Como incentivar a leitura através de projetos? Leia este artigo!
Todos sabemos da importância do incentivo à leitura para as pessoas de um modo geral, mas é na escola, com as nossas técnicas, que os alunos vão aprender a compreender melhor a importância de um livro .
Sabemos também que apenas as apostilas com fragmentos de texto não fazem o aluno se apaixonar pela leitura. Elas apenas incentivam a interpretação e apresentação de uma estrutura textual propícia para ilustrar um conteúdo didático.
Por isso, neste artigo, escrevi um pouquinho como incentivar a leitura por meio de projetos. Vou mostrar que maneira estruturar esses projetos de modo a fazer o alunos perceberem o real valor do livro como um instrumento de conhecimento para o desenvolvimento das suas múltiplas inteligências.
A escolha do livro
Um dos aspectos mais importantes para o primeiro contato com o livro é, sem dúvida, a sua escolha.
Tente apresentar para a turma um livro de fácil entendimento para a faixa etária dos alunos e que dê para fazer links com o conteúdo que se está sendo trabalhado em sala, assim você poderá abordar diversos conteúdos incentivando a leitura.
E como incentivar o primeiro contato com a obra?
Criar um suspense para o enredo, fazendo algumas perguntas, falando do livro enquanto explica alguma matéria didática ou lendo um pequeno trecho é um bom começo para incentivar o início da leitura do livro.
Os alunos ficarão curiosos e, depois de adultos, se interessarão pelas obras pelo mesmo motivo.
A escolha da obra varia muito, pois deve ser de acordo com o que se quer trabalhar. Lembra sobre a importância de se elaborar projetos com um tema como guia?
Pois é, você pode escolher o livro pelo tema, pela necessidade de algum aprendizado para a turma (por exemplo, as diferenças físicas entre os alunos, solidariedade, identidade). O importante é sempre termos um propósito de aprendizagem em cada projeto.
O importante é “sentir” o quê a turma está precisando trabalhar para podermos escolher e acertar na escolha do livro.
O início do trabalho: o reconhecimento da obra
Para iniciarmos os trabalhos com um livro é importante que o aluno entenda o contexto do livro, os aspectos em que ele foi escrito, seu autor, sua a importância na sociedade e curiosidades.
Devemos conhecer e reconhecer que cada obra literária foi escrita em um período histórico e que cada período histórico teve as suas características.
Mostrar isso para os alunos de forma dinâmica é muito importante, pois o aluno, além de aprender mais sobre a obra, ficará motivado a realmente conhecer os livros sobre outros aspectos.
O aprofundamento da leitura
Um bom projeto de leitura permite que os alunos consigam aprofundar a análise da obra. Veja bem: uma obra literária é um conjunto que contém texto, ilustrações, sensações, emoções, um ou mais pontos de vista, metáforas, personagens, questionamentos.
Atingir os níveis de leitura desvendando cada um destes aspectos, ou, de acordo com que o projeto se despõe, torna a leitura mais atrativa e com certeza, será um incentivo para novas leituras e possíveis apaixonados por livros.
Para incentivar a leitura dentro de um projeto deve-se apresentar o livro de uma forma diferente para que os próprios alunos desvendem novos aspectos do livro, desfrutem das extrapolações que a literatura se dispõe.
São inúmeros aspectos que uma boa leitura nos permite extrapolar, cada livro tem a sua contribuição e seus diversos ângulos e olhares.
Fomentar a descoberta dos alunos para a apreciação desta pluralidade de olhares é, de fato, o que um projeto literário poderá contribuir no letramento literário do aluno e incentivar seu gosto pela leitura.
A ressignificação da obra lida: o trabalho do aluno como agente de produção
Propor atividades sobre o livro lido é o fechamento de qualquer atividade. Em projetos, não precisamos e não podemos somente utilizar um questionário ou uma roda de discussão.
Podemos fazer uma releitura de tudo o que foi aprendido em forma das mais diversas expressões artísticas: teatro, fotografia, música, vídeo, pintura, desenho, poesia e escultura podem ser ótimas ferramentas de expressão.
Eu, particularmente, indico para as professoras, além de trabalharem alguma atividade, fazerem o fechamento de toda a vivência que o projeto proporcionou com a expressão escrita, pois fazer o aluno ressignificar o que leu traz inúmeros benefícios pedagógicos.
É na materialização escrita que o aluno irá aprofundar o seu conhecimento e trabalhar o seu senso crítico de forma mais elaborada e reflexiva podendo expressar o seu ponto de vista sobre o que aprendeu com o projeto validando o seu aprendizado com um produto rico e completo.
As questões abertas são sempre a melhor opção e devem abranger o debate e o aprofundamento da leitura, para que o aluno possa expressar, a sua vivência.
Presenciei a apresentação de um trabalho sobre um livro de minha autoria: Beatriz e a festa da chuva, em que cada personagem tinha um instrumento que compunha os sons da chuva.
Depois de o livro ser trabalhado em sua interdisciplinaridade, os alunos terem feito instrumentos com sucata, cozinha experimental de bolinhos de chuva, e mais, o professor de música pediu para cada aluno escrevesse uma história sobre um instrumento que mais gostasse.
Este projeto rendeu histórias fantásticas sobre música, afeto, ecologia, culinária e outros temas, e nem preciso falar que foi um sucesso na escola! E eu, como autora, fiquei apaixonada pelos relatos dos alunos.
Outro projeto literário que ajuda a incentivar a leitura e destaca o protagonismo do aluno é o da Estante Mágica. Nele, cada criança é convidada a escrever e desenhar a história do próprio livro e depois publicá-lo em um evento de autógrafos. Uma forma lúdica de aproximar o aluno dos livros, né?
Espero que vocês tenham gostado das dicas sobre como incentivar a leitura através de projetos e que venham novos projetos que tragam a paixão pela leitura!
Verônica Vincenza é escritora, mãe, e consultora de projetos educacionais. Membro de diversas Academias de Letras, nacionais e internacionais, com premiações nas áreas da literatura, arte e difusão da língua portuguesa. Oferece dicas sobre desenvolvimento infantil no blog Amiguinhos da Veronica e na página Histórias das Verônica.
Eliene da Silva
06/setembro/2018 @ 22:03
É admirável apreciar tais ideias sobre a importância da leitura, são conteúdos riquíssimos para um desenvolvimento de qualidade na educação.
E fica meu pedido de dicas, de como se escrever um livro com crianças do maternal.