Estante Mágica premia Professora do Ano: conheça a vencedora!
A Estante Mágica, o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, premiou, nesta última terça-feira (15/10), a Professora do Ano. Entenda a iniciativa que visa valorizar e reconhecer práticas transformadoras de professores parceiros do projeto!
A Estante Mágica, em parceria gratuita com escolas, transforma cada aluno em autor do próprio livro, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de competências relacionadas à leitura, escrita e socioemocionais dos estudantes.
Ao longo de 10 anos, o projeto já transformou mais de 500 mil alunos em escritores, em parceria com escolas de mais de 4 países.
Em busca de reconhecer e valorizar o trabalho de professores e escolas parceiras, agentes fundamentais no processo de transformação dos alunos em escritores, a Estante Mágica lançou o “Prêmio Professor do Ano”.
O concurso
Professores parceiros do Brasil inteiro foram convidados para participar do concurso.
Na página de inscrição, eles tiveram acesso ao regulamento do Prêmio e enviaram, em formato de vídeo, um relato sobre práticas desenvolvidas em sala de aula, durante a aplicação do projeto da Estante Mágica.
Depois do encerramento do período de inscrições e de uma seleção realizada pela equipe de educação do Projeto, as 10 finalistas do Prêmio foram anunciadas.
Através de uma votação amplamente divulgada pela empresa, pelas escolas e pelas finalistas, que contou com mais de 24 mil votos, a vencedora foi anunciada.
O prêmio
Além do reconhecimento do maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, e de toda a comunidade, Daniela Ferreira, de São Paulo, ganhou uma viagem de 2 dias para o Rio de Janeiro.
Durante sua estadia no Rio, Daniela terá a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia do escritório da Estante Mágica e de falar sobre boas práticas desenvolvidas por ela para outras escolas parceiras do projeto.
Além disso, a Professora do Ano da Estante Mágica será aguardada com um kit surpresa e um passeio especial pelos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.
Conhecendo a professora vencedora do prêmio
Daniela Ferreira da Silva, filha de pais que não tiveram condição de estudos plena, tinha como principal influência a sua avó, que não teve a oportunidade de ser alfabetizada, apesar de sua notável inteligência.
Quando Daniela tinha 8 anos de idade, seu pai foi trabalhar no Colégio Via Sapiens, onde, mais tarde, ela receberia uma bolsa de estudos oferecida pela própria fundadora da escola, Anésia Cardoso.
Foi estimulada por Anésia à fazer pedagogia, mas resistiu por não ter certeza da escolha.
Ao longo da adolescência, acompanhou a tia professora no desenvolvimento de atividades com os alunos e fez um curso de desenvolvimento infantil.
A professora do ano viu seu amor por educação crescer quando iniciou sua atuação em um berçário, também fundado por Anésia.
Ao longo de sua jornada, começou a se interessar por educação de crianças com necessidades especiais.
“Eu gosto de ver o aluno se desenvolver”, afirma.
Fez cursos de capacitação dentro da educação inclusiva, e hoje desenvolve o projeto da Estante Mágica com o tema “amizade”, buscando promover a inclusão dentro de sala de aula através do sentimento de amizade.
Colégio Via Sapiens e o projeto da Estante Mágica
Há dois anos, Daniela expressou seu desejo de desenvolver livros com seus alunos na escola onde atua como professora. Quando a oportunidade surgiu, a escola se inscreveu no projeto da Estante Mágica.
Hoje, com a aplicação em sala de aula já finalizada, todos aguardam, ansiosos, pelo evento de autógrafos.
Daniela enxerga a aplicação do projeto da Estante Mágica no Colégio Via Sapiens como uma prática transformadora, tanto no dia a dia da escola e da comunidade, quanto no desenvolvimento dos alunos.
Para ela, o projeto é uma ferramenta de inclusão dentro de sala de aula.
Segundo ela, no momento em que os alunos percebem que conseguem se comunicar também por grafia, se sentem pertencentes a um mundo, levantando a autoestima.
Daniela ressalta o caso de um aluno com apraxia de fala que produziu seu próprio livro e teve seu esforço e conquista reconhecidos pelos colegas de sala.
Sobre o impacto do projeto e da visibilidade para além dos muros da escola, Daniela reflete:
“Hoje eu tenho um tio de mais de 80 anos que quer saber um pouco mais sobre o projeto, quer entender sobre inclusão social, quer saber como nomear, como falar”.
A importância de ações que valorizam os professores
No dia 15/10/2019, Daniela estava na Câmara dos Vereadores quando recebeu a notícia de que foi a vencedora do Prêmio Professor do Ano, promovido pela Estante Mágica.
Após ter sua participação no prêmio divulgada na rádio local da cidade, Daniela recebeu um contato da Câmara, querendo saber mais sobre o projeto que estava desenvolvendo em sua escola.
A conversa culminou em um convite para participar de uma homenagem de Dia dos Professores, na Câmara Municipal de Cotia.
Daniela afirma que ainda está anestesiada com a notícia: “estou passando por isso mesmo?”.
“Mesmo que eu não fosse a ganhadora, o meu maior prêmio foi conseguir sensibilizar não só as crianças, mas as famílias e até a minha própria família”, disse ela.
Ela lembra que, hoje, professores não são muito valorizados no Brasil, principalmente os professores da educação infantil e dos anos iniciais.
“E esse prêmio é um reconhecimento mesmo. Eu já pensei em desistir muitas vezes e um dia o reconhecimento vem, eu vejo que todos deveriam passar pelo momento que eu estou passando”, completa.