Turma agitada? Confira 7 técnicas para acalmá-la!
Texto publicado em 14/03/2018 e atualizado em 21/02/2024.
Uma turma agitada pode ser um problema não só para muitos educadores, como para o próprio grupo de alunos. Isso porque muito barulho pode atrapalhar o aprendizado, dispersando o foco das crianças.
Então, a turma estar agitada pode atrapalhar bastante o rendimento e o processo de aprendizagem das crianças. Para conferir como solucionar esse problema, continue lendo esse texto! Trouxemos algumas dicas infalíveis para te ajudar nessa questão.
Por que uma turma agitada atrapalha o aprendizado?
“Silêncio!”, “Atenção, por favor!”, “Sem conversas”… Você, educador, provavelmente se identifica com essas falas, não é?
Como esse problema pode ser algo rotineiro na sala de aula, é preciso ter atenção às suas consequências para o aprendizado dos pequenos.
Porque, com os alunos muito agitados e dispersos, o aprendizado deles pode ficar comprometido. É quase como se fosse um efeito dominó: uma criança começa a conversar com outra, depois, com outra e mais outra…
Então, quando se der por si, grande parte dos alunos já estará dispersa e perdeu a explicação do conteúdo.
Além disso, o barulho atrapalha não só aqueles que estão conversando, já que focam sua atenção para outros assuntos. Mas também aqueles alunos que estão quietos e prestando atenção, porém acabam se dispersando com toda a confusão ao seu redor.
Em contrapartida, é claro que os alunos não devem ficar todas as horas do dia escolar sentados em silêncio. O aprendizado não acontece dessa forma, sem dinâmicas e interações com os outros colegas.
Entretanto, as crianças devem se esforçar para ficarem em silêncio na hora da explicação. E é dever do educador ter conhecimento de diversas maneiras de capturar a atenção das crianças.
Ou seja: pelos motivos explicados acima, são necessários novos meios para moderar seus alunos e garantir o foco durante as aulas.
Vamos, então, conhecer 7 dicas poderosas para acalmar essa turma agitada? Continue lendo o texto! 😉
Leia também: Quer criar aulas dinâmicas? Então confira essas ideias imperdíveis!
1. Faça um intervalo e leve os alunos para uma área externa
Essa é uma ótima dica para acalmar uma turma agitada! Porque pode ajudar na garantia do foco dos alunos de uma forma simples.
Quando as crianças estão inquietas na aula, muitas vezes é um sinal de que elas estão com muita energia acumulada. E como os pequenos têm energia para gastar, né? 😂
Por isso, continuar insistindo em uma atividade que não está funcionando no momento é como agitar uma garrafa de refrigerante e esperar que a pressão se afaste por conta própria.
Ou seja: quando a classe está fora de controle, talvez seja hora de sair.
Dessa forma, é preciso pensar em outras formas de fazer com que eles gastem sua energia e recuperem o foco.
Pode-se pensar que levar toda a classe para fora é desperdício de um tempo precioso. Mas, se os alunos estão agitados demais para ensinar, cada minuto que você tentar continuar levá-los a se concentrar é desperdiçado.
De nada adianta você insistir em ensinar o conteúdo se nenhuma criança prestar atenção. É melhor garantir um ensino de qualidade para todas elas, não é?
Então, se possível, leve os seus alunos para fora da sala de aula! Você pode fazer uma atividade ou dinâmica no pátio, para que usem um pouco de sua energia.
Assim, quando retornarem à sala de aula, ficará muito mais fácil e continuar com a explicação.
2. Reproduza um vídeo de música
Semelhante a correr ao redor, a ideia aqui é queimar energia e exercitar os movimentos das crianças.
Funciona assim: crie uma lista de músicas que seja apropriada para a sala de aula e que as crianças gostem de dançar. Você pode pensar em canções que falem sobre o conteúdo que está ensinando ou pode pegar os sucessos infantis do momento.
Por isso, é legal trazer músicas do universo infantil atual, como Show da Luna, filmes de animações da Disney, entre outras. Quanto mais músicas as crianças reconhecerem, mais eficaz será essa dica.
Nessa lógica, quanto mais elaborada e diferente for a dança, melhor será para queimar energia da turma agitada.
Uma boa dica é começar a dinâmica com um momento para mostrar às crianças quaisquer movimentos difíceis. Em seguida, deixe-as livres para se sentirem à vontade com a tarefa. Deixe que a criatividade delas assuma o controle na hora da dança!
Tomar três minutos para dançar através de um vídeo irá ajudá-lo a obter mais concentração do resto do tempo juntos.
Leia também: Música na educação infantil: 5 motivos para trabalhar na escola
3. “Se você pode ouvir minha voz, faça isso!”
Para solucionar problemas com a sua turma agitada, utilize essa técnica! Ela é simples e garante um resultado muito eficaz.
Esta técnica permite que o professor use as crianças que ainda estão atentas na aula para recuperar rapidamente o controle da classe. Dependendo do volume da classe, o professor pode sussurrar ou falar em um tom normal.
Quando notar que grande parte dos alunos estão dispersos, é o momento de agir!
Então, diga às crianças que ainda estão atentas para fazer algo estranho. Por exemplo: peça para fazerem orelhas de alce, colocar a língua para fora ou colocar as mãos na cabeça.
Pode ser qualquer gesto, desde que demonstre que elas estão prestando atenção ao que você está falando.
Além disso, uma opção também é pedir que elas aplaudam um número específico de vezes ou em um ritmo.
As crianças ao seu redor verão que todos estão participando de algo que eles não fazem parte e ficarão em silêncio. Depois de fazer isso algumas vezes, repetidamente, todos os alunos dispersos devem estar de volta ao foco.
4. Bolhas de sabão
Sim, nós sabemos o que você está pensando, educador. Soprar bolhas de sabão para acalmar uma turma agitada? Será que isso funciona?
Pense assim: soprar bolhas de sabão é um convite simples para brincar. Afinal, qual é a criança que não deseja instintivamente estourá-las?
Porém, além da brincadeira e uma distração, as bolhas são ajudantes visuais muito bons. Isso porque elas ajudam a trazer de volta o controle da turma no meio de toda a agitação das crianças.
Assim que elas notarem as bolhas, começarão a prestar atenção em você. Dessa forma, quando as bolhas acabarem, as crianças continuarão olhando para o educador – a fonte das bolhas – para pedirem mais.
E assim você terá a atenção dos alunos novamente. É uma técnica simples e muito eficaz! Vale a pena tentar.
5. “Estátua!”
Essa dica é clássica!
Você se lembra daquela famosa brincadeira da infância? Aquela brincadeira que alguém gritava “estátua!” e todos precisavam ficar parados no mesmo lugar, sem se mexer. E o vencedor da brincadeira era aquele que conseguisse ficar mais tempo parado.
Então, aqui a ideia é quase a mesma, mas com uma pequena adaptação para a sala de aula. Porque precisamos que ela funcione dentro de um ambiente escolar, não é?
Para que ela funcione, você precisará trazer uma proposta para a turma ficar focada em uma única tarefa. Pode ser aquela que você achar que mais se encaixe no momento, como a leitura de um livro, por exemplo.
Depois, informe aos alunos que às vezes você gritará “estátua” quando o tempo acabar. E, quando isso acontecer, eles terão que ficar parados no lugar sem se mexer.
Além disso, se você achar que é apropriado, pode oferecer um incentivo para quem for o mais rápido a ficar parado ou ficar por mais tempo, por exemplo.
Uma boa ideia de premiação é trazer doces ou adesivos coloridos para o vencedor da dinâmica. As crianças vão adorar!
Ah! Não se esqueça de se certificar de praticar “estátua” algumas vezes enquanto as crianças estão na tarefa. Porque é como dizem: a prática leva à perfeição.
6. Enfatize a importância da concentração
Alguns alunos, em meio a toda turma agitada, ainda conseguem se concentrar e realizar o exercício proposto em aula. Então, é uma boa prática chamar a atenção da turma e usar essas crianças como modelos para toda a classe.
Isso não só ajuda na autoestima das crianças que estão em silêncio, como também traz um exemplo prático para a turma. Você pode dizer algo como:
“Obrigado, João, por fazer a tarefa. Classe, vejam como ele está fazendo um ótimo trabalho com o exercício? Vamos todos nos inspirar no colega?”.
Esses são alguns pontos que o professor pode exaltar em sala e estimular que os outros alunos sigam também.
7. Identifique comportamento inadequado e exalte as boas atitudes
Chamar a atenção dos alunos pelo nome é arriscado. Mais do que lembrar da lição, a criança vai se lembrar de como se sentiu na situação e isso pode reprimi-la.
Mas se o reforço positivo de realçar o bom comportamento não funcionar, pode ser hora de realçar o mau comportamento.
E há maneiras mais tranquilas de fazer isso. Há maneiras menos agressivas e mais didáticas de chamar a atenção.
Por exemplo, pode manter o aviso impessoal. Para isso, basta dizer coisas como: “Qualquer um que está fazendo tal coisa agora não está fazendo o que devemos fazer”, ou “Se o seu colega está tendo tal comportamento inadequado, fale com o ele o que não se deve fazer”.
É legal que o professor trabalhe em conjunto com a turma, mostrando para os alunos que eles próprios podem se ajudar na hora do foco.
Isso também retira a figura séria de autoridade do professor e faz com que as crianças o enxerguem como mentor e acolhedor.
Mas e quando há bons comportamentos no meio da turma agitada? Enfatize-os também!
Aqui, os métodos para ensinar regras de convivência e coletividade também são bem-vindos. Por isso, adotar a ideia de um potinho do bom comportamento em classe pode ser uma das soluções.
Nele, o professor pode colocar estrelas coloridas, por exemplo. E aí, quando ele estiver cheio, a turma toda pode ganhar um brinde: doces, alguns lápis de cor, etc!
Quando a turma fica muito inquieta, ela perde pontos. Quando ela está focada na tarefa, ganha pontos.
Fica a seu critério decidir se eles têm a oportunidade de ganhar pontos de volta e a rapidez com quem pode ganhar ou perder pontos.
É um incentivo positivo que a criança vai encontrar para obedecer as regras e saber o tempo de brincar e o tempo dos estudos.
Dica Bônus: Alterar as técnicas uma vez por mês para manter as ideias frescas
Você achou mesmo que ia terminar esse texto sem pelo menos uma dica bônus?
Então você estava enganado! Trouxemos mais uma dica de como acalmar a sua turma agitada. Confira só!
Depois de um tempo, as crianças podem perder o interesse nas técnicas utilizadas pelos professores. E então, a sala volta a ter uma turma agitada e dispersa. Então, é uma boa ideia manter a curiosidade e a proatividade dos alunos.
Portanto, pratique um dos métodos acima para controlar a classe por duas ou três semanas e elogie quando os alunos responderem conforme solicitado.
E então, quando sentir que eles dominaram ou o efeito da dinâmica está passando, introduza outra técnica. Isso porque instigar as crianças a aprender algo novo é um dos motivos pelos quais elas se engajam com os exercícios.
Logo, é muito importante mantê-las animadas com novidades e surpresas durante o dia a dia dentro da escola.
Conclusão
E você, educador, como faz para acalmar sua turma agitada?
Agora que você conheceu 8 formas de acalmar a sua turma agitada, que tal colocá-las em prática? Sem dúvida o foco de seus alunos em sala de aula vai melhorar muito!
E, para estimular ainda mais esse foco, que tal dar aos pequenos a chance de escreverem os próprios livros?
Com a Estante Mágica, isso é possível!
Somos a maior experiência de leitura e escrita do Brasil e propomos diversas atividades de escrita. Ao final da experiência, cada aluno vai ter um livro escrito para chamar de seu.
E a melhor parte é que as crianças ainda terão a chance de ver seu trabalho lançado em um livro físico. Não é incrível? 😍
Com essa experiência, eles se tornarão protagonistas de sua própria jornada e vão exercitar a sua criatividade.
Não perca tempo e aplique sua escola agora! É muito fácil!
Basta inscrever a sua escola na Estante Mágica clicando aqui.
Vamos adorar dar asas à imaginação dos seus alunos! ❤
Eliana
05/outubro/2019 @ 23:00
Gostei muito,muito. Com certeza são ideias valiosas que levarei para a minha prática pedagógica.
Helainne
24/setembro/2019 @ 12:55
Não consigo baixar o e-book ler e plano de aula,site está com erro
Sâmia Fernandes Cruz
11/maio/2019 @ 10:46
Adorei todas as estratégias. Já utilizo a estratégia” se você pode ouvir minha voz” na acolhida após o recreio , demora um pouco pois voltam muito agitados, mas funciona bem. Vou tentar utilizar as outras. Obrigada
Cintia
28/agosto/2018 @ 11:23
Eu sou Cintia,tenho uma turminha de maternal agitada,meu maior problema é a fila,muito complicado,alguns dançam,correm,abrem os braços sem parar,empurram,enfim.Gostaria de uma dica se possível.obrigada
Leticia
23/agosto/2018 @ 18:40
Amei as dicas. Estou passando uma fase difícil com uma turma grande e bem agitada. Vou experimentar essas técnicas e pedir a Deus que funcionem. Obrigada pelas ideias.
Antonia Sousa Lima
12/agosto/2018 @ 13:34
Olá , boa tarde.
Venho em busca de métodos para direcionar aos conteúdos,turma de pre adolescente e pre-adolescente.
Fico aguardando .
Abraços
scheila
05/julho/2018 @ 21:15
Ótimas estratégias.Em minha sala trabalho com o semáforo da disciplina.Quem tiver mais carinhas verdes como pontuação,ganha um kit de aluno nota 10.
girlene
14/setembro/2018 @ 10:40
bom dia
voce poderia me enviar o modelo desse semaforo
Márcia da Cruz Serra Santos
24/junho/2018 @ 08:09
Ótimas estratégias vou trabalhar em minha sala.Gostaria de receber textos e dicas para Educação Especial.
Vera Lucia Zimmermann
25/maio/2018 @ 00:42
Eu usei objetos durante meu estagio do magistério, na turma do pré escola, a turma era bem agitada e não me ouviam mais dai me surgiu a ideia, comecei com uma bolinha de jogar tênis, simplesmente comecei a andar em meio a turma sem falar nada, apenas quicava a bolinha no chão e a segurava, os alunos um por um foram sentando na rodinha.
Cada dia usei objetos diferentes, como chocalhos, pandeiros, sininho etc, com o passar dos dias eles já sabiam, quando eu pegava alguma coisa na mão, eles ficavam curiosos para saber o que iriamos fazer.
Foi uma aprendizagem e tanto para mim.
Obrigada pelas dicas, vou aderir todas.
Rosa
30/abril/2018 @ 09:22
Bem se vê que sua classe não é como a minha!! Nem a professora de educação física consegue dar aula para eles. Ninguém suporta eles no recreio. Têm que chamar a atenção deles 75 segundos por minuto. E lá se vai a aula. Deve funcionar com alunos da creche.
Cristiane Maria da Silva Santana
18/abril/2018 @ 18:51
Gostei das dicas!Precisamos renovar a nossa prática e cada dica nos ajuda.
As crianças tem muita energia, trabalhar o movimento, atividades lúdicas contribui para a concentração.
Na minha sala gosto de iniciar sempre com uma dinâmica ou brincadeira, isso ajuda a iniciar a aula mais tranquilo.
Alana
30/março/2018 @ 08:53
Gostei das dicas!
ELIANE AMARO DA SILVA
29/março/2018 @ 12:10
Gostei muito.
Viviani
28/março/2018 @ 19:36
Class dojo é um site de pontuação que você cria o perfil e pontua cada aluno. Recomendo.
Laiayra
28/março/2018 @ 17:07
Geralmente faço a ” HORA DO DESCANSO” após o intervalo e canto em um tom bem baixinho cantigas populares e calmas com eles:alecrim,o cravo e a rosa,se essa rua…
e vario com músicas intrumentais que os deixam bem tranquilos !
Adriane R. V. Sestari
28/março/2018 @ 09:11
Adorei as dicas!! Obrigada!
Roselide de Almeida Antonio
27/março/2018 @ 22:18
Tenho muita dificuldade com umá turma de 35 crianças.
Zenilda Vieira Soares
27/março/2018 @ 11:42
Gostaria de receber textos, artigos e outros conteúdos.
Georgia
24/março/2018 @ 10:14
Uso a técnica das estrelas também. Faço um cartãozinho estilo calendário do mês, chamado cartão do bom aluno. Se ele teve bom comportamento durante a aula, realizou atividades, no final do mês ganha um brinde. Funciona super bem. Pra perder a estrela o aluno que foi chamado atenção muitas vezes durante o dia de aula, não a ganha.
Talita
30/março/2018 @ 23:21
Olá gostei da sua ideia do cartão do bom aluno, você poderia me passar o modelo?
Ana Cláudia
24/março/2018 @ 01:51
Amei muito bom!
Adriana Fischer Ribeiro
23/março/2018 @ 14:20
Muito bacana.
Adriana
14/março/2018 @ 18:14
Gostei muito essa dicas são muito válidas