Como fortalecer a parceria escola-família?
A pesquisa Conselho de Classe, da Fundação Lemann, trouxe um dado importante: a maioria dos professores brasileiros considera a falta de acompanhamento psicológico dos alunos o problema mais urgente a ser enfrentado no cotidiano escolar. Em outra ponta, um estudo do PISA mostrou que estudantes mais próximos dos pais não só apresentam maior desempenho escolar, como também se sentem mais satisfeitos com a vida que levam.
E o que isso nos mostra, implicitamente? Que a participação da família é fundamental para o progresso do aluno. No entanto, como em qualquer relacionamento, alguns problemas podem surgir na interação escola-família. Um dos maiores deles é como engajar os pais no cotidiano escolar.
Antes de entrar nessa questão, é bem importante lembrarmos que muitos pais, com as novas demandas do mercado de trabalho, simplesmente não participam por falta de tempo. Além disso, alguns não se sentem preparados para auxiliar nas tarefas de casa e/ou não sabem como contribuir. Levar em conta esses fatores é uma boa porta de entrada para pensar em soluções do ponto de vista dos pais. Tendo isso em vista, como podemos fortalecer essa parceria escola-família?
As novas tecnologias podem ajudar e muito nesse processo de comunicação. O experimento feito no Chile é um bom exemplo. Os professores deram aos pais a oportunidade de acompanhar o comparecimento, comportamento e desempenho dos filhos em sala de aula. Após quatro meses, o que se verificou foi aumento do progresso acadêmico, maior participação e menor prevalência de mau comportamento.
Seus pais usam redes sociais? Experimente atualizá-los sobre conteúdos referentes às formas de educar os pequenos. E por que não reuni-los para interagirem entre si? Fortalecer a comunicação entre os próprios pais pode ajudá-los a se engajarem no cotidiano escolar. Durante os encontros, pergunte o que eles gostariam de saber mais! E sabe aquela reunião clássica para mostrar os boletins? Por que não inovar e fazer uma apontando grandes habilidades que os pequenos mostraram durante o semestre? 😉
Intensificar os laços com os familiares é a base para que a parceria escola-família dê certo. Não é diferente dos demais relacionamentos: muito diálogo, muita confiança e empatia para que as coisas fluam da melhor forma. Vamos fortalecer essa parceria? 🙂
Eliana M Ribeiro
07/novembro/2017 @ 14:24
Escola e família tem que caminhar juntas, é fundamental que os Projetos Pedagógicos insiram a família com uma peça chave para ajudar no desenvolvimento da criança ao longo de um ano letivo. A família não pode ser platéia tem que ser atuante, no final o resultado será sempre positivo para todos , principalmente para a bagagem de uma criança que carregará em sua memória ao longo da vida.
Silvania Silva
01/novembro/2017 @ 19:08
Sempre defendi essa parceria entre família e escola e inclusive é o meu objeto de estudo na minha Dissertação do Mestrado; pois por se trata de dois contextos de desenvolvimento e aprendizagem a parceria cooperativa entre ambas só trará benefícios para a criança.
Adriana
31/outubro/2017 @ 17:40
Muito relevante a parceria escola e família .Pena que as escolas públicas do Brasil ainda não têm como fazer essa parceria por meio da tecnologia
Luzete Bruno Ribeiro
27/outubro/2017 @ 20:31
Muito relevante o assunto importante para viabilizar essa parceria escola e família que por vários motivos tem sido fragmentado durante o ano.