Adaptação na educação infantil: como apoiar a criança em nova escola?
Novo ano letivo e nova escola? Essas mudanças podem gerar nervosismo em algumas crianças. Mas com um bom apoio é possível fazer a adaptação na educação infantil em novo colégio algo tranquilo e acolhedor. Confira!
No início do ano letivo, muitas novidades estão por vir, e entre uma delas é a mudança de escola. E como ajudar na adaptação na educação infantil para a criança que mudar de escola?
Neste momento é primordial favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança possa conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos e emoções livremente.
Para tal, é preciso atentar que o período de adaptação é delicado e exige a participação de todos os componentes da comunidade escolar: pais, professores e demais funcionários da instituição na qual a criança está inserida.
O grande ponto inicial é acolher a criança em seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, fazendo com que se sinta cuidada, confortável e, acima de tudo, segura.
É importante estabelecer uma relação de confiança também com as famílias, deixando claro que o objetivo é a parceria de cuidados e educação.
Possibilitar que os pais fiquem com as crianças nos primeiros dias, que as crianças levem um objeto de casa com o qual se sintam seguras são algumas propostas interessantes para esse acolhimento.
As primeiras relações sociais da criança acontecem na Educação Infantil, assim sendo, é necessário proporcionar além de um clima de afetividade e confiança mútua entre alunos, pais e os colaboradores da escola, o desenvolvimento psicomotor da criança, através de um ambiente lúdico e prazeroso.
A estimulação em atividades grupais gera clima de alegria que incita a curiosidade e finalmente a aproximação natural da criança com o grupo.
A escola deve planejar atividades adequadas para o período de adaptação na educação infantil, não se distanciando do que o aluno vivenciará no dia a dia, para que não sejam criadas falsas expectativas.
Respeito às diferenças
As crianças são diferentes, cada ser humano é único e as reações de cada um são imprevisíveis.
Além disso, chegam à escola já com conhecimentos adquiridos, vivências e experiências que não podem ser menosprezadas.
Desta forma, é preciso variar as possibilidades, planejar atividades diversas, sempre respeitando as diferenças e o ritmo de cada um.
Ao perceber que o adulto considera os seus sentimentos e de seus colegas, que ela é valorizada em seus medos e inseguranças, a criança vai aprendendo a estabelecer uma relação mais humanizadora com as outras.
Definição de regras
Na Educação Infantil, as crianças passam a compreender noções básicas de convivência.
O ambiente escolar precisa transmitir segurança às crianças em todos os aspectos, esta segurança se traduz também em regras claras e um diálogo bem estabelecido entre educador e estudantes.
Pequenos acordos em torno das normas de convivência sociais facilitam as relações.
Portanto, é imprescindível definir as regras junto com o grupo, questionando-os sobre o porquê de cada uma, levando-os a compreensão e reflexão.
Organização do ambiente
O espaço deve ser fruto da relação estabelecida com as crianças. Sua decoração, os cartazes expostos devem refletir as indagações, descobertas e percursos daqueles que o utilizam.
O espaço ainda precisa ser organizado de modo a contemplar as diferentes dimensões humanas: o lúdico, artístico, afetivo, cognitivo.
A maneira como o ambiente é organizado revela sempre a relação pedagógica estabelecida entre professores e seus alunos.
Como os pais podem ajudar?
Os pais e outros membros da família, ou amigos, desempenham um papel fundamental na adaptação na educação infantil.
Além de ajudar a criança a se organizar e a dar garantias, se necessário.
É normal que as crianças sintam uma mistura de excitação e ansiedade antes de iniciar uma nova escola, e a maioria se estabelecerá de maneira bastante feliz.
No entanto, permita que isso aconteça e prepare-se para alguns “problemas iniciais”. Algumas coisas que podem ajudar incluem:
• Envolver seu filho na decisão sobre qual escola ele irá frequentar
Visite a escola com seu filho para conhecer os professores de antemão, mesmo se você já tiver outras crianças, como irmãos, na escola.
Muitas escolas secundárias organizam ‘dias de testes’ para novos alunos.
• Descobrir qual professor entrar em contato, quando e como, no caso de você ter alguma dúvida ou problema
Dar avisos antecipados de quaisquer necessidades específicas da criança, ajuda os professores a estarem preparados para dar qualquer apoio que for necessário.
• Apoie e tente identificar os sentimentos da criança
Também é importante que você, como pai ou responsável, permaneça calmo e alegre. Se você está se sentindo ansioso, a ansiedade do seu filho também pode aumentar.
As escolas fazem muito mais hoje em dia para ajudar as crianças a se sentirem bem-vindas. Tente reconhecer qualquer sentimento de nervosismo que seu filho possa ter.
Tente dizer “é natural sentir-se nervoso” em vez de “não ser bobo, não há nada com que se preocupar”. Converse com seu filho antes e discuta qualquer preocupação que ele possa ter.
• Vá com seu filho no primeiro dia de aula
Se possível, acompanhe seu filho no primeiro dia. É uma excelente oportunidade para conhecer seus professores e pode adicionar uma sensação de segurança.
Os pais, em diálogo com os professores, podem pedir que eles apresentem uma companhia para o seu filho, como um “tutor” para apresentar a escola e sua rotina. Além disso, deixe o professor saber de quaisquer preocupações ou problemas.
• Converse com as crianças
As primeiras semanas de adaptação na educação infantil podem ser desafiadoras. A criança pode reagir de maneira diferente do que se esperava.
Certifique-se de ter tempo para conversar com elas sobre a experiência deles e se estão se adaptando à nova escola.
Fique atento a qualquer sinal de que seu filho não esteja se ajustando. Peça um tempo a um com os professores, se necessário.
• Encoraje seu envolvimento
Ajude seu filho a encontrar clubes e atividades que deseje frequentar, seja na escola ou em um centro comunitário.
É legal que ele interaja com novas crianças e busque seu espaço de conforto na nova escola. Os pais, inclusive, podem procurar saber se há atividades das quais seus filhos se interessem, como clube da leitura, esportes e artes.
• E lembre-se: vai levar tempo!
Se adaptar a uma nova escola e novos amigos levará algum tempo. Dê ao seu filho a chance de se sentir confortável em seu novo espaço.
Pode levar alguns meses até que as coisas se resolvam. Permita que seu filho (e você mesmo) se ajustem aos poucos.
Cada um tem seu tempo para se adequar às mudanças! O importante é que haja sempre um apoio.
Prontos para ajudar seu pequeno na adaptação na educação infantil? 😉