A literatura no desenvolvimento infantil
Já ouviu frases como “gostava desse livro quando era pequena, hoje em dia não leio mais”? Então, elas refletem como a literatura acompanha o nosso psicológico, já que passamos por cinco fases até nos tornarmos leitores críticos e autônomos.
Por que é importante saber disso? Porque assim escolhemos as obras mais adequadas para os nossos pequenos, acompanhando seu atual estágio de desenvolvimento psíquico. Como destacou a renomada pedagoga Emilia Ferrero, a alfabetização é um processo e isso explica a nossa preferência por um determinado tipo de texto. Seguindo essa linha, vamos entender melhor as etapas pelas quais nossos leitores em desenvolvimento estão passando? 😉
– O pré-leitor: Até os dois anos, a criança ainda se comunica por meio do tato. Portanto, o melhores tipos de objetos para ela são os chocalhos, brinquedos educativos e álbuns. Bem aos poucos, a criança já vai se familiarizando com as formas simples de ler o mundo. Aos três anos, ela já começa a ficar inquieta por comunicação verbal: aí as repetições são indispensáveis para garantir a atenção desse leitor inquieto.
– O leitor iniciante: Com 6 anos, o pequeno já começa a decodificar os símbolos gráficos, mas ainda dependente da mediação de um adulto para realizar a leitura. As histórias mais indicadas são as que apresentem começo, meio e fim. Imagens devem predominar sobre os textos.
– O leitor em processo: A partir dos 8 anos, com os mecanismos de leitura mais desenvolvidos, esse leitor se interessa por histórias carregadas de humor e sátiras. Os textos mais indicados são os objetivos e rápidos, seguindo uma linearidade. A emotividade é buscada e as histórias devem conter uma espécie de tensão, um conflito a ser resolvido.
– O leitor fluente: Com 10 anos, a criança já começa a se sentir inteligente e reflexiva, apresentando maior concentração e interesse por temas cotidianos. Contos e crônicas são gêneros bem adequados para essa fase. As imagens já não são mais tão necessárias. O interesse por mitos, lendas e aventuras é forte.
– O leitor crítico: A partir dos 12 anos a criança já domina a leitura e a linguagem escrita. Nessa fase, os desenhos não são mais essenciais. A leitura mais indicada é aquela que provoca reflexão e desperta o senso crítico.
E aí, já escolheu o livro perfeito para o seu pequeno? =)
Zenaide de Andrade
22/outubro/2017 @ 12:47
Sou professora e estou participando do processo de elaboração dos livros dos meus alunos, estou muito satisfeita com o empenho e dedicação da empresa Estante Mágica. Foi eu quem ligou para esta empresa e ela me deu todo apoio com e-mails, telefones dando retornos e tirando as minhas duvidas o Sr. Lucas
Murad deu a maior força sendo bastante insistente com suas ligações e enviou de todo o material para me encantar. Estou enciosa para ver os livros dos meus alunos . Estou a disposição para levar este projeto a varias escolas particulares da minha cidade. primeiro queria saber como era o trabalhos de vocês. Onde dou nota dez.
Gostaria que o Lucas Murad voltasse com os contatos para eu prosseguir com o projeto em outras escolas.