Yoga no ensino remoto: prática enriquecedora durante a quarentena
Os ganhos com a prática de Yoga podem ser ainda mais significativos durante o período de ensino remoto. E como o professor pode conciliar essa tendência às aulas com os alunos? Vamos passar algumas dicas!
Sabe-se que o Yoga aliado à Educação pode trazer muitos benefícios às crianças.
A prática promove o desenvolvimento psicomotor, a redução da ansiedade, o aumento da concentração e da organização mental.
Além disso, as crianças aprendem, por exemplo, a se relacionar com as próprias limitações e emoções, refletindo num convívio mais harmônico com os colegas, professores, com os familiares e também com o meio ambiente.
Então por que não conciliar este método milenar com a Educação remota? Sabia que a Yoga já é, de forma geral, uma das práticas online mais procuradas nesse momento de pandemia?
Procura maior da atividade na quarentena
O aumento no número de praticantes de Yoga no período de quarentena tem sido acentuado. Turmas com professores online, aplicativos gratuitos que ensinam movimentos, canais no YouTube que vão um pouco além e contam um pouco mais sobre a atividade…
Alguns dos motivos que explicam essa busca pelo Yoga ter se tornado tendência na situação atual são:
- As posturas produzem relaxamento muscular profundo, promovendo bem-estar
- Pode ser feito sem nenhum equipamento
- Pode ser praticado em um pequeno espaço
Essa tem sido a válvula de escape de muitas pessoas que sabem que deixar de se exercitar afeta o humor, e ainda gera queda no sistema imunológico.
Por isso, manter atividades que mexam o corpo é uma das melhores maneiras para passar por esse período.
Adotar o Yoga na sua rotina
O primeiro passo para a prática é a vontade de começar. Depois que o incentivo vem, o que não falta são materiais riquíssimos pela internet para os mais diferentes níveis de conhecimento.
Como já dito, cada vez mais blogs e canais no YouTube têm oferecido ótimos conteúdos.
Uma das dicas mais básicas e que combina perfeitamente com o momento é: pratique yoga em casa de forma simples e segura. Inclusive, você pode começar o seu caminho com a Prática Matinal em 7 passos.
A Estante Mágica também tem sido uma fonte provedora de informação sobre o yoga nesse período, disponibilizando, aos professores participantes do projeto, vídeos gravados com a atividade através da Estante TV.
Os vídeos são feitos pela professora Maria Clara, do projeto Varanda Yoga. Em seu canal, a professora também disponibiliza outras possibilidades de conteúdo sobre a atividade.
De pouco em pouco, ganhe intimidade com o assunto e com a prática para que os benefícios reverberem também em sua turma.
Incentivando os alunos a praticar
O exercício, como vimos, pode ser feito de forma muito simples e há conteúdos para os mais diversos níveis de praticantes.
Depois de se familiarizar ao Yoga, o educador pode repassar o conhecimento e a vivência adquiridos também à sua turma, para que a prática chegue aos pequenos.
Uma série de problemas rotineiros na sala de aula podem ser minimizados a partir disto, de modo que a qualidade das aulas seja elevada. A rotina já é capaz de ser melhorada apenas com o uso de técnicas básicas de Yoga antes e/ou entre as aulas.
Para ajudar nesse caminho, existem canais que relacionam especificamente o Yoga com as crianças, sendo boas fontes de conhecimento para o começo da prática.
Um destes canais é o da professora Pri Leite. Ela ensina, em um de seus vídeos, Yoga para crianças entre 2 e 6 anos de idade em 10 minutos.
Vale sempre adaptar o caráter lúdico com as idades dos pequenos, viu? Os exercícios, quando atendem essa adequação, além de proporcionar os estímulos certos, são melhor recebidos pelas crianças que se envolvem de forma animada e descontraída com as atividades propostas.
O começo da implementação da atividade no âmbito escolar é muito simples. Conforme o exercício for amadurecendo com a turma, vale contar com um professor de Yoga qualificado para exercer essa nobre tarefa.
E aí, animado(a) para praticar yoga hoje? Clique aqui e assista à aula lá na Estante TV!