5 ideias para incentivar a criatividade do seu filho em casa!
Assim como a escola, o lar também é um ambiente com grande potencial para estimular a criatividade das crianças. E como os pais podem fazer isso? Confira algumas dicas!
A criatividade é uma das principais habilidades solicitadas pelo mundo contemporâneo. E, se tem um momento em que ela é mais evidente, é na infância.
Por isso, como os pais podem estimular, ao máximo, todo esse potencial dos filhos?
Confira 5 ideias para incentivar a criatividade dos pequenos! 😉
1) Leitura em voz alta
Compartilhar histórias, conversar e cantar todos os dias ajuda no desenvolvimento do seu filho.
Você está familiarizando seu filho com sons, palavras, linguagem e, eventualmente, o valor e a alegria dos livros.
Isso tudo cria as habilidades iniciais de alfabetização de seu filho e o ajuda a ler com sucesso mais tarde na vida.
Ler histórias, consequentemente, também estimula a imaginação e ajuda a aprender sobre o mundo ao seu redor.
2) Peça criativa (artística/musical/movimento)
Atividades de artes criativas adequadas à idade podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades de pensamento crítico, fortalecer habilidades de resolução de problemas, estimular a imaginação e muito mais.
A arte também ajuda a construir a curiosidade intelectual em habilidades como matemática, geometria, medição e muito mais.
O processo criativo ajuda-os a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico quando se fazem perguntas como “Como desenhar esse objeto?” Ou “Que cor devo usar para o sol?”.
Em crianças pequenas, habilidades motoras são desenvolvidas com atividades artísticas simples como desenhar, pintar e cortar.
Por fim, o jogo artístico e criativo permite que as crianças expressem seus sentimentos de maneira positiva e, portanto, ajuda a promover o bem-estar emocional.
Música, dança e movimento ajudam a desenvolver o cérebro e o corpo de várias maneiras também.
Materiais artesanais simples focados nos aspectos sensoriais, instrumentos que produzem ruído e similares são boas maneiras de introduzir o jogo de artes criativas.
3) Jogo do mundo em miniatura
A brincadeira de pequeno porte é quando as crianças usam itens em miniatura, como brinquedos ou réplicas, para representar cenas ou ideias da vida real.
Os mundos pequenos frequentemente incluem elementos sensoriais que acrescentam ainda mais profundidade à experiência e criam mais oportunidades para o estímulo da linguagem e outros tipos de aprendizado.
Construir narrativas e ideias através da manipulação de pequenos equipamentos (bonecas, lego etc) ajuda as crianças a refletirem sobre sentimentos e eventos em suas vidas de uma maneira segura.
O mundo pequeno também é rico em possibilidades de aprender sobre espaços e posições, com muitas oportunidades para colocar coisas dentro de estruturas, em cima, ao lado e por baixo.
4) Jogo de construção
Os brinquedos de construção, como blocos, podem não ser tão chamativos como robôs movidos a bateria ou videogames.
Mas são ideais para ajudar as crianças a aprenderem habilidades de resolução de problemas e também habilidades motoras e coordenação. Incentive a atividade em casa!
5) Diversão online
Todo mundo já sabe que desenhar, pintar, dançar, cantar e contar histórias são formas saudáveis e divertidas de o seu filho usar a imaginação e a mente criativa. Então, que tal incorporar isso junto à tecnologia?
Quando os pais estiverem prontos para usar a internet como acesso a essas atividades, é importante encontrar ferramentas que sejam seguras, eficazes e, é claro, divertidas.
Existem centenas, senão milhares, de sites e aplicativos para ajudar. Alguns deles são ABC do Bita, Discovery Kids Play, O Pequeno Panda Restaurante, Fairytale Play Theater, Procreate, GooseChase e etc.
Há, ainda, uma lista de aplicativos educativos que podem ser ótimas ferramentas para as crianças.
Lembrando que o processo criativo é importante para as crianças porque:
• Ajuda as pequenas a lidarem com suas emoções;
• Ajuda os adultos a entenderem mais sobre o que as crianças estão sentindo ou pensando;
• Incentiva habilidades de resolução de problemas;
• Dá aos adultos a chance de reconhecer a individualidade da criança.
As crianças são inovadoras naturais com imaginação poderosa. E a criatividade oferece uma recompensa de benefícios intelectuais, emocionais e até de saúde.
E você, como tem estimulado a criatividade do seu pequeno?