Movimento Maker, a inovação que engaja alunos em sala de aula
Educadores, vocês procuram inovação para a sua escola? Se sim, já ouviram falar do Movimento Maker? Prepare-se para saber mais sobre este novo olhar sobre a educação! ?
O Movimento Maker traz a concepção de “colocar a mão na massa” e no ditado de “é na prática que se aprende”. Ou seja, é criar diferentes espaços de aprendizagem que proporcionem novas experiências ativas.
Uma revolução de aprendizado tecnológico e criativo em andamento em todo o mundo tem implicações empolgantes e vastas para o mundo da educação. Novas ferramentas e tecnologias, como impressão 3D, robótica, microprocessadores, computação vestível, e-têxteis, materiais “inteligentes” e linguagens de programação estão sendo inventadas em um ritmo sem precedentes.
O princípio da educação baseada nesse conceito é que cada pessoa deve ser um indivíduo criativo, inventivo e produtivo e que, através da criação, aprendemos.
Felizmente, para os professores o movimento criador se alia às inclinações naturais das crianças e ao poder de aprender fazendo. Ao adotar as lições do projeto, os educadores podem renovar as melhores práticas de ensino centradas no aluno para envolver estudantes de todas as idades.
Examinando os benefícios e vantagens do Movimento Maker e analisando por que ele ressurgiu, podemos usá-lo de maneira produtiva na sala de aula, entrelaçando essas novas técnicas com os métodos clássicos, como leitura, escrita e assim por diante.
E como isso pode ser aplicado na educação brasileira?
Estes conceitos e princípios do Movimento Maker estão profundamente relacionados com a teoria educacional do construcionismo. Educadores como Maria Montessori, Friedrich Fröbel, John Dewey e outros promoveram o uso de objetos físicos e ferramentas na educação.
Além das ferramentas e brinquedos, qual é o potencial educacional do Movimento Maker? Introduzir a filosofia de como ser um “Criador” na sala de aula estimula o aprendizado ativo. Também promove a necessidade de explorar, criar e inovar – todas as habilidades essenciais e valiosas para a aprendizagem e para a sociedade.
E mais: é amplo e flexível o suficiente para ser adaptado às demandas curriculares específicas. Quando os alunos são mais ativos, ele transfere o papel do professor para a facilitação e a tutoria e abre espaço para a co-criação e a aprendizagem pelo ensino.
O Movimento Maker celebra as crianças, pois elas têm uma coisa que muitos adultos lentamente deixam escapar: a imaginação deles. As crianças não conhecem as regras geralmente aceitas que os adultos impõem a si mesmas e, portanto, são livres para criar ferozmente, sem medo de julgamento.
Essas ferramentas inspiraram criações incríveis de pessoas de todas as idades em todo o mundo. Agir – e essencialmente ser um criador – melhora a experiência de aprendizado, baseando-se na criatividade e imaginação dos alunos, além de combinar o conhecimento mental com a aplicação física. Em vez de os alunos lerem as respostas, a iniciativa incentiva os alunos a criar as respostas.
Construir coisas deixa as crianças animadas com assuntos em sala de aula. Isso embaça a linha entre educação e diversão. O objetivo é fazer com que os alunos vejam que, investindo tempo em aprender o que pode ser um básico entediante, um mundo de oportunidades criativas espera por você.
O Movimento Maker pode, por exemplo, mostrar a um aluno como a construção com legos pode levar a um diploma de engenharia ou como a geometria pode levar a uma carreira de moda. Até agora, os tipos de classes “Criadores” foram restritos ao laboratório de ciências e à oficina. É importante expandir o conceito em todas as disciplinas da educação, incentivando os professores a descobrir maneiras de incluir as oportunidades do Criador em todo o seu currículo.
Três formas de aplicar na sala de aula:
1. Ensine aos interesses dos alunos e incentive que eles apliquem seus conhecimentos
Criar situações em que os alunos experimentam a necessidade de aprender irá motivá-los a realmente fazer esse aprendizado. Isto é especialmente verdade se os estudantes gostarem particularmente do assunto. Dedicar um tempo para entender os interesses individuais de cada aluno ajudará os professores a atender seus estilos de ensino para ajudar a motivar os alunos a aprender.
Por exemplo, entender que um aluno adora videogames pode ajudá-lo a direcioná-lo para uma carreira de codificação ou animação por computador. Concentre-se não apenas em ensinar disciplinas, mas também em ajudar os alunos a descobrir como aplicar seus conhecimentos de maneiras que sejam significativas para eles.
2. Tenha as ferramentas certas
Uma das melhores maneiras de incentivar os alunos a serem Criadores é criar um espaço de trabalho. Ferramentas de compra como impressoras 3D, filmadoras, instrumentos e computadores incentivarão os alunos a mexer e aprender como eles funcionam. Sem as ferramentas, é muito difícil para os alunos criarem muitos tipos dos projetos mais contemporâneos, pelo menos quando se trabalha com tecnologia moderna.
3. Veja a falha como aprendizagem
Incentive os alunos a experimentar e recompensar seus esforços. Uma das coisas mais importantes a fazer para iniciar um Movimento de Criadores na sua escola é criar um espaço seguro para os alunos criarem e aprenderem. O erro deve ser reformulado simplesmente como dados que um aluno pode aprender da próxima vez.
Projetos do Movimento Maker para a Educação Infantil/Fundamental
– Invente um novo brinquedo! Use materiais reciclados para projetar e construir um brinquedo ou um jogo divertido. Tenha uma feira de brinquedos onde todos possam brincar com suas invenções. Use todos os materiais e ferramentas aos quais você tenha acesso, de papelão a impressoras 3D.
– Use o Scratch, uma linguagem de programação de computador gratuita, para escrever seu nome na tela ou para animar suas iniciais. Confira a biblioteca de mais de três milhões de projetos no site do Scratch e “remixe” um deles em seu próprio programa de computador.
– Construa uma parede de mármore com corridas de mármore, rampas e rodas. A física e o movimento do faça-você-mesmo vêm à vida! Adicione contadores, interruptores e desviadores para aumentar o desafio e a diversão.
– Investigue animações stop-motion e faça um filme sobre um evento histórico. Sabe o Anima Mundi? Inspire-se no evento e leve os alunos!
Que tal? Vamos adotar as inovadoras propostas deste conceito na sua escola? 😀
Anna Carla Pantoja
30/maio/2018 @ 12:06
Nossa que material rico!
Estou muito feliz em ter me inscrito na Estante Mágica, tenho plena certeza que minhas aulas serão mais criativas e inovadoras a partir do aprendizado deste material. Sou formada em pedagogia e tenho como referência John Dewey, Montessori dentre outros teóricos da educação, acredito que o aluno precisa se interessar-se pela aprendizagem, pelo conhecimento e tudo parte do pressuposto daquilo que ela já conhece.
Vanessa santos
21/maio/2018 @ 19:36
Boa noite! Eu adoro o material de vocês, mas vejo que não tem nada para adolescentes, o que para mim seria de grande valia.
Obrigada.
Vanessa Santos