Atividades de volta às aulas: 3 para desenvolver Soft Skills e inclusão
As atividades de volta às aulas são fundamentais para estabelecer um ambiente acolhedor e promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos.
Por isso, implementar estratégias que incentivem soft skills como comunicação, empatia e colaboração desde o início do ano letivo é essencial para uma educação integral.
Além disso, focar na inclusão social no ensino fundamental garante que todos os estudantes se sintam valorizados e parte da comunidade escolar.
A seguir, apresentamos três atividades práticas que os professores podem implementar, e assim, estimular essas competências e fortalecer a inclusão na sala de aula.
Atividades de volta às aulas para ativar o desenvolvimento de soft skills
Investir no desenvolvimento de soft skills ainda na infância é essencial para o futuro das crianças. Afinal, essas habilidades impactam diretamente sua trajetória profissional.
De acordo com uma pesquisa da Fundação Wadhwani, realizada com mais de 200 empresas, essas competências têm muita importância.
Na análise feita, notou-se que essas habilidades emocionais têm peso de 45% na hora da contratação, em comparação com 55% das habilidades técnicas.
No Brasil, 84% dos empregadores apontaram a “comunicação” como a competência mais essencial, seguida por “resiliência” (44%), “trabalho em equipe” (40%), “atendimento ao cliente” (32%) e “liderança e responsabilidade” (24%).
Vamos então aprender como colocar essa necessidade em prática?
1. Dinâmica de apresentação “Quem sou eu?”
Primeiramente, como podemos saber o que queremos para nossa vida sem antes entender quem somos? É para responder a essa pergunta que trazemos essa ideia.
Objetivo: Estimular o autoconhecimento e fortalecer a empatia entre os alunos.
Como funciona:
- Cada aluno recebe uma folha para escrever três informações sobre si, pode ser por exemplo, uma característica pessoal, um hobby e um fato curioso.
- Os papéis são dobrados e colocados em uma caixa.
- Um a um, os alunos sorteiam um papel e leem as informações em voz alta, enquanto a turma tenta adivinhar quem é a pessoa descrita.
- Após a revelação, o aluno pode compartilhar um pouco mais sobre suas experiências e vivências.
Benefícios: Além de ser uma forma divertida de integração, essa atividade promove a comunicação e empatia em sala de aula. Dessa forma, ajuda os alunos a se conhecerem melhor e a enxergarem as diferenças como algo positivo.
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Que tal explorar a proposta “Quem Sou Eu?” para uma história? Isso permite que os alunos escrevam suas histórias e compartilhem suas trajetórias, estimulando a criatividade e a auto expressão.
2. Projeto “Sala inclusiva”
Você já parou para pensar no que faz uma sala de aula ser realmente acolhedora? Essa atividade incentiva os alunos a refletirem sobre inclusão e acessibilidade.
Objetivo: Criar um ambiente de sala de aula mais inclusivo e acessível para todos.
Como funciona:
- Divida a turma em pequenos grupos e proponha que cada um reflita sobre barreiras que podem dificultar a inclusão no ambiente escolar.
- Os grupos devem pensar em soluções práticas, como adaptar materiais, criar cartazes motivacionais ou desenvolver revezamento de apoio entre os colegas.
- Ao final, todas as ideias são apresentadas e a turma escolhe coletivamente quais implementar ao longo do ano.
Benefícios: Essa atividade incentiva o acolhimento escolar no início do ano e mostra aos alunos que pequenas ações podem transformar o dia a dia de colegas que precisam de suporte extra.
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3. Oficina de resolução de conflitos
Conflitos fazem parte da convivência, mas saber resolvê-los de forma saudável é uma habilidade essencial para a vida. Vamos trabalhar isso?
Objetivo: Ensinar estratégias de mediação e promover o trabalho em equipe.
Como funciona:
- Apresente situações comuns de conflito no ambiente escolar, como desentendimentos em grupo ou disputas por materiais.
- Divida os alunos em equipes e atribua a cada uma um cenário para que encontrem soluções justas e equilibradas.
- Os grupos compartilham suas propostas e, juntos, discutem os impactos de cada abordagem.
Benefícios: A atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração, além de ensinar aos alunos a importância da escuta ativa e do diálogo na resolução de problemas.
Conclusão
Em resumo: não deixe que o começo do ano letivo seja apenas uma rotina. Transforme as atividades de volta às aulas em um ponto de partida para um ambiente mais acolhedor, empático e colaborativo.
As dinâmicas aqui propostas são uma oportunidade única de moldar o futuro de seus alunos, tanto academicamente quanto como cidadãos conscientes e preparados para os desafios da vida
O futuro deles começa agora, e você pode ser a chave para abrir as portas do potencial de cada um.
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