4 ações indispensáveis para motivar uma equipe pedagógica
Trabalho em equipe muitas vezes pode ser exaustivo, ainda mais na corrida rotina escolar. Por isso, para ter bom resultados é necessário que todos trabalhem juntos e sejam motivados. E quais ações que podem estimular uma equipe pedagógica?
Separamos 4 ações indispensáveis para garantir o ânimo do corpo pedagógico. Confira:
1. Transparência do diálogo entre a administração e o corpo docente
Além de apostar nas importantes reuniões pedagógicas, a escola pode se organizar para criar eventos quinzenais com todos os seus funcionários.
Eventos mais na linha de confraternização, um momento de leveza, onde todos podem conversar, trocar ideias e se distrair. Uma espécie de “happy hour” pedagógico!
Cada um pode propor uma atividade ou uma apresentação onde traga ideias, pontos de vista e desafios para o gerenciamento de todas as áreas.
Quanto mais transparente for a comunicação entre todos, mais fácil será de entender os limites e as possibilidades do momento.
Além disso, fica mais fácil de compreender a função de cada profissional presente e as dificuldades e acertos que cada um pode estar passando no momento.
2. Capacitação e formação contínua
A educação sempre tem novidades no seu campo. Novas pesquisas, métodos e aplicações. Agora mesmo a educação brasileira está passando por uma mudança com a adoção da Base Nacional Comum Curricular nas escolas, que exige novas metodologias, novos ensinamentos e o uso da tecnologia na sala de aula.
E para ninguém se sentir perdido ou desgastado sem o apoio da escola e dos colegas de trabalho, é legal que workshops, palestras, leituras, reuniões e debates sejam sugeridos para toda a equipe.
Professores, coordenadores e gestores que se atualizam e crescem juntos constroem um ambiente de aprendizado mais eficaz e transparente, além de haver a valorização de cada um na formação de um bom ensino.
Por isso, é sempre bom entender as novas demandas da área para que todos se sintam atualizados e capazes de desenvolver aquilo que está sendo exigido. Desta forma, os profissionais tornam-se mais motivados a ensinar, pois se sentem mais capazes e confiantes.
3. Estruture intervenções pedagógicas
Compreender, explicar e corrigir. Essas são as principais características da intervenção pedagógica. Uma forma de engajar os colaboradores é desenhar ações para ajudar a readequar o planejamento durante o ano letivo.
Por que isso é importante? Bom, a realidade escolar muda constantemente. Os desafios de janeiro, provavelmente, serão diferentes em agosto.
Um modelo pedagógico customizado e flexível ajuda a não engessar a equipe da instituição de ensino. Além disso, permite que as intervenções sejam feitas com mais autonomia.
Seguindo essas boas práticas e sempre visando a um objetivo claro aliado a conteúdo de qualidade, metodologia adequada e avaliação periódica, o trabalho fica mais eficiente.
Ou seja: um ambiente de trabalho mais leve resulta em uma equipe pedagógica mais motivada também, o que leva a melhores resultados durante o ano letivo.
4. Reforce os pontos fortes e a colaboração
Todo professor, coordenador e gestor tem pontos fortes e fracos. Quando os professores conseguem usar essa força na sala de aula, por exemplo, é fácil ver o quanto os alunos se tornam mais envolvidos e inspirados.
Pode ser difícil para alguns integrantes da equipe pedagógica reconhecerem suas próprias forças, especialmente ao tentar acompanhar os padrões do currículo escolar.
Para ajudá-los a descobrir o que funciona na sala de aula, peça a cada professor que pense em algumas lições específicas que funcionaram muito bem e em quaisquer ferramentas ou técnicas que o professor goste de usar, como incorporar música em uma aula.
E ter toda a equipe pedagógica trabalhando junta pode afetar significativamente sua motivação.
Professores mais experientes serão reconhecidos por suas melhores estratégias de ensino. Professores mais jovens receberão validação de que as coisas que estão tentando estão realmente funcionando.
Coordenadores poderão ajudar gestores e vice-versa. Considere criar comunidades de aprendizado profissional em sua escola para criar uma estrutura mais formal para colaboração.
Manter a equipe pedagógica motivada é um desafio que, quando bem enfrentado, interfere positivamente no desempenho dos alunos e consequentemente, na qualidade da instituição.
Além disso, motivar diariamente faz a diferença, assim como ações para animar a equipe pedagógica durante toda a semana. Muitas vezes, pequenos gestos podem fazer grande diferença na rotina escolar.
E na sua escola, como sua equipe pedagógica é motivada?