou liderar uma atividade. Qualquer coisa nova e diferente é excitante e estimula a curiosidade das crianças.
Aproveitar esse “efeito emocional” para alfabetizá-las com a ajuda dos pais é um tesouro para o processo de aprendizado.
Pesquisas já realizadas em todo o mundo concluíram que quando as escolas e os pais/responsáveis trabalham juntos, os estudantes têm melhor desempenho no aprendizado, se matriculam em cursos mais avançados frequentemente se formam e continuam no ensino superior.
Embora saibamos que muitas vezes a rotina dos pais e responsáveis limitam sua presença na instituição, é importante ressaltar que, com diálogo e organização, até as famílias mais ocupadas podem se envolver.
É importante que haja a disposição de algum tempo para acompanhar o que está acontecendo na vida e nas atividades escolares dos filhos e a escola pode ajudar a mostrar essa possibilidade.
Assim, o primeiro passo deve ser da instituição, que, com um bom diálogo, pode apresentar algumas soluções.
Como pontapé para essa comunicação, além das atividades indicadas para aproximar os pais da escola, peça que eles determinem a quantidade de tempo que podem realisticamente dedicar à escola de seu filho e encontrem uma atividade que se encaixe na sua agenda.
Construindo uma ponte
Tanto os educadores quanto os pais e responsáveis precisam estar dispostos a reconhecer a pouca conexão dos pais na educação escolar dos seus filhos. E isso, é claro, sem julgamento.
Afinal de contas, como falamos anteriormente, a questão do tempo é um fator que explica esse baixo engajamento.
Reconhecendo esse problema, será possível pensar em uma forma de aumentar a conexão entre ambos por meio de atividades para aproximar os pais da escola.
Como passos iniciais, fazemos as seguintes sugestões:
• Certifique-se de que o primeiro contato com os pais seja positivo;
• Comunique-se com os pais de forma direta e simples;
• Assegure-se de que todos os pais tenham acesso regular a informações claras, concisas e facilmente legíveis sobre a escola e a sala de aula de seus filhos;
• Peça aos pais que compartilhem suas preocupações e opiniões sobre a escola e depois abordem essas preocupações;
• Leve sempre em consideração os horários de trabalho dos pais;
• Respeite e inclua as diferenças linguísticas e culturais;
• Incentive a participação ativa dos pais na aprendizagem dos alunos;
• Estabeleça uma comunicação regular e significativa entre a casa e a escola;
• Convide os pais a agirem como parceiros integrais na tomada de decisões escolares que afetam crianças e famílias.
Todas as atividades para aproximar os pais da escola que foram sugeridas são formas de estabelecer um vínculo com os pais, fazendo com que eles se sintam bem-vindos à escola e ajudando-os a encontrar maneiras de contribuir para a educação de seus filhos dentro e fora da instituição.
Assim como é importante saber como os alunos enxergam a escola, é igualmente necessário saber o que os pais e esperam da mesma. Ou seja, nada é mais poderoso do que uma excelente comunicação.
Quer mais ideias para aproximar os pais na sua escola?
Então, baixe o guia que fizemos sobre esse assunto clicando abaixo 🙂
Abraços mágicos!
JOSÉ MARIO BARBOSA DA SILVA JUNIOR
26/julho/2019 @ 17:04
Boa tarde,
Meu nome é Mário Júnior, sou professor de Português e estou montando um projeto educacional para uma cidade do interior do Ceará. Adorei as dicas de vocês e vou usá-las no projeto. Não sou político, nem tenho filiação, o intuito é realmente melhorar a educação. O projeto será lançado na cidade de Umirim, caso seja aprovado. Se Deus quise, quando tudo estiver pronto, entrarei novamente em contato contando a experiência e mais uma vez, se Deus quiser, agradecendo a vocês.