Construção da identidade na educação infantil e o papel dos pais
A influência dos pais na vida dos seus filhos é algo que a escola deve sempre conciliar com a sua premissa pedagógica. E como eternos aliados, a instituição pode aproveitar o poder que os pais têm para ajudar na construção da identidade na educação infantil.
As crianças desenvolvem sua identidade aprendendo a conhecer o que gostam em seu ambiente, sua maneira de se vestir, de se relacionar com os outros e com o mundo. Para que elas desenvolvam uma identidade própria, os pais, os primeiros influenciadores, devem sempre estar atentos a essa construção de identidade e o que ela pode apontar.
Para isso, é importante entender como os pais podem ser fatores essenciais nesse processo. Assim como, ao lado da escola, podem ajudar na construção da identidade na educação infantil.
Como os pais (e a escola) podem ajudar no desenvolvimento de identidade da criança
Todo comportamento fornece pistas sobre as crenças e os valores que os pequenos já adquiriram. Com a inserção deles na educação infantil, novas dicas e aprendizados irão se manifestar e os pais podem aproveitar as novas experiências para estimular o crescimento dos seus filhos.
Para serem parte de uma valiosa construção de identidade, é necessário que os pais:
• Estejam cientes das ações e comportamentos do seu filho e o que isso lhe diz sobre eles;
• Façam perguntas sobre sua performance na escola e o que mais atrai no aprendizado;
• Dê a eles opções sobre as atividades que gostariam de participar: Artes, esportes, leitura, experimentos etc. Essa pode ser uma atividade que se estenda da escola para casa ou vice-versa;
• Elogiem sempre o estilo pessoal. Seja na forma de pintar, desenhar, escrever, se organizar e tomar suas próprias decisões;
• Ouçam suas ideias abertamente e não force as suas. Procure sempre entender o estímulo por trás de tal pensamento;
• Quando precisar, ofereçam sugestões, sem controlar suas ideias e comportamentos. Apenas como uma forma de orientar a criança para que ela desenvolva sozinha sua linha de pensamento.
Deixe que ela teste e veja que em um exercício, ao misturar azul com verde não resultará em amarelo, por exemplo. Isso estimula que a criança saiba aprender com seus próprios erros;
• Assim como os educadores têm o cuidado de não impor sua identidade sobre a dos alunos, é importante que os pais façam o mesmo. Sem críticas e julgamentos;
• Criem atividades que a criança a identificar quem é. Junto da escola, os pais podem sugerir projetos artísticos, experimentos científicos, clubes de leitura, feiras gastronômicas e atividades físicas que auxiliem as crianças a saberem do que realmente gostam.
Por que promover a participação da família no desenvolvimento da identidade é importante
Considerando que as famílias têm o maior impacto no crescimento das crianças pequenas, é fundamental que elas estejam ativamente envolvidas nos esforços do programa escolar que promovem o senso de identidade e o desenvolvimento geral de seus filhos.
A escola deve sempre mostrar como é importante a participação dos pais na construção da identidade na educação infantil. Eles promovem novos sensos, afinal de contas, são considerados espelhos pelos seus filhos.
Por isso, é importante que os pais tenham consciência do seu poder sobre o desenvolvimento das crianças e como podem ajudar de forma benéfica tal processo.
Ao mesmo tempo, também é muito importante que a escola seja sensível aos valores, origens, crenças, práticas culturais e tradições das famílias, pois elas se relacionam com o desenvolvimento de habilidades e a independência das crianças pequenas.
Embora os professores possam ter certas opiniões sobre o que as crianças devem ou não fazer na pré-escola para desenvolver um senso de identidade, é importante levar em conta o olhar das famílias, tentando entender e honrar um ponto de vista que possa ser diferente.
Como um profissional atencioso e cheio de recursos, o educador precisa ser flexível e pensar em maneiras alternativas de se envolver positivamente com todas as famílias em sua sala de aula.
Estabelecer e manter relações de colaboração entre a casa e a escola promove o aprendizado e o crescimento ideais das crianças.
O mesmo deve ser feito pelos pais. Eles devem ter a consciência de que a escola também tem a preocupação de encontrar a melhor maneira para a construção da identidade na educação infantil.
Por isso, pais e responsáveis devem se dispor a participar de atividades e dinâmicas que proponham tal processo.
Quando se trata de famílias de crianças que requerem mais atenção de aprendizagem, a comunicação é particularmente essencial.
Como prestador de cuidados infantis, o educador e toda a escola deve reunir o máximo de informações possível sobre a criança e suas necessidades específicas. Para isso, a escola convidar a família para compartilhar preocupações ou fazer perguntas.
É legal que a instituição desafie-se a conhecer todas as famílias sob seus cuidados. Estender a mão para as famílias das crianças é uma forma de descobrir as prioridades delas.
Concentre-se em seus pontos fortes e apoie-os em suas lutas. Em vez de julgar, seja sensível sobre por que os membros da família acreditam ou agem da maneira que fazem.
Ter o cuidado de prestar a ajuda correta na construção da identidade na educação infantil é um dos papéis fundamentais, tanto dos pais quanto da escola. Principalmente neste fase de crescimento, onde as crianças estão mais disponíveis à aprendizagem.
Neste momento, os pequenos estão propensos a captar os modelos de indivíduos que os cercam e começam a ter a consciência da sua identificação, valores e habilidades.
Esse é um dos motivos também para estimular o lado criativo das crianças, com leitura e artes, assim como ensinar habilidades socioemocionais e regras de convivência e coletividade.
Recapitulando, a escola podem exercer o papel de lembrete e estímulo aos pais de como eles são essenciais para um positivo processo, mas também é necessário que os mesmos estejam dispostos para tal exercício. Por isso, novamente, o diálogo é a peça chave para o sucesso! ?