Formação continuada de professores: como melhorá-la na sua escola
Uma das habilidades necessárias a se desenvolver no educador do século 21 é sua formação continuada. Confira, neste artigo, de que forma sua escola pode incentivá-la com os docentes!
Um estudo realizado pelo Todos Pela Educação, em parceria com Itaú Social e Ibope Inteligência, conversou com docentes do Ensino Básico de todo o Brasil sobre as condições da profissão do docente.
A pesquisa revela que 69% dos professores entrevistados acreditam que a medida mais eficaz para valorizar a profissão é “dar mais oportunidades de qualificação para os professores que já estão atuando nas escolas”.
Isso mostra o quanto a formação continuada de professores é algo essencial para o educador moderno e precisa de uma atenção maior por parte da escola para proporcionar isso.
A formação continuada é entendida como uma forma de estender o processo de conhecimento do profissional para além da sua formação inicial.
No contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o termo é destaque e diz que a formação inicial e continuada devem se basear em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento.
A do conhecimento refere-se ao domínio dos conteúdos, a da prática está relacionada a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem e a do engajamento diz sobre o comprometimento do professor com a aprendizagem e interação com a comunidade escolar.
Por isso, estimular o docente a se manter atualizado é garantir a melhoria constante de suas práticas pedagógicas e auxiliar o aprendizado dos alunos.
Então, separamos algumas dicas para sua escola incentivar e melhorar essa prática no dia a dia. Confira!
Antes de começar: escute os professores
Cada educador já traz consigo a bagagem de sua formação inicial e por isso, não deve ser tratado como uma folha em branco.
É preciso conhecer suas reais necessidades, quais contribuições já estão desenvolvendo e, assim, entender onde aprimorar suas práticas pedagógicas. Com isso, um plano de carreira seria o ideal para se sentirem estimulados a buscar essa qualificação.
Considere sempre a individualidade pessoal e profissional de cada educador, possibilitando que as ferramentas utilizadas se ajuste a ele.
Oriente a organização da rotina
A falta de tempo é um dos fatores que preocupa coordenadores e diretores na hora de montar um programa de formação continuada de professores.
Entretanto, novas oportunidades surgem com a tecnologia, que oferece alternativas para contornar a rotina corrida.
Muitas plataformas online oferecem cursos com temas como desenvolvimento de habilidades e atividades em sala de aula; implantação de novas tecnologias e tendências na educação e métodos de avaliação dos alunos.
A maioria disponibiliza certificados de conclusão e são uma ótima opção para capacitar de acordo com a rotina de cada educador, dando maior flexibilidade à formação de sua equipe.
Mas o acompanhamento e a avaliação presenciais são necessárias para garantir que os aprendizados estão surtindo efeito.
Estimule o processo reflexivo
Para desenvolver a formação, tenha como base teorias e metodologias que ajudem o processo reflexivo do professor.
Com isso, incentive-o a criar hábitos de aprender que considere todas as possibilidades, medindo as consequências e permanecendo focado no desenvolvimento proposto.
É necessário fortalecer o pensar reflexivo focado na prática docente, com a promoção de atividades que possam estimular o lado produtivo e criativo de cada professor.
Além de, é claro, auxiliá-los nas considerações para tomada de decisões.
Não esquecendo também de sempre pensar e incentivar a reflexão sobre a realidade da escola, a fim de buscar mudanças positivas à instituição.
Crie um ambiente produtivo e acolhedor
A troca de experiências é algo muito enriquecedor para uma completa formação continuada de professores. Por isso, é essencial promover uma gestão escolar democrática, com o envolvimento de todos ao discutir ideias e tomar decisões.
Assim, é possível construir redes de formação continuada, que favoreça a troca de ideias e a adoção de novas ferramentas e programas.
A escola também deve incentivar um clima agradável, que preza pelo respeito e confiança para garantir a colaboração de todos.
Um planejamento detalhado e compartilhado, com bom gerenciamento do tempo e focado na aprendizagem também ajuda a tornar o ambiente fértil para a produtividade do docente.
Pensando nisso, é recomendável que a gestão seja clara nas ações que serão desenvolvidas e compreensível nas condições de trabalho compatíveis com o desenvolvimento profissional.
Além disso, é essencial promover espaços apropriados para o desenvolvimento dos processos de formação continuada de professores, com materiais e equipamentos necessários.
Assim, um ambiente preparado encoraja os professores a se desenvolverem e a relatarem suas dificuldades com confiança.
Avalie o impacto da formação
Justamente por ser um processo contínuo, o ideal é realizar avaliações constantes pensando em promover melhorias para as práticas pedagógicas.
Observe os procedimentos usados pelos docentes, comente o que está dando certo e o que pode melhorar.
Além disso, invista em momentos de conversa com cada professor participante, para trocar mais informações que possam contribuir na sua formação e atuação profissional.
Perceba se o educador conseguiu integrar o conteúdo ao cotidiano escolar, social, cultural e organizacional da escola, sempre considerando a aprendizagem como autoconstrução e auto transformação.
Para uma análise completa, documente os encontros para registro e compartilhamento posteriores. Assim, fica fácil para elogiar e aconselhar o professor avaliado.
Com isso, finalize sempre suas avaliações com clareza e certifique-se posteriormente que o objetivo foi entendido da melhor maneira possível.
Ao investir nos professores, o investimento também vem para a escola, pois isso se reflete em um ambiente fértil para o aprendizado tanto do educador quanto na qualidade do aprendizado dos alunos.
A formação continuada de professores integra o processo profissional e é necessário para o crescimento do professor, pois coloca-o na posição de continuação da aprendizagem.
Esse processo auxilia o professor a construir sua identidade profissional e além disso, traz qualidade para o ensino.
E na sua escola? Como acontece o estímulo à formação continuada da sua equipe docente? Conte para a gente nos comentários!