Interdisciplinaridade na educação: qual é o impacto no aprendizado do aluno?
A interdisciplinaridade na educação é essencial para a formação integral dos alunos. Nesta matéria, explicamos o porquê!
Aprender é um processo que vai se atualizando conforme determinado período histórico. E, agora, no século 21, o que pode englobar muito das habilidades que a nossa época demanda é a interdisciplinaridade na educação!
Esse tipo de estudo permite ao aluno aprender fazendo conexões entre ideias e conceitos através de diferentes fronteiras disciplinares.
Os estudantes que aprendem dessa maneira são capazes de aplicar o conhecimento adquirido em uma disciplina a outra disciplina diferente, como forma de aprofundar a experiência de aprendizado.
A conexão entre diferentes conceitos é, portanto, essencial para esse tipo de estudo acontecer.
E quais os principais benefícios da interdisciplinaridade?
• Os alunos são altamente motivados, pois têm interesse em buscar tópicos que sejam interessantes para eles;
Como resultado, o conteúdo é frequentemente enraizado em experiências de vida, dando um propósito autêntico para o aprendizado e conectando-o a um contexto do mundo real;
Consequentemente, o aprendizado torna-se significativo, proposital e profundo, resultando em experiências de aprendizado que permanecem com o aluno por toda a vida;
• Os estudantes cobrem tópicos com mais profundidade, porque estão considerando as muitas e variadas perspectivas a partir das quais um tópico pode ser explorado;
• As habilidades de pensamento crítico são usadas e desenvolvidas à medida que os alunos analisam os limites disciplinares para considerar outros pontos de vista e também começam a comparar e contrastar conceitos entre áreas de assunto;
• Os alunos começam a consolidar a aprendizagem sintetizando ideias de várias perspectivas e consideram uma forma alternativa de adquirir conhecimento.
• Explorar tópicos em uma variedade de limites de assunto motiva os alunos a buscar novos conhecimentos em diferentes áreas;
• O conhecimento interdisciplinar e a aplicação de diferentes disciplinas estimula a criatividade;
• Tópicos valiosos de pesquisa podem cair nos “espaços” entre as disciplinas tradicionais;
Resumindo: a interdisciplinaridade na educação é importante porque engloba diversas habilidades que um estudante precisa desenvolver para atuar em diversas áreas da vida.
Se parar para pensar, por exemplo, os problemas do mundo real são interdisciplinares. Em sua maioria o problema não é “eu preciso resolver esse tipo específico de equação matemática”.
Em vez disso, um problema poderia estar relacionado à pobreza, sustentabilidade, às condições sanitárias, ao transporte e às divulgações pela cidade.
Esses tipos de problemas exigem que muitas disciplinas diferentes se unam para formar uma solução.
Além disso, a interdisciplinaridade na educação leva as crianças a focar na aprendizagem das habilidades da vida, como pensamento crítico, colaboração, criatividade, inovação e resolução de problemas.
Isso vai ao encontro das competências da BNCC, que colocam como objetivo mergulhar o aluno em diversos ensinamentos.
Pode ser muito valioso, já que as habilidades adquiridas são encontradas em vários assuntos ou fluxos de estudo e são projetadas para levar os alunos a aplicar o que aprenderam em novos contextos.
E mais: os professores podem avaliar não só os trabalhos que foram realizados, mas também o trabalho em equipe, a participação e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Assim, o educador terá também noção sobre a eficácia das aulas e a relevância e aplicabilidade de questões essenciais.
Sobre toda essa perspectiva, vale ressaltar que uma das maiores barreiras para se alcançar um verdadeiro estudo interdisciplinar em ambientes educacionais é a necessidade de colaboração dos educadores.
Isso pode ser difícil de conseguir às vezes, mas não impossível.
O ensino e a aprendizagem interdisciplinares são maximizados quando profissionais de diferentes disciplinas trabalham juntos para servir a um propósito comum e ajudar os alunos a fazer as conexões entre diferentes disciplinas ou áreas temáticas.
Tal interação é em apoio a construção de novos conhecimentos e uma compreensão mais profunda das ideias do que o estudo disciplinar.
Por isso, os educadores devem se unir em propostas que ofereçam múltiplos conhecimentos em sala de aula. Há várias maneiras de se abordar a interdisciplinaridade nas escolas – basta um bom planejamento! 😊
A interdisciplinaridade na educação permite a síntese de ideias e a síntese de características de muitas disciplinas.
É a construção de uma ponte entre as ciências e as artes, por exemplo, e elimina as barreiras entre disciplinas que, de outra forma, poderiam se informar e melhorar umas às outras.
Essa abordagem certamente fomentará o amor pela aprendizagem, acenderá uma centelha de entusiasmo e abordará as diferenças de aprendizado para os alunos.
Além disso, esse olhar poderá levar o estudante a apreciar matérias que antes não gostava.
Isso é porque eles aprenderão como as habilidades e os conceitos se relacionam com as disciplinas que eles gostam.
Afinal de contas, é bem legal entender e ver como tudo está conectado e pode ser posto em prática, não é mesmo?
A interdisciplinaridade na educação é algo atraente para os aprendizes e se conecta com o mundo real. Por isso, impacta positivamente no desenvolvimento dos alunos.
E então, professores, prontos para apostar cada vez mais na interdisciplinaridade na educação? 😉