Diversidade familiar e Dia das Mães: o que sua escola precisa saber!
No próximo domingo comemoraremos o Dia das Mães e, como costume, as escolas se preparam para celebrar a data com os alunos. Porém, é notável que algumas perspectivas mudaram com os anos e que é necessário ter mais zelo ao abordar a data. Os motivos são diversos, como desde uma reflexão sobre o papel da maternidade a reconhecer a diversidade familiar.
Os tempos mudaram e o olhar sobre algumas definições também. Se antes a figura materna era a de uma mulher dona de casa e que disponha todo o seu dia para o cuidado dos filhos, hoje sabemos que não é bem assim.
O mesmo ocorre quão o significado de ser mãe, pai e família. Enquanto alguns alunos têm mãe e pai, outros podem ter duas mães, dois pais, uma mãe ou pai solteiro, avós, pais divorciados ou toda uma série de situações e estruturas familiares.
Por isso, é necessário que os educadores e todas as escolas reavaliam suas propostas de comemoração ao Dia das Mães e compreendam as transformações sociais e a diversidade familiar atual. Afinal de contas, a escola deve criar empatia com a realidade dos seus alunos e atender, da melhor maneira possível, as novas demandas.
A ideia é desconstruir um pouco a imagem da maternidade perfeita, dos estereótipos de gênero e abrir o olhar de que outras pessoas podem exercer o papel da maternidade na vida das crianças. Vamos abraçar novas perspectivas! ?
A geração do século 21 mostra que há diversas maneiras de se exercer o papel de mãe e é isso que a escola pode abordar na comemoração. Ao invés de apenas centrar em flores, artigos de beleza e utensílios para a casa, os professores podem estimular as crianças a pensarem sobre outras coisas que associam às suas mães.
Ou seja, que tal prestar atenção em alguns detalhes que são sempre repetidos com a data e que podem fazer grande diferença? É importante que:
• Para os alunos mais jovens, evite atividades que envolvam estereótipos de gênero, como fazer cartões com formato de flores e corações para o Dia dos Mães;
• Com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o Dia das Mães (e o Dia dos Pais também) pode ser usado como uma oportunidade para observar os estereótipos de gênero. Os alunos podem discutir as qualidades que mães e pais têm e explorar por que essas qualidades foram culturalmente atribuídas a um gênero específico. As perguntas que o professor pode fazer para gerar uma reflexão incluem:
– Quais são as qualidades importantes para os pais? Pode uma mãe ou um pai ter estes?
– Que tipo de coisas os pais fazem por ou com seus filhos? Pode uma mãe ou um pai fazer isso?
• Após a reflexão anterior, os professores podem realizar algumas atividades com as crianças que as estimulem a pensar sobre as características, esforços, qualidades, imperfeições e gostos da sua mãe ou da pessoa que ocupa esse papel em sua vida. A intenção é criar empatia sobre a figura materna e seus desafios. Para isso, duas atividades podem ser planejadas:
– Faça uma linha do tempo
Peça para os alunos desenharem uma linha do tempo das suas mães e marcarem momentos ou ações que lembram com suas mães. Por exemplo: “No ano tal eu nasci, no outro ano ela viajou a trabalho e trouxe livros pra mim ou me contou suas aventuras, em tal ano ela me ensinou a” … e etc.
– Mãe vai além dos adjetivos
Uma atividade comum no Dia das Mães é fazer um cartão ou desenhos apenas com as qualidades de cada uma. Mas, em geral, elas se resumem a beleza e quão paciente e dedicada elas são. Peça para os alunos pensarem também em algumas imperfeições. A ideia é que ajude tanto o adulto quanto a criança a tirar essa visão de que a maternidade tem que ser perfeita – isso cria empatia e lembra como ela é importante? ?
Por exemplo, peça para a criança escrever “minha mãe briga comigo e também me ajuda a fazer as lições de casa”, “minha mãe às vezes esquece meus horários e joga futebol comigo” ou “minha mãe às vezes não pode ir na minha apresentação do balé e me leva ao cinema, museu ou faz minha comida favorita”.
Outro ponto, citado anteriormente, que a data traz à tona é a diversidade familiar. Motivo pelo qual algumas escolas tem instituído o Dia da Família no lugar. E que tal oferecer ideias para tornar essas atividades mais receptivas a todos os alunos e suas famílias?
Os educadores podem ajudar todos as crianças a se sentirem incluídas durante esse período. Aqui estão três maneiras de mostrar a todos os estudantes da sua classe que a família deles é importante:
• Leia um livro com sua turma que apresenta cenários de diversidade familiar
Há alguns livros infantis, como É Tudo Família, de Alexandra Maxeiner, que o professor pode usar para ilustrar o assunto para as crianças, ao explicar diferentes tipos de famílias. O principal e mais conhecido no momento é O Livro da Família, de Todd Parr, que aborda temas sobre adoção, livros que destacam os pais LGBT e muito mais.
• Use planos de aula que celebram todas as estruturas familiares
Os envolventes planos de aula permitem que os alunos definam sua própria estrutura familiar em oposição a um conjunto tradicional. Explore os planos de aula com foco na diversidade familiar.
• Certifique-se de que as comemorações escolares podem incluir uma ampla gama de adultos atenciosos.
Celebrações como “Dia da Família” ou “Dia da Pessoa Especial” permitem que os alunos reconheçam qualquer pessoa apoiadora em sua vida. Isso deixa espaço para os alunos honrarem adultos atenciosos, independentemente de sexo ou relacionamento.
Celebrações inclusivas podem servir como uma importante experiência de aprendizado, oferecendo oportunidades para discutir e reconhecer os muitos tipos de famílias em nossas comunidades e os muitos adultos atenciosos que estão na vida das crianças.
É claro que todas essas propostas devem ser conversadas entre professores, coordenadores e os pais e responsáveis. É muito importante que haja uma comunicação efetiva e clara entre todos os envolvidos, a fim de que todos saiam satisfeitos com os resultados positivos em prol dos alunos.
Pront (a) para oferecer um valioso Dia das Mães na sua escola? 😀