7 dicas valiosas para ajudar o filho nos estudos!
As provas estão chegando. E a maioria das crianças precisa de auxílio para se organizar no momento dos estudos para obter um bom desempenho nas provas. Portanto, quanto mais cedo a criança adquirir uma rotina de estudos, melhor será seu desempenho, pois conseguirá se sentir segura, reduzindo o estresse e a ansiedade, muito presentes nessa fase. A rotina de estudos pode ser conquistada com ajuda dos pais ou de um psicopedagogo especializado. E como ajudar o filho nos estudos?
Conheça 7 (sete) recomendações valiosas que podem ajudar seu filho a se preparar melhor para as provas:
1. Defina um local e horário de estudo
O local escolhido para o estudo deve ser um espaço tranquilo, confortável, com boa iluminação e longe de possíveis distrações (tablet, televisão, animais de estimação, irmão mais novo, etc).
Após definir o local mais adequado, ajude seu filho a elaborar uma agenda de estudos, a qual deve ter momentos de trabalho e outros de lazer.
Se os dias e horários estiverem bem definidos, as chances da criança adiar o momento de estudo para realizar outra atividade são muito menores.
Obs: Lembre-se que, alternar momentos de estudo com momentos de descanso e lazer é fundamental para que a criança consiga renovar sua energia e seu entusiasmo.
2. Planeje o estudo
Se a criança souber exatamente aquilo que vai estudar, seu estudo será muito mais produtivo e eficaz. Por isso, é importante dedicar algum tempo para organizar a matéria que seu filho precisa estudar.
Em seguida, tente dividir o conteúdo pelos dias e horários definidos para o estudo de determinada disciplina.
3. Mostre as estratégias para estudar cada disciplina
As 4 principais estratégias de estudo são: exercitar, sublinhar, resumir e memorizar. Como cada disciplina tem a sua própria especificidade, não podemos estudá-las sempre da mesma maneira, por exemplo, no caso de Ciências, História e Geografia, o estudo deve ser voltado para leitura e resumo das partes mais importantes, já a Matemática e, até mesmo, a Língua Portuguesa, o estudo deve ser feito através da realização dos exercícios.
Assim, antes de planejar o estudo, ajude a criança a pensar nas diferenças entre as várias disciplinas e na melhor forma de estudar cada uma delas.
4. Ensine a fazer resumos e a grifar as partes mais importantes
Ensine a criança a extrair as principais ideias daquilo que acabou de ler (resumindo ou grifando). Depois, peça para ela reescrever o conteúdo usando suas próprias palavras ou, simplesmente, peça que lhe conte o que acabou de estudar, pois isso contribui para memorização da matéria.
5. Tente transformar o estudo num jogo
Devemos sempre estimular para que a criança compreenda a matéria em vez de decorar os conteúdos, porém existem alguns que precisam ser memorizados (como tabuadas, datas, definições, etc).
Por isso, transformar tais conteúdos em jogos contribui para que a memorização ocorra de uma forma mais natural e divertida. Veja no meu site, Instagram e Facebook algumas sugestões de atividades, brincadeiras e jogos que podem ajudar na memorização dos diferentes conteúdos.
Além de elaborar jogos, use a imaginação para inserir referidos conteúdos no dia a dia da criança. No caso da Matemática, peça ao seu filho para comparar os preços dos remédios na farmácia; ou, durante um passeio de carro, faça jogos de multiplicações, adições ou subtrações usando os números das placas dos carros.
Já no caso Língua Portuguesa, peça para a criança ler, separar as sílabas ou formar frases com as palavras que encontrar nas placas de rua ou nos rótulos dos produtos do mercado.
O aprendizado e a fixação da matéria ocorrerá sem que a criança perceba ou sinta-se pressionada em absorver o conteúdo.
6. Converse sobre como o nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar a criança
É comum que a criança se frustre ao sentir dificuldade em determinado conteúdo. Quando isso acontecer, incentive a criança a tirar dúvidas com o professor, explique que existem conteúdos que são mais gostosos e fáceis e outros um pouco mais desafiadores, e estimule-a a manter a rotina de estudo previamente estabelecida (caso perceba que a criança não está conseguindo avançar em determinado estudo, deixe‐a fazer uma pausa e retome posteriormente).
O mais importante é impedir que a ansiedade atrapalhe o desenvolvimento e a manutenção da rotina de estudos.
7. Um dia antes da prova, apenas revise alguns conteúdos
Se a criança conseguiu cumprir sua rotina de estudos, não é necessário fazer um estudo intensivo um dia antes da prova. Neste momento, basta uma breve revisão contemplando, principalmente, os conteúdos que a criança apresentou maior dificuldade.
O mais importante é que a criança faça a prova se sentindo confiante, por isso, incentive-a, dizendo que tudo vai dar certo, pois todo esforço tem sua recompensa! Boa sorte!
Aline Ferro é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Desenvolve trabalhos educacionais e psicopedagógicos com a finalidade de ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Também compartilha dicas de atividades pedagógicas no site www.alineferro.com.br.
Haide da Silva Barreto
25/junho/2018 @ 11:26
Bom dia
Meu neto tem 7anos está no segundo ano e até agora não consegue ler e tem dificuldade na escrita não conhece as letras do alfabeto, minha nora já levou ele no psicólogo e não constou nada. Por favor que procedimento devemos tomar.
Desde já agradeço sua atenção.
Obrigada
Aline Ferro
26/junho/2018 @ 15:13
Boa tarde!
Podemos conversar por WhatsApp? Por favor, anote meu contato 11974785703.
Obrigada, Aline Ferro.
Edgar
30/maio/2018 @ 14:53
Excelente roteiro pra lidar com a gatotada.
Aline Ferro
26/junho/2018 @ 15:14
Muito obrigada Edgar!
Maria Teresa
30/maio/2018 @ 14:25
Fazer nossos filhos estudar com antecedência não é fácil! Mas as dicas são ótimas e vou tentar aplica-las! Muito obrigada
Aline Ferro
26/junho/2018 @ 15:14
Espero poder ajudar!
Obrigada, Aline Ferro