Atividades de escrita: saiba quais todo educador precisa conhecer!
Assim como tarefas de leitura são importantes para o desenvolvimento do aluno, atividades de escrita são igualmente essenciais. Por isso, que tal planejar alguns exercícios de escrita para as crianças em sala de aula?
Essas atividades são ótimas para desenvolver as habilidades cognitivas e vocabulário dos pequenos, assim como estimular a leitura e a oratória, consequentemente. Então, confira algumas atividades de escrita imperdíveis para os seus alunos!
Use um dado para criar histórias originais
Para aplicar essa ideia em sala de aula, o professor precisa montar um painel com as atribuições a cada número do dado.
Primeiro divida três categorias: cenário, personagem e trama. Depois dê uma opção para cada lado do dado em cada categoria.
Após criar o painel, peça para cada aluno jogar o dado a cada categoria e a partir dos resultados escrever a sua história.
Por exemplo, uma criança pode rolar o dado e cair o mar como cenário, um cantor como personagem e descobrir um segredo como trama. É deixar a criatividade da criança se libertar!
Crie um stencil com palavras-chave
Os professores podem criar diversos stencils com figuras diferentes e palavras-chave para dar um pontapé para os alunos começarem suas histórias.
Em cada estêncil, escreva um vocabulário que eles podem querer usar em suas histórias como uma forma de suporte.
As palavras também ajudam os escritores a encontrarem ideias para suas sentenças. Pode ser um pirata, com palavras como mar, navio e sereias ou uma bruxa, com palavras como castelo, magia e varinha.
Faça uma revista em quadrinhos
Essa pode ser umas das atividades de escrita que mais anime os alunos! ;D
Por alguma razão, escrever não parece ser tão trabalhoso quando está em forma de uma narrativa desenhada. O docente pode imprimir folhas em estilo de quadrinhos, com seus adoráveis balões de pensamento.
É uma maneira divertida para seus alunos contarem histórias de uma forma super criativa.
Poemas biográficos
Lembra como é uma ótima opção alfabetizar com poemas? Pois bem, nesta tarefa, os alunos debaterão palavras que descrevam quem são, o que gostam e o que é importante para eles.
Eles usarão essas palavras para criar um poema bio, usando este bonito dobrável para criar sua apresentação final.
Complementos para a escrita
Embora seja muito provável que os alunos sejam mais criativos por conta própria, os professores também podem incentivá-los com essas atividades de escrita!
Eles com certeza vão embarcar na imaginação e é super divertido ver como cada criança pode usar os mesmos elementos para chegar a um conto completamente diferente.
Encontre lancheiras de papel pardo simples ou sacos de papelão reciclados. Coloque dentro deles vários itens coletados na sala de aula.
Etiquete cada bolsa com um número diferente e coloque-as no centro de escrita. Para usar, basta convidar os pequenos para retirarem os itens e contarem/escreverem uma história.
Se estiver escrevendo, certifique-se de registrar o número da história que eles usaram.
Monte um correio na sala de aula
Deixe seus alunos animados sobre a escrita, criando uma agência postal na sala de aula. Inclua papel de carta legal, cartões postais pré-alinhados e dobras de cartão para seus alunos comporem letras uns aos outros.
O professor pode também propor que as crianças escrevam cartas para os seus personagens favoritos. Um posto de correio de sala de aula pode ser um excelente recurso durante todo o ano letivo para incentivar a escrita e a leitura de uma maneira prática. Também é muito divertido para os seus alunos e dá impulso à sua escrita.
Escreva com novas perspectivas
E se os alunos escreverem com novos olhares? Eles podem escrever histórias com a perspectiva de uma formiga, um cachorro ou um passarinho.
Mostre a eles exemplos de como as formigas veem os humanos como gigantes, os cachorros como gostam de correr atrás de bolinhas e como um passarinho pode ver tudo do céu.
Depois disso, deixa a imaginação dos pequenos rolar!
Escreva histórias colaborativas
E se o professor incentivar os alunos a escreverem uma história em duplas, grupos ou toda a turma? Cada criança pode sugerir um tema ou uma parte de toda a narrativa e elas irem se complementando como um quebra-cabeça.
Essa é uma das atividades de escrita que ajudam no desenvolvimento da criatividade, ao mesmo tempo que estimula a criança a aprender a trabalhar em grupo e respeitar o tempo e as vontades alheias, além de prezar uma boa comunicação.
A classe pode apresentar no final seus projetos, exercitando também as habilidades de leitura e oratória.
Sorteio de cartas
Faça um sorteio de cartas e peça para que seus alunos escrevam frases de acordo com cada carta que é apresentada. A ideia é que a criança crie uma própria narrativa com exemplos aleatórios e exercite a criatividade.
O professor pode separar algumas cartas-chave, como personagens conhecidos, cenários simples e temas que as crianças conheçam claramente para se sentirem mais confortáveis de escreverem.
Faça um diário
Instrua cada criança a ter o seu diário, onde escreva as dinâmicas que realizou em sala de aula, o que mais gostou no lanche e no recreio e sobre as atividades de casa. Deixe que elas se sintam livres para anotarem tudo o que quiserem.
Será um caderno pessoal, que os alunos podem montar e enfeitar do jeito que quiserem. Por isso, no primeiro dia da atividade, distribua colas coloridas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, fitas e etc.
A ideia é que no fim de cada mês o professor tenha a oportunidade de dar uma olhada no que cada criança escreveu e aprender também um pouco mais sobre os gostos e sentimentos quanto à escola.
Este diário, inclusive, pode se tornar um livro de verdade. É uma ótima forma de estimular a livre expressão das crianças, fazendo com que elas se sintam especiais por publicarem uma obra literária.
Lembre-se de que a parte mais importante de todas as experiências iniciais de aprendizado é que elas devem ser divertidas e baseadas no brincar.
Queremos que as crianças associem a escrita a experiências agradáveis com as quais possam participar.
Por isso, converse com os alunos e escute também opções de atividades que eles gostariam de realizar.
Ouvi-los e mostrar que o professor também está disposto a aceitar sugestões é uma ótima maneira de mostrar como eles são importantes para o próprio aprendizado.
Então, vamos planejar dinâmicas e valiosas atividades de escrita para as crianças? 😉
Maria José Felix da Costa
09/agosto/2018 @ 21:32
Estou encantada com as metodologias. Já preparando a equipe de professor para por em prática.
Débora Martins Ramos
17/maio/2018 @ 07:47
Gostei Muito! ?
Luciene Pimenta
17/maio/2018 @ 01:37
Dicas de ouro! Adorei a página, muito obrigada.