Inclusão escolar: de que forma promover?
A educação inclusiva foi definida como uma das metas do PNE (Plano Nacional de Educação), sancionado em 2010. Apesar de ter havido uma grande movimentação rumo à inserção de alunos portadores de necessidades especiais em escolas regulares, os índices de inclusão escolar ainda não conseguem ser claramente medidos. Conheça, neste artigo, meios para promover inclusão técnica e social em sua escola!
Não é novidade que o caráter da educação é múltiplo e cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem e desenvolvimento. Quando falamos de alunos portadores de necessidades especiais, a pluralidade parece dar um salto.
Fazer com que todos os estudantes convivam bem e em sintonia, criando um ambiente respeitoso na escola, pode parecer desafiador.
Promover uma educação inclusiva ajuda na formação integral de todos os alunos como indivíduos mais justos e tolerantes.
Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a criar um ambiente de aprendizagem múltiplo e inclusivo:
1) Promover atualização constante dos professores
Depois da família, a escola costuma ser um dos círculos sociais mais próximos dos alunos durante muitos anos.
Naturalmente, os professores assumem a figura da pessoa mais próxima e que os alunos, principalmente os mais pequenos, podem sempre contar.
Por isso, promover a constante atualização daquele que vem a ser a figura de referência para os pequenos dentro de sala de aula, é um dos pontos mais importantes para promover uma educação inclusiva.
Quando o professor está ciente das inúmeras situações que podem surgir, ele já está mais preparado para lidar com elas e explicitar sempre uma lição que pode ser aprendida a partir dela.
Por isso, é importante elaborar reuniões e treinamentos de alinhamento com o corpo docente com foco na inclusão escolar.
2) A construção de PEI’s (Plano Educacional Individualizado)
Através do desenvolvimento de planos educacionais individualizados, a escola passa a enxergar cada aluno de forma individual, levando em consideração suas aptidões e peculiaridades de desenvolvimento.
O plano pode ser construído sempre que um aluno com necessidades especiais for matriculado na escola e deve ser revisado de tempos em tempos para avaliações e ajustes.
Mesmo compartilhando a mesma sala de aula e frequentando as mesmas aulas, é necessário entender o caso de cada aluno e oferecer a melhor solução pedagógica para cada um.
O PEI pode ser construído pela própria equipe pedagógica e em parceria com psicólogos, abordando os objetivos e metas anuais ou semestrais e bimestrais, e documentando as matérias e habilidades já dominadas pelo aluno.
3) Organização de campanhas e feiras sobre inclusão
Assim como em todos os aspectos da vida, abordar o assunto de forma clara é uma das melhores maneiras de eliminar preconceitos.
Ao organizar uma feira ou campanha com o tema “inclusão escolar”, cada turma da escola pode ficar responsável por abordar algum subtema específico.
Nesse caso, além da circulação de informações valiosas pelo ambiente escolar, os alunos vão poder realizar trocas com muitos outros alunos de outras turmas.
Em um evento que envolve as famílias, podem ser distribuídas cartilhas contendo desmistificações sobre pessoas portadoras de deficiências e transtornos de aprendizagem, levando informações importantes para além dos muros da escola.
4) Desenvolvimento de projetos que abordem o tema diretamente
Assim como na organização de feiras e campanhas, o desenvolvimento de projetos que tratem o tema de forma clara pode ser uma ótima alternativa para promover a integração entre os alunos.
Através do projeto “Inclusão”, disponível para escolas parceiras da Estante Mágica, o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, cada aluno tem a oportunidade de desenvolver uma história em prosa sobre o tema.
Tudo começa quando, em sala de aula, os professores abordam diferentes tipos de deficiências e questionam os alunos sobre as diferentes necessidades que cada pessoa encontra ao longo de suas jornadas.
O resultado final são livros escritos por cada aluno acerca de um personagem com deficiência, onde cada aluno conta as dificuldades diárias que seu personagem encontra e o que pode ser feito para combater a exclusão dessas pessoas.
E você, já têm desenvolvido alguma ação para promover a inclusão em sua escola? Compartilhe com a gente! 💙