Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: alunos lançam livro sobre ODS da ONU
Os alunos participantes da Estante Mágica lançaram livro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU!
Orientados pela professora Luiza Ferraz, as crianças usaram a sua criatividade para aprender enquanto faziam em um projeto prático. Confira só como foi essa história!
O que são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Antes de tudo, você deve estar se perguntando o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), não?
Bom, eles são objetivos sustentáveis que englobam os “principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo”.
Portanto, são ações promovidas pela ONU com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o clima e o meio ambiente, e garantir que todas as pessoas possam viver em paz.
Esses são os objetivos principais que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu para serem cumpridos até 2030.
Entre os outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estão:
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Igualdade de gênero
- Educação de qualidade
- Consumo e produção responsáveis
- Água potável e saneamento
É uma proposta bem interessante, não? E foram esses objetivos que inspiraram os alunos a escreverem um livro!
Aprendizagem Baseada em Projetos
Conversamos com Luiza Ferraz, professora do Colégio Grande Passo, em Recife. Ela conta que a iniciativa da produção do livro sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável veio da diretora da própria escola.
Essa seria mais uma ferramenta para incentivar a leitura e a escrita, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos como base.
A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia de ensino. Ela consiste em ensinar aos estudantes por meio de projetos, desafios e tarefas práticas. Por isso, a escolha de parceria com a Estante foi certeira!
Além disso, a metodologia ajudou no desenvolvimento de mais habilidades atitudinais e sociais nos alunos da escola. Confira o que Luiza nos contou:
“Acho muito relevante a aprendizagem baseada em projetos, pois foca nas vivências práticas, levando a uma maior participação dos alunos durante o processo de aprendizado, propondo tarefas e desafios com o objetivo de desenvolver diversas competências como o trabalho em equipe, o protagonismo e o pensamento crítico.”
Assim, Luiza apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável às crianças do quinto ano e explicou como funcionaria o passo a passo da produção.
Primeiro, as crianças aprenderam sobre os 17 ODS por meio da leitura de textos e apresentações em vídeo. Em seguida, debateram em sala de aula sobre a situação do planeta, trazendo os pontos levantados nos materiais.
Depois que já estavam por dentro do tema, chegou o momento tão esperado: colocar a mão na massa e produzir o livro.
Leia também: Aprendizagem baseada em projetos: erros que arruínam o método
Incentivo à autonomia
Com o intuito de otimizar a produção, cada turma do quinto ano escolheu um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para abordar na história.
Dessa forma, poderiam se aprofundar mais em suas próprias pesquisas e leituras sobre o tema.
Para Luiza, foi uma experiência muito positiva ver os alunos tão empolgados com a pesquisa sobre os ODS e a Agenda de 2030.
“Foi muito prazeroso. Os alunos chegavam todos os dias com uma informação, um comentário, vídeos que eles tomavam a iniciativa de assistirem para ampliar os conhecimentos sobre o tema escolhido e a troca de conhecimentos entre nós, na sala de aula. Eu fazia questão de dizer o quanto eu estava aprendendo com as pesquisas e leituras realizadas por eles.”
Ou seja: Luiza deu autonomia para que seus alunos procurassem por conta própria sobre o projeto. Ela também incentivou o desenvolvimento dos pequenos.
A autonomia no ensino é algo essencial para garantir a motivação e a manutenção da autoestima de cada criança. Por isso, é uma boa prática para se adotar na sala de aula!
Desenvolvimento de habilidades
Enquanto trabalhavam na produção do livro, Luiza notou o desenvolvimento de seus alunos. Eles não só tinham mais autonomia para fazer suas pesquisas e trazer propostas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas melhoraram sua escrita.
A professora conta que estimula a leitura e a escrita para seus alunos, mas que a participação na Estante Mágica os levou além.
Cada criança passou a revisar os textos com mais atenção, sugerindo melhorias e alterações. Essa atitude já faz parte da proposta pedagógica da escola, mas ficou ainda mais em evidência.
Por isso, Luiza disse que enviaria um e-mail para a ONU, contando sobre o empenho deles para se tornarem parceiros da Agenda 2030 através do livro escrito.
“O que me chamou atenção foi o empenho, o prazer e a preocupação em mostrar o texto para ver se precisava melhorar, se precisava reescrever. Já faz parte da nossa proposta pedagógica, a reescrita do texto pelo aluno, caso seja necessário, de acordo com as sinalizações da professora, mas me chamou muita atenção o aumento do interesse deles em ter esse retorno da história que estavam escrevendo para o livro.”
Portanto, a produção do próprio livro desenvolveu o senso crítico e a habilidade de redação dos alunos, que se empenharam para entregar o melhor trabalho possível!
Além disso, para Luiza, a Estante Mágica também incentivou esse processo:
“Como uma de nossas propostas é criar oportunidades para que o aluno se torne progressivamente um usuário competente da sua própria língua, possibilitando a resolução de problemas da vida cotidiana através da leitura e da escrita, essa parceria com a Estante Mágica, aumentou a percepção deles da importância da leitura para construir a competência da escrita.”
É ou não é uma história e tanto? ❤
Leia também: Evolução das crianças: como uma escola acelerou a inteligência cognitiva e emocional dos alunos
Conclusão
Depois de ler essa experiência incrível dos alunos do Colégio Grandes Passos, você ficou com vontade de desenvolver os seus também?
Então inscreva a sua escola na Estante Mágica clicando aqui.
Torne os seus alunos protagonistas da sua própria história e os ajude a voar cada vez mais alto! Estamos esperando você para tornar o aprendizado das crianças ainda mais mágico. ✨