Como lidar com alunos indisciplinados na educação infantil?
Alguns alunos indisciplinados podem ser um desafio para o aprendizado em sala de aula. A sua escola já sabe a melhor maneira de lidar com eles? Veja algumas dicas!
A educação infantil é uma etapa em que as crianças ainda se encontram no desenvolvimento da sua cognição, juntamente com seu discernimento social e moral.
Por isso, a indisciplina é um assunto a ser tratado com muita atenção.
Muitas das vezes o que é pensado como indisciplina pode precisar de um olhar mais específico sobre o contexto do socioemocional.
Algumas atitudes podem ser percebidas como algo relacionado à saúde mental ou ao próprio período de desenvolvimento da criança.
Para saber como lidar com alunos indisciplinados na educação infantil, você, como educador, deve pensar a indisciplina como uma quebra de acordo.
Todo ambiente possui regras e não segui-las no ambiente escolar, pode atrapalhar o desenvolvimento do aluno e do restante da turma.
E para contornar esses comportamentos, trazemos aqui algumas dicas. Fique de olho:
Elaborar atividades educativas e lúdicas que ensinem sobre bons hábitos
Justamente por estarem em período de desenvolvimento social e moral, as crianças precisam saber e precisam sempre ser lembradas sobre as regras de convívio de cada ambiente.
E nada melhor do que atividades que juntem diversão com conhecimento!
Para cada atividade desenvolvida, uma tabela de recompensa por boas maneiras poderia incentivar os alunos a participar e melhor ainda: ter boas práticas durante a atividade.
Com essas ações, os alunos podem perceber a importância de seguir determinado combinado e o porquê é prejudicial para o seu próprio aprendizado não segui-lo.
Preparar um ambiente escolar disciplinado
Na fase infantil, as crianças repetem muito as ações dos adultos que eles convivem. Sendo assim, por que não propiciar um ambiente que gera instintivamente uma rotina disciplinar?
A sala de aula inspirada no método Montessori é um ótimo exemplo de iniciativa para incentivar os alunos a praticar a autoconfiança e a autonomia.
Os nossos hábitos são formados com a repetição deles e a disciplina é um hábito que aprendemos ao longo da vida conforme vamos lidando com diversos ambientes.
Incentivar a família a acompanhar o comportamento das crianças
A participação familiar aqui também é muito importante.
Para que as ações disciplinares sejam integradas, elas também precisam estar bem alinhadas com os outros ambientes em que as crianças vivem.
Os pais podem auxiliar com essa integração ao conversar sobre o dia a dia escolar e identificar algumas questões emocionais que podem surgir.
Oriente os pais a procurarem entender como está sendo a experiência escolar e as primeiras experiências sociais dos seus filhos.
Saber dessa outra perspectiva pode ser um atalho para trabalhar as necessidades da criança como aluno.
Envolver os alunos em atividades de descontração
Os alunos perdem a atenção ou ficam desmotivadas quando percebem que a aula não está interessante e atraente para eles.
Isso os leva a agir de forma indisciplinada para demonstrar que estão descontentes com alguma coisa.
Na etapa de escolarização da educação infantil, deve-se promover projetos e atividades que possam ganhar a atenção deles.
Isso ajuda no desenvolvimento dos pequenos em todas as áreas, como por exemplo as habilidades da autonomia, autoconhecimento e curiosidade.
Mostrar que os alunos podem ser protagonistas do seu próprio conhecimento gera um engajamento maior por parte deles.
Não agir com autoritarismo
Brigar, gritar ou repreender podem ser atitudes que incitem nas crianças um comportamento ainda pior.
Para lidar com alunos indisciplinados na educação infantil, esse tipo de postura pode agravar a situação.
Ouvir os alunos é uma atitude muito importante para o entendimento das causas da indisciplina, pois, como qualquer pessoa, todos gostam de ter as necessidades bem compreendidas.
Use da comunicação ao seu favor para expor também o porquê algumas atitudes indisciplinadas podem ser prejudiciais. Converse com o aluno e fale exatamente qual combinado ele quebrou e porque não se deve quebrá-lo.
Vale também entender o contexto em que os alunos vivem e, a partir disso, criar uma relação e uma comunicação guiada pelo respeito, amor e carinho.
Desta forma, ajuda a promover um comportamento parecido nas crianças, o que auxilia e diminui os conflitos, promovendo e mantendo a harmonia do ambiente.
Os benefícios de um aluno participativo pode trazer ganhos para toda a turma e saber como lidar com alunos indisciplinados na educação infantil é fundamental para desenvolver o engajamento de todos eles.
É indispensável pensar em estratégias que estimulem os alunos a frequentarem a escola com mais interesse.
A utilização de atividades e brincadeiras como recurso pedagógico pode ser um método eficaz para alcançar tal objetivo.
O aprendizado e o desenvolvimento socioemocional dos alunos é a prioridade para que essas ações sejam desenvolvidas e implementadas na sala de aula.
E você, já sabe qual dessas dicas você implementará na sua turma? 🙂