Atividades de leitura e escrita: conheça 7 para sair da rotina!
Texto publicado em 29/01/2019 e atualizado em 11/01/2024
Realizar atividades de leitura e escrita em sala de aula é essencial para motivar as crianças. Mostrar a elas que o mundo literário pode ser tão divertido, principalmente nas férias, é super importante para a formação de jovens leitores.
Janeiro, férias, verão… esta época, em geral, é repleta de muitas brincadeiras ao ar livre. Por isso, aposte também em criativas atividades de leitura e escrita! Então, que tal conhecer algumas dicas para aproximá-los do mundo literário?
A importância da leitura
Antes de tudo, precisamos falar sobre como a leitura e a escrita são importantes para a formação das crianças.
Isso porque, ao entrarem em contato com histórias inventadas (seja por eles mesmos ou não), exercitam a sua criatividade. Então, conseguem praticar a sua habilidade de imaginar personagens, cenários, animais e diversas outras coisas.
Além disso, é possível dizer que a habilidade ajuda as crianças a pensarem em diversas maneiras de resolver um mesmo problema. Ou seja, a criatividade serve para fazer com que pensem fora da caixinha e isso se torne o seu diferencial.
Para além da criatividade, a leitura pode trazer diversos outros benefícios para a vida estudantil dos pequenos. Por exemplo: a melhoria da escrita e o aumento do vocabulário.
Podemos citar como outros exemplos, também, a melhoria da coesão dos seus textos e o desenvolvimento de seu raciocínio lógico.
Muitos educadores garantem que, depois do incentivo à leitura, a escrita dos pequenos melhorou bastante. Pois eles começaram a se preocupar mais com concordância, edição dos textos e até mesmo se tornaram mais responsáveis socialmente.
Portanto, incentivar a leitura e, consequentemente a escrita, é essencial para a formação e o desenvolvimento dos pequenos. Para conferir 7 atividades de leitura e escrita para as crianças, continue lendo esse texto!
Leia também: Motivação para os alunos: como empolgar as crianças através da leitura
7 dicas de atividades de leitura e escrita para crianças
Para estimular as crianças a mergulharem cada vez mais no universo literário, é legal que haja a inclusão de livros e o hábito de escrita no dia a dia. Por isso, nada melhor que apresentar algumas atividades simples e divertidas para os pequenos.
Então, educador, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão de tornar o dia a dia dos pequenos ainda mais literário! Confira 7 atividades de leitura e escrita para sair da rotina:
1. Palavras do dicionário
Você sabia que um dicionário é uma valiosa ferramenta de aprendizado? Especialmente quando a própria criança faz o seu próprio livreto de palavras que são desafiadoras.
Por isso, comece a incentivar os seus pequenos a criarem um dicionário próprio. Para montá-lo, eles precisarão reunir várias folhas de papel e grampeá-las, para formar um livreto.
Claro que o dicionário também pode ser feito em caderno ou agenda, mas que tal estimular a criatividade com um livreto feito manualmente? 😉
Então, durante a dinâmica do dicionário, peça para cada aluno escrever no topo de cada página uma nova palavra que aprendeu recentemente, por exemplo.
Para deixar ainda mais colorido e visual, se a palavra puder ser mostrada em uma foto, peça a eles que procurem em revistas e jornais para encontrar figuras que ilustrem as palavras e cole-as nas páginas corretas.
Ou então elas mesmas podem ilustrar a palavra como quiserem: desenhos, adesivos, recortes de figuras, etc.
Depois de cada pesquisa, incentive as crianças a escreverem o significado de cada palavra e uma frase usando cada palavra nova. Dessa forma, você pode usar o vocabulário em sala de aula!
Se os alunos puderem, pergunte se gostariam de usar algumas ou todas essas frases como base para uma história criativa. Ao fim, encoraje a leitura dessa história para você e outros membros da família.
2. Jogo das emoções
Que crianças não gostam de jogar charadas, não é? Então, misture as atividades e coloque uma nova reviravolta nesta brincadeira clássica.
Esta não é apenas uma atividade familiar divertida, como também ajuda a identificar emoções – uma habilidade socioemocional muito importante quando se trata de desenvolvimento social e compreensão de leitura!
Isso porque o tom, o humor e a emoção são assuntos muito abstratos e difíceis de explicar. Portanto, para começar a atividade, passe algum tempo primeiro conversando com a criança sobre isso.
Explique o que é cada uma dessas palavras e que, apesar de serem abstratas, podem ser representadas com gestos.
Logo em seguida, é hora de iniciar a charada!
Peça para cada aluno descrever um sentimento. A princípio, você, educador, deve escolher o sentimento que deverá ser representado.
Por exemplo: peça para a criança gesticular a forma que uma pessoa de mau humor ficaria e soaria, e então uma pessoa com bom humor.
Assim, cada criança deve ser capaz de dar uma boa explicação e representação de cada sentimento. Ela precisará usar seu raciocínio lógico para compreender e representar a emoção, para que todos ao seu redor entendam.
Depois, você pode começar a pedir emoções um pouco mais “complexas”, para que a brincadeira não fique muito óbvia.
Recomendamos que separe diversos humores diferentes e escreva-os em um pedaço de papel, para não esquecer!
Esses são alguns exemplos para começar: nervosismo, confusão, frustração, esperança, animação, incerteza, confiança…
Esta é umas das atividades de leitura e escrita que ajuda muito na identificação dos pequenos.
Além disso, ajuda também a descrever e compreender em histórias as emoções dos personagens – e o que tem relação direta com as competências socioemocionais valorizadas pela BNCC.
3. Uma história na perspectiva de uma formiga
Essa é uma atividade de leitura e escrita muito criativa e inusitada.
As formigas são criaturas incríveis – tão pequenas, mas tão poderosas. Elas são capazes de trabalhar juntas como uma equipe, visando alcançar o mesmo objetivo.
Uma de suas características mais marcantes é que são capazes, juntas, para levantar objetos mais pesados que elas próprias.
Para as crianças da educação infantil é muito instrutivo assistir a um grupo de formigas trabalhando juntas para levar uma migalha de comida de volta ao formigueiro para compartilhar com a colônia.
Sendo assim, esta atividade é uma boa oportunidade para ajudar as crianças a explorar outras perspectivas.
Faça-as refletir e considerar, por um momento, o quão gigantesca uma migalha de pão deve parecer a uma formiga, e quão insignificante ela pode parecer para nós.
Ou seja: pedir para as crianças se colocarem no lugar da formiga desenvolve a capacidade de observação e compreensão. Elas poderão pensar com uma outra perspectiva, expandindo a forma como enxerga o mundo.
Por isso, ajude a criança a pensar sobre esse ponto de vista e criar sua própria história. Ela pode começar descrevendo sobre a aventura de uma formiga em sua casa e, aos poucos, ir construindo uma narrativa própria.
Ao mesmo tempo, ela irá reforçar a importância do trabalho coletivo e a construção de excelentes habilidades de escrita ao mesmo tempo.
4. Soletrando
Essa atividade de leitura e escrita serve para testar os conhecimentos de cada criança e seu raciocínio lógico.
Primeiramente, peça para as crianças escreverem em diversos pedaços de papel algumas das palavras que elas conhecem.
Em seguida, coloque todas as cartas dentro de um saco de papel e agite-as para embaralhar.
Os jogadores do “Soletrando” devem se sentar em círculo ao redor de uma mesa ou no chão mesmo.
Depois, a primeira criança que for jogar pega a sacola (sem espiar!) e pega uma carta contendo uma das palavras escritas.
Ela deverá ler a palavra em voz alta para toda a classe descobrir qual é.
E então, deve soletrá-la letra por letra. Se a criança soletrar corretamente, ela mantém o cartão.
Se ela soletrar incorretamente, o cartão deverá ser posto de volta na bolsa. A criança passa o saco para o próximo jogador, que repete o processo.
Ao final, as crianças têm em mãos as palavras que souberam soletrar e poderão ajudar a soletrar as que erraram.
Além disso, você pode incentivar a dinâmica premiando os alunos que acertarem as palavras (e os que erraram também). Pode trazer doces deliciosos, adesivos coloridos, lápis, canetinhas, giz de cera… Fica a seu critério!
Sem dúvida as crianças vão adorar fazer parte dessa dinâmica.
5. Entrando no personagem
Muitos alunos da educação infantil e do ensino fundamental exploram suas leituras sem parar para entender os pontos mais sutis do desenvolvimento do personagem.
Portanto, separamos uma das atividades de leitura e escrita que ajudará a criança a cavar um texto. Assim, seus alunos poderão compreender por si próprios como as palavras escritas podem ganhar vida.
Essa é uma ótima maneira de fazê-los entender o caráter e praticar habilidades de leitura oral.
Além disso, se a criança está tendo dificuldades com a compreensão da história, essa é uma maneira ideal de ajudar.
A dinâmica funciona assim: pergunte às crianças qual livro estão lendo. Em seguida, peça para contarem sobre os personagens da história e explicar qual é a sua favorita e por quê.
Você pode fazer outras perguntas também! Por exemplo: “Como os personagens estão se sentindo? Que pistas nos levam a entender melhor esse personagem?”.
É dessa forma que os responsáveis e professores podem apontar maneiras pelas quais entendemos melhor o caráter: como um personagem diz algo e o que o personagem está fazendo (linguagem corporal, por exemplo).
Depois de identificar essas pistas com a criança, pratique a leitura da cena em conjunto. Ao realizar a leitura, dê ao seu personagem um tom e uma maneira particular de falar, para deixar a leitura mais divertida.
Deixe a criança soltar a imaginação neste momento! O personagem tem um sotaque? Gosta de balançar a cabeça? Faz gestos?
Ajude seus alunos a interpretarem o que estão lendo e dar vida às palavras!
6. Apresentação em caixa de cereais
Essa é uma atividade que junta leitura e reciclagem. É o combo perfeito para uma atividade inesquecível na escola!
Que tal levar uma televisão para dentro da sala de aula? Mas espera aí! Não estamos falando de uma televisão tradicional.
Sabia que você pode criar uma versão própria de uma televisão a partir de uma caixa de cereal e dois rolos de papel toalha?
Funciona dessa maneira: as crianças podem criar a tela da televisão fazendo um buraco em uma das laterais mais largas da caixa.
Em seguida, inserem os dois rolos de papel dentro da caixa. Elas podem fazer as ilustrações em diversas folhas de papel para apresentá-las na televisão.
Quando os rolos de papelão são girados, a história é contada.
Para te ajudar a compreender essa atividade, educador, assista a esse tutorial!
Essa pode ser uma das criativas atividades de leitura e escrita a ser feita em casa, sala de aula ou até mesmo com amigos nas férias.
Elas podem se basear em livros que mais gostam, em histórias clássicas, em construir uma narrativa sobre suas férias ou um acontecimento legal.
Garantimos que não vai faltar diversão para as crianças com essa atividade!
7. Projetos literários
Por fim, além de saber todos os motivos benéficos para estimular as crianças da educação infantil e ensino fundamental a escreverem e lerem, é necessário, também, planejar bons projetos literários na escola.
Para isso, tanto a instituição quanto os pais podem procurar e conhecer novos projetos literários que estimulem o protagonismo das crianças.
E você sabia que também pode dar um passo além e dar asas à imaginação das crianças com a ajuda da Estante Mágica?
Nós somos a maior experiência de incentivo à leitura e escrita do Brasil e propomos diversas atividades de escrita. Ao final da experiência, cada aluno vai ter um livro escrito para chamar de seu.
E a melhor parte disso tudo é que as crianças ainda terão a chance de ver seu trabalho lançado em um livro físico. Não é incrível? 😍
Com essa experiência, seus alunos poderão se tornar os protagonistas de sua própria jornada, além de usufruir dos diversos benefícios da leitura e da escrita.
Assim, vão conseguir exercitar a sua criatividade de uma maneira muito mais divertida – e autônoma!
Não perca tempo e aplique sua escola agora. É muito fácil!
Basta inscrever a sua escola na Estante Mágica clicando aqui.
Vamos adorar dar asas à imaginação dos seus alunos! ❤
Conclusão
E então, educador, gostou dessas 7 dicas de atividades de leitura e escrita?
Depois dessas sugestões incríveis, apostamos que vai ficar muito mais simples para introduzir o hábito de leitura aos pequenos! Sem dúvida as crianças vão aproveitar muito esses momentos de criação dentro da sala de aula.
Lembrando que fica totalmente a seu critério qual ou quais atividades serão aplicadas dentro da sala de aula, beleza? Você pode testar uma ou mais com os seus alunos, para ajudar no incentivo da leitura e da escrita.
Fica a seu critério como e quando levá-las para as crianças. Mas uma coisa é certa: elas vão se divertir muito com cada uma delas!
Curtiu essas dicas? Então compartilhe esse texto para ajudar outros educadores também! 🙂
www.penessays.com/blog/buy-college-essay-on-our-site-you-will-not-find-cheaper
31/janeiro/2019 @ 10:46
All these activities can be performed in such a way: one of the creative reading and writing activities to do at home, in the classroom, and with friends on vacation.
Victoria Fernandes
05/julho/2019 @ 10:01
That’s it! There’s always time and place to practice reading and writing 🤗