Causas da evasão escolar: conheça as principais
Uma das preocupações que começam a surgir nos primeiros anos do ensino fundamental é a evasão escolar. Saiba como detectar os primeiros sinais que podem causar isso.
De acordo com o portal QEdu, evasão escolar é caracterizada pelo aluno que abandonou ou reprovou o ano letivo e, no ano seguinte, não renovou a matrícula em outra instituição.
Ainda que o índice de evasão seja maior no ensino médio, é a partir dos primeiros anos do ensino fundamental que começam a surgir os primeiros casos de abandono.
Segundo os dados apurados pelo Todos Pela Educação, 2 em cada 10 jovens com 16 anos ainda não completaram o ensino fundamental.
Pensando em como isso pode se expressar na sua sala de aula, separamos alguns fatores para você ficar de olho:
- Contexto da comunidade escolar
A taxa de evasão escolar é muito desigual entre instituições públicas e particulares.
Em 2017, a porcentagem de abandono nos anos iniciais na escola pública era de 0,9%, enquanto na privada era de 0,2%.
Com isso, percebemos que uma das razões seja o local em que a escola se encontra e consequentemente a comunidade que a rodeia.
As instituições não possuem as mesmas estruturas e condições entre si e isso pode refletir na hora de manter um aluno estudando.
A realidade em que muitos educadores lecionam é preciso entrar na conta quando o assunto envolve a sala de aula e o desempenho do aluno.
Essa questão envolve as desigualdades sociais e a baixa renda da família, o que pode ocasionar o afastamento dos responsáveis na vida escolar do pequeno e ao distanciamento dele também.
Isso inclui uma das principais causas da evasão escolar: o trabalho infantil. Com a necessidade de contribuir financeiramente em casa, muitos jovens interrompem os estudos para trabalhar.
Uma proposta interessante seria negociar com a comunidade onde se encontra a escola. Os comércios locais podem dar oportunidades para esses jovens trabalharem nas proximidades.
Antes de tudo, é preciso entender o próprio contexto do aluno. A comunicação com os pais aqui se faz necessária e tornar a sua escola acessível é um ponto chave nesse momento.
Esse contato será a base para aproximar os responsáveis do desenvolvimento escolar do aluno e para pensar em ações que foquem no seu aprendizado.
Uma dica aqui é pegar os números de telefone ou perfis das redes sociais para que a comunicação aconteça mesmo com as rotinas ocupadas dos pais.
- Desmotivação escolar
Muitos alunos acabam perdendo o interesse nos assuntos abordados em sala e acabam não entendendo o sentido da sua presença nas aulas.
Algumas dessas situações podem ter a ver com a dificuldade no aprendizado ou pela falta de conexão com os seus interesses.
Além do sentido pedagógico, a escola precisa pensar, também, em como está formando um aluno para ser um cidadão.
Muitas iniciativas, como a de tornar o aluno protagonista do seu conhecimento, auxiliam no engajamento em sala de aula.
Um aliado importante para evitar as causas da evasão escolar pode ser o desenvolvimento de projetos que dinamizem o aprendizado e com isso, o aluno se torna um agente ativo da vivência escolar.
- Não acompanhamento do desenvolvimento do aluno
Um dos primeiros sinais a se perceber é a falta do aluno nas aulas. Então, uma das medidas mais simples para acompanhar isso é fazer diariamente a boa e velha chamada de presença.
Se reparar que o aluno está faltando muito, essa é uma boa hora para fazer valer a comunicação com os responsáveis e entender com eles e com o aluno o que está havendo.
Além de ser uma forma para acompanhar o comparecimento às aulas, também é um meio de conhecer cada aluno e se aproximar da sua turma.
Outro bom parâmetro para avaliação é revisitar o Projeto Político Pedagógico da sua escola para conferir se ele contempla a necessidade de despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem.
Perceber se há falta de contextualização das matérias e se existem poucos métodos interativos para abordar os conteúdos é um bom jeito de começar a pensar as interações em sala.
As causas da evasão escolar abrangem tanto instituições particulares quanto públicas. Prestar atenção aos seus primeiros sinais é essencial para o quanto antes agir para evitar isso.
E você? Consegue detectar alguns desses motivos que podem causar a evasão escolar na sua instituição?