7 atividades educativas para realizar nas férias do seu filho!
As férias do seu filho estão chegando e além das famosas brincadeiras e passeios, que tal apresentar às crianças atividades educativas e divertidas? Veja algumas das sugestões!
É verão: aquela época do ano em que os professores se despedem dos estudantes, esperando que, na folga, os estudantes não esqueçam tudo o que aprenderam durante o ano letivo.
É também a época do ano em que os pais ficam tensos ao terem como compromisso manter seus filhos fisicamente ocupados e mentalmente ativos durante os longos dias de verão.
Para ajudar nesse desafio, pensamos em algumas sugestões de atividades educativas que não apenas reforçam as habilidades ensinadas durante o ano, mas também entretêm os alunos durante os meses de verão.
Confira as 7 dicas de atividades para apostar nas férias do seu filho!
1. Um diário sobre suas aventuras familiares
As férias em família são uma oportunidade perfeita para criar um diário com contos da viagem, que serão uma lembrança duradoura de aventuras familiares.
Colete cartões postais, folhetos e cardápios de restaurantes e atrações turísticas. Incentive seu filho a escrever descrições dos lugares que vocês visitaram e conte histórias sobre as aventuras de sua família.
Ou sugira um álbum de recortes do time de futebol favorito de seu filho ou uma crônica do ano dele na escola. Este diário ou livro pode conter fotos com legendas, recortes de jornal ou lembranças da escola.
Se a criança se empolgar com ideia, os pais ainda podem incentivá-lo a escrever uma história em quadrinhos sobre uma parte das férias.
2. Transforme uma visita ao museu em uma caça ao tesouro
Deixe seus filhos animados desde o início, mostrando-os que eles podem visitar um museu explorando o seu site e fazendo um tour virtual.
Quando todos forem ao museu, leve em consideração períodos curtos de atenção e não tente cobrir um museu inteiro em um dia.
Para deixar a brincadeira ainda mais leve, comece na loja de presentes e deixe seu filho escolher alguns cartões postais de pinturas ou objetos em exibição.
Transforme a visita ao local em uma caça ao tesouro, tentando encontrar pinturas ou objetos específicos no museu. Procure por exposições interativas e por períodos da história que seu filho estudou na escola.
3. Faça uma caça às folhas
Isso pode ser feito por crianças de praticamente todas as idades. Escolha uma área verde ao ar livre como um parque ou um jardim onde você se sinta confortável em deixar as crianças momentaneamente sozinhas.
Secretamente, pegue algumas folhas de diferentes árvores/plantas/arbustos: uma folha para cada criança. Entregue às crianças um recipiente com essas folhas e deixe-as soltas na área verde.
A ideia é que eles combinem com as folhas que estão carregando com as que crescem nas árvores.
Os pais podem, então, dizer-lhes o nome da planta ou árvore, bem como muito mais informações que podem ser interessantes de compartilhar com os pequenos.
Também é ótimo para praticar habilidades emocionais como paciência e observação nas férias do seu filho!
4. Bingo da leitura
O bingo por si só já uma brincadeira envolvente. Que tal, então, adaptá-lo a uma brincadeira diária e que pode gerar um grande interesse pela leitura?
Os pais podem dar aos seus filhos uma folha com instruções e outra com etapas numeradas de atividades de leitura, que serão sorteadas. Os exercícios podem ser desde ler em voz alto para um adulto a explicar uma história que a criança já conhece.
Se quiser ir além, os pais podem incentivar os filhos a escrevem um texto sobre os livros que leram ou criar sua própria história.
5. Hora de ser cientista!
Crianças são curiosas e oferecer atividades relacionadas a experimentos científicos simples pode ser uma ótima oportunidade para mantê-las ocupadas.
Por exemplo: incite as crianças a serem arqueólogos! Explique o que o profissional faz e incentive-os a procurar os tesouros no gelo!
Os pais podem utilizar alguns brinquedos das crianças e congelá-los em potes grandes, onde elas podem vê-los.
Depois, em um ambiente aberto e seguro, pais e filhos podem brincar de escavar o gelo até encontrar os tesouros
escondidos.
Eles podem testar uma variedade de materiais para tentar salvar seus brinquedos amados que estão presos dentro do gelo. As variações são infinitas, como jogar água morna, deixar derreter um pouco no sol etc.
6. Deliciosa matemática
Use sorvete para fazer sundaes fracionados! Questione as crianças a montar, por exemplo, um sundae de sorvete que seja metade de baunilha e metade de chocolate.
E que tal um terço de chocolate, um terço de baunilha e um terço de morango? Ou cobrir com uma colher de sorvete um quarto de cada castanha, migalhas de biscoito e ursinhos de goma?
É uma excelente ideia para estimular o raciocínio nas férias do seu filho com algo delicioso e que vai chamar a atenção para o exercício.
Isso mostra para elas como a matemática é importante para o seu dia a dia. Para crianças mais velhas, calcule a porcentagem de cada sabor de sorvete no sundae.
7. Teatro de fantoche
Prepare o palco para uma série de shows de marionetes cheios de diversão com as crianças, transformando uma caixa de papelão comum em um teatro!
Esse teatro de marionetes é uma ótima maneira de passar o tempo de forma educativa com o seu filho, enquanto ele cria um conjunto de jogo útil.
Trabalhe em conjunto na criação de um palco, cenário, fantoches e enredo inspirados por um personagem, livro ou filme favorito.
Para uma lição adicional, reutilize os objetos domésticos comuns para os materiais de arte usados para enfatizar a consciência ambiental.
Muitas brincadeiras podem ser divertidas e educativas ao mesmo tempo, basta usar a imaginação e mergulhar no universo das crianças.
E vocês, pais, quais atividades educativas usam nas férias do seu filho?