Síndrome de Asperger: quais os principais sinais de alerta?
Conviver com uma criança com Síndrome de Asperger é um constante desafio para pais, educadores e profissionais especializados que acabam sempre buscando respostas para as seguintes perguntas: Quais são os sinais de alerta? O que uma criança com tal síndrome precisa? Como ajudá-la?
Crianças com Síndrome de Asperger não apresentam características físicas que a diferenciam dos demais, ela é considerada “diferente” apenas pela forma como se comporta em sociedade e por sua dificuldade em se comunicar.
Existem vários sinais de alerta, mas listamos os mais comuns abaixo:
1) Linguagem peculiar e dificuldade em entender metáforas
A maioria das crianças com Síndrome de Asperger fala fluentemente quando atinge os cinco anos de idade, porém sua linguagem é peculiar e sua fala superficial, apresentando grande dificuldade em usar sua linguagem no contexto social, bem como em compreender metáforas e as demais figuras de linguagem.
Neste ponto, é muito importante que os familiares, professores e demais profissionais envolvidos com a criança utilizem termos em sentido literal, vez que muitas crianças com Síndrome de Asperger acabam apresentando problemas de aprendizagem, em razão de não conseguirem entender alguma situação ou por conta da explicação de determinado conteúdo ter um duplo sentido.
2) Comunicação não verbal prejudicada
As expressões faciais e a linguagem corporal dos portadores da Síndrome de Asperger são pobres e, muitos deles, apresentam dificuldades com a proximidade física de outras pessoas. Por conta disso, a compreensão das expressões faciais ou de linguagem corporal de outras pessoas pode, muitas vezes, ser mal interpretada ou totalmente ignorada por indivíduos com Síndrome de Asperger.
3) Falta de empatia
As crianças com Síndrome de Asperger têm dificuldade de compreender e seguir as regras que regem o comportamento social, sendo desprovidas de habilidades emocionais ou desejos de interagir com outras pessoas.
Tal fato ocorre devido à falta de empatia destas crianças, as quais não conseguem entender as necessidades, emoções e comportamentos das pessoas com as quais convivem.
Quer entender mais este ponto? Acompanhe meu Facebook e Instagram, pois lá tem algumas atividades que trabalham as emoções e que podem ajudar crianças com Asperger a reconhecê-las.
4) Alterações motoras
A maioria das pessoas com Síndrome de Asperger não tem bom desempenho em jogos ou esportes que envolvam habilidades motoras (exemplo: basquete, vôlei, futebol, etc.), o que acaba, em alguns casos, afetando também a capacidade de escrever ou desenhar – atividades que exijam a utilização da coordenação motora fina.
5) Fascínio por um assunto em especial
As pessoas com esta Síndrome costumam apresentar memória privilegiada e interesse obsessivo em uma ou mais áreas específicas, tais como dinossauro, astronomia, tecnologia ou personagens de histórias em quadrinhos.
Via de regra, absorvem todas as informações disponíveis relativas ao seu interesse predileto e falam sobre o mesmo assunto durante muito tempo, ainda que ninguém esteja ouvindo.
6) Dificuldade em lidar com mudanças na rotina
A alteração de rotina, por menor que seja, é um caos para a criança portadora da Síndrome de Asperger. Por isso, é importante avisar com antecedência qualquer quebra na rotina, a fim de reduzir a angústia e ansiedade da criança.
Ao longo do tempo, essa dificuldade em lidar com mudanças na rotina tende a diminuir, entretanto, as mudanças nunca serão facilmente toleradas.
7) Sensibilidade auditiva
O latido de um cão pode ser um barulho insuportável para pessoas com Síndrome de Asperger.
Desta forma, é importante que os familiares e professores estejam conscientes desta sensibilidade auditiva e procurem diminuir certos ruídos, a fim de reduzir o nível de ansiedade dessas pessoas, o que facilitará sua concentração e socialização.
Portanto, se você suspeita que seu filho seja um portador da denominada Síndrome de Asperger, não deixe de procurar ajuda de uma equipe de diagnóstico multidisciplinar, pois o diagnóstico tardio resulta em mais sofrimento, tanto para a família quanto para a criança, que acaba não recebendo o apoio e a ajuda necessária para solucionar os conflitos comuns à Síndrome.
Dentre os profissionais capacitados para auxiliar as crianças com Síndrome de Asperger está o psicopedagogo, que, através das intervenções psicopedagógicas, consegue minimizar os problemas comportamentais e garantir um melhor desenvolvimento das suas competências, aumentando assim, as chances de uma inclusão na sociedade mais bem sucedida.
Para mais informações sobre a referida síndrome, leia no meu site os artigos Quais são os objetivos das intervenções psicopedagógicas em crianças com Autismo? e Como obter sucesso na inclusão escolar de crianças autistas?.
Aline Ferro é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Desenvolve trabalhos educacionais e psicopedagógicos com a finalidade de ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Também compartilha dicas de atividades pedagógicas no site www.alineferro.com.br.