Como um projeto literário aumentou o interesse de alunos pela biblioteca escolar
Entenda como a Escola Presidente Médici aumentou a procura dos alunos pela sua biblioteca por meio do projeto literário da Estante Mágica, que transforma crianças em escritoras.
Com 10 turmas participando do projeto e cerca de 270 alunos, entre a Educação Infantil e o 5º ano do Ensino Fundamental, a Escola Presidente Médici apostou no projeto literário da Estante Mágica para impulsionar o hábito da leitura, escrita e criatividade entre as crianças.
Os pequenos autores da escola do Maranhão soltaram a imaginação e, com a orientação dos professores, bibliotecária e coordenadores, foram incentivados a mergulhar cada vez mais no universo da leitura.
A escola, que tem Rosienia Barbosa Sales como coordenadora do projeto literário, busca fazer da participação dos alunos na atividade literária uma troca de experiência inesquecível e enriquecedora.
A ideia é fazer com os alunos que escreveram os livros contem suas histórias para outras crianças, estimulando o protagonismo infantil e uma rotina de leitura.
E mais: além de apostar no projeto literário, a Escola Presidente Médici também acredita que o hábito da leitura vem do incentivo diário e com o uso de atividades atrativas para os estudantes.
“Temos uma agenda cultural onde trabalhamos algumas datas comemorativas, como: dia da poesia, dia do livro infantil, semana do folclore, semana da criança, etc”, conta Rosienia.
“Também desenvolvemos uma agenda de visita semanal na biblioteca da escola, em que cada turma tem um dia e um horário fixo para o desenvolvimento de atividades lúdicas, de leitura e escrita.”
Para a coordenadora, todo esse esforço é uma forma de despertar na criança o prazer do hábito da leitura, assim como contribuir para que elas vislumbrem novos horizontes e ampliem seu conhecimento de mundo.
Ou seja, deixar a escrita expressar suas emoções, anseios e percepções!
E para estimular a criatividade das crianças, a escola aposta em abordar as atividades literárias dando liberdade ao processo de criação dos alunos.
A proposta de ter temas livres para tais tarefas dá autonomia aos alunos de escrever aquilo que está em sua imaginação.
Rosienia ainda enfatizou como o poder da escrita é tão grande e como é possível as crianças desenvolverem suas competências socioemocionais através do ato de escrever – uma bela forma de se expressar!
“Tivemos alguns alunos que escreveram a história de suas vidas”, contou. “Em uma delas, a aluna contava do sonho de ter o pai por perto, já que ele trabalha em outra cidade, e em outra a aluna falava da sua felicidade ao saber que ganharia um irmãozinho”.
A educadora também destacou a importância da participação dos pais em todo o processo e a realização com o resultado final:
“Além de contribuírem com as biografias dos alunos, os pais ficaram mais próximos e víamos a felicidade estampada nos olhos, ao virem seus filhos brilharem como autores de suas histórias”.
Além disso, novos hábitos de leitura dos estudantes foram percebidos pela escola. De acordo com Rosienia, os alunos se tornaram leitores mais assíduos e os livros se tornaram um atrativo prazeroso para a rotina.
“A mudança que vimos foi uma procura maior pela biblioteca e empréstimos de livros. Os alunos se mostraram mais interessados em ler e ouvir histórias.”
Quanto à aplicação do projeto literário, a coordenadora também comentou sobre as mudanças ocorridas e o legado que ficou para a escola e seus alunos.
“Percebemos que os estudantes estavam motivados e engajados em desenvolver um trabalho de qualidade, até mesmo aqueles alunos com dificuldade de leitura e escrita se mostraram disponíveis, havendo interação entre eles”, relatou.
Um exemplo inspirador de como a leitura transforma a vida das crianças! E sua escola, como trabalha para estimular o hábito de leitura dos alunos? 😉
Maria Eliane Gomes de lima
27/novembro/2018 @ 20:22
Muito lindo e edificante para as crianças,
Parabéns a todos que participasse desse projeto, parabéns.