Saiba como planejar o primeiro dia de aula!
As férias estão acabando e as aulas mais próximas. E você, professor(a), como tem se preparado para o primeiro dia de aula? Na hora de se planejar, é normal ficar em dúvida sobre o que priorizar. Por isso, nossa dica mágica é pensar em como recepcionar os seus alunos. A intenção é fortalecer o sentimento de acolhimento da escola pelos alunos, fazendo com que eles se sintam à vontade! Isso pode vir de pequenos ações que fazem toda a diferença. Então, vamos arregaçar as mangas e organizar uma volta às aulas cativante! 🙂
Recepção dos alunos
É bem legal dar bastante atenção as boas vindas dos estudantes. A equipe gestora da escola pode se organizar para se posicionar na porta ou outra entrada principal do colégio no primeiro dia de aula. Cumprimentar os alunos e os pais e responsáveis que costumam acompanhar as crianças dá uma maior sensação de acolhimento.
Além disso, espalhar funcionários pelos corredores e pátios também ajuda a orientá-los, principalmente os novos estudantes. Professores também podem estar de prontidão nas salas de aula, prontos para deixar o ambiente mais leve e dinâmico. A intenção é que o primeiro dia seja tranquilo. A primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Organização das salas de aula
Um dos passos mais importantes para criar um ambiente de coletividade nas salas de aula é a organização das cadeiras e mesas. Posicioná-las uma do lado da outra, a fim de criar uma grande roda ajuda a unir os alunos, prestar a atenção em cada um deles e fazer com que eles mesmos se sintam integrados, como parte de um grupo.
Isso facilita a comunicação, faz com que todos se vejam ao mesmo tempo e ainda possibilita atividades coletivas. Na Educação Infantil, tal disposição dos alunos é ainda mais preciosa, pois inicia um processo de socialização e aprendizagem maior. E mais, pensar em cantos para brincadeiras e dinâmicas enquanto os estudantes chegam aos poucos é tanto aconselhável, quanto valioso. Gerar uma atmosfera lúdica e de fantasia para as crianças ajuda a estimular a curiosidade para participarem das atividades e se sentirem mais confortáveis.
Apresentação de novos alunos
Este é um tópico que pode ser bastante discutido entre os professores antes do início da aulas. Uma reunião reflexiva sobre como abordar a apresentação dos novos alunos e estimular todos a falarem sobre suas atividades e férias podem ser de grande proveito. Pense em como organizar esse momento e fazer com que os mesmos não se sintam pressionados a falar. Algumas crianças e alguns jovens são bem tímidos e encaram essa etapa quase como um martírio.
Falar sobre filmes, livros, viagens e outras coisas que fizeram nas férias e o quê aprenderam pode ser um bom caminho para começar.
Isso também vale para os mais velhos, como no Ensino Fundamental e Médio. Incentive a contar um pouco sobre os seus planos para o ano e sua relação com os estudos, como suas preferências em disciplinas e atividades extracurriculares.
Aulas diferenciadas
Mudar um pouco é sempre bom, certo? Os professores podem apostar em aulas inaugurais diferentes, com experiências e atividades práticas, já que isso é uma das razões que estimulam os alunos a se tornarem mais curiosos quanto a disciplina. Apresente a programação pedagógica e avalie a turma antes de introduzir cada conteúdo. Pedir a opinião e saber a expectativa dos alunos quanto ao ensino também pode ser uma boa maneira de manter a interação na sala de aula. Assim, logo no primeiro dia de aula o professor terá uma noção mais precisa dos alunos, e também dará uma prévia do vai rolar durante o ano letivo, despertando mais interesse entre eles.
Na Educação Infantil, é interessante abordar práticas coletivas, pois reforça desde já a importância do trabalho em equipe, solidariedade e respeito. Delas, os docentes podem tirar diversos aprendizados das crianças, como as suas dificuldades e facilidades com determinados assuntos. Assim como reforça a ideia para os alunos de que o(a) professor(a) está sempre disposto(a) a ajudá-los.
Contato com a escola
É sempre bom lembrar aos alunos as interações que eles podem ter com a escola e como ela está disposta a ajudá-los em momentos de dificuldade ou dúvidas. Incentive os estudantes a (re)visitar a biblioteca, a saber os horários e como funciona a cantina e a secretaria. Foque em mostrar que todos os funcionários estão ali para serem solícitos e que cada setor tem sua função na organização do colégio.
Algumas escolas optam por fazerem um tour com seus alunos pelas dependências da instituição ou marcar o início das aulas em dias diferentes para cada turma. Isso vai depender do ritmo de cada um com a chegada dos estudantes, mas o que vale aqui é saber dar as boas vindas de forma significativa.
Acolhimento de alunos novos
O início do ano letivo sempre traz novos integrantes para a escola e esses novos alunos devem se sentir acolhidos desde o primeiro dia de aula. Enturmá-lo não é o processo mais simples, mas há passos a seguir que podem ajudar a fazer com que ele(a) se sinta incluído(a).
Para facilitar este período inicial de adaptação, pergunte a um estudante que está na escola há mais tempo se ele se voluntaria e se sente à vontade em apresentar ao novato a instituição.
Peça para que o acompanhe e o oriente na primeira semana de aula, tirando suas dúvidas e incluindo-o na rotina estudantil de forma mais agradável e prazerosa. Os professores e outros funcionários também devem se colocar a disposição do(a) aluno(a),principalmente se perceber que de alguma forma ele(a) se sente deslocado(a). Aquela famosa comunicação entre escola, aluno e pais também deve ser usada nesta situação, trabalhando para que o resultado final seja positivo para todos.
Vale lembrar que além de todas essas etapas citadas, apresentar ou reafirmar as regras do estatuto da escola também é muito importante. Isso ajuda os alunos a saberem seus direitos e deveres com a instituição, assim como ela tem com os mesmos. Deixar claro que os estudantes tem espaço e voz para gerar debates com a escola é crucial para estabelecer uma esfera social de boa comunicação e engrandecimento.
Agora é botar a mão na massa para mais um ano letivo de muita produtividade! Todos prontos para o primeiro dia de aula? 😉
LEIDE LISBOA FIGUEIREDO
14/fevereiro/2018 @ 18:29
Me ajudou muito essas sugestoes .
maria socorro santos de oliveira
31/janeiro/2018 @ 23:05
Muito boas sugestões!!!