Como alfabetizar na era digital?
O uso da tecnologia pede um novo olhar dos educadores, que precisam conciliar esses avanços aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Sendo assim, como aliar a alfabetização à era digital? Confira nossas dicas!
A tecnologia, como bem sabemos, transformou tudo à nossa volta. É comum agora que crianças e jovens alunos “virem” as páginas de um livro pela tela de um tablet enquanto leem uma nova história.
Por enquanto, não há consenso sobre exatamente como as tecnologias devem ser incorporadas à instrução de alfabetização.
Os praticantes têm poucas diretrizes e muitos estão simplesmente adaptando suas lições como acham melhor pedagogicamente.
Mas muitos especialistas em alfabetização concordam em pelo menos uma coisa: que todos os alunos devem aprender com uma mistura de textos impressos e digitais – mesmo os mais jovens.
Os leitores de hoje estão mergulhando no texto de maneiras que simplesmente não conseguíamos imaginar há uma década ou duas.
Eles navegam em um novo mundo de material de leitura impressa e digital de forma paralelo. Portanto, um dos trabalhos do educador é preparar o aluno para essa realidade.
Expor os estudantes à leitura impressa e digital logo no início da escola é uma maneira de refletir o que cria uma leitura autêntica para a nova geração.
Adicionar leitura digital à tarefa pode parecer um pouco difícil, mas na verdade ela é uma valiosa aliada para ensinar as habilidades básicas da alfabetização para os alunos e aprimorar sua leitura.
Mesmo os alunos nascidos em uma era digital precisam aprender uma série de novas habilidades, incluindo como operar os dispositivos, gerenciar distrações e manter sua própria segurança e privacidade.
E uma das melhores maneiras de ensinar habilidades técnicas é através do bom exemplo.
Os professores podem mostrar aos alunos como usar a tecnologia usando eles mesmos e falando sobre o processo.
Podem também mostrar às crianças como navegar em um espaço on-line, como um artigo na Web com hiperlinks e multimídia.
E a grande vantagem da internet é que nela são encontradas as mais variadas atividades e elas podem ser bem divertidas para os pequenos.
Os exercícios de leitura e compreensão podem ser feitos na sala de aula e em casa, alternando entre jogos de entretenimento e jogos educativos.
Por exemplo: caça-palavras, atividades de memorização, entre outros jogos didáticos.
Abaixo, separamos alguns exemplos de maneiras que a alfabetização na era digital pode ser desenvolvida:
– O uso de dicionários online e listas de vocabulário para ajudar a aprender novas palavras;
– Hiperlinks de palavras e frases complexas com vídeos e outros recursos explicativos;
– O uso de leitores eletrônicos e outros dispositivos feitos para e-books;
– O uso de questionários e jogos divertidos e interativos para testar a retenção de vocabulário e o conteúdo básico.
O que todas as sugestões acima têm em comum é que elas combinam tradicionalmente leitura de livros com os recursos e benefícios oferecidos pela tecnologia, em especial a internet.
Assim, a era digital é uma maneira de estimular os alunos a procurarem conteúdos literários e incentivos para complementarem os conhecimentos pedagógicos adquiridos na escola.
Seguindo essa ideia, confira algumas dicas de tarefas para a leitura digital:
Aprenda sobre os principais interesses da turma
Antes de mais nada, é extremamente importante que o professor conheça os pequenos, para lhes dar uma escolha sobre o que leem.
Os alunos têm curiosidades grandes e pequenas, e dar-lhes uma escolha nos textos que leem pode ajudá-los a explorar os interesses atuais e aprender sobre coisas novas.
Usando essas informações, o professor pode ajudar a orientar os alunos em direção a livros que realmente fascinam ou a dar-lhes tempo e espaço para explorar sua sala de aula ou biblioteca escolar.
Forneça acesso a uma ampla variedade de textos
Com um dispositivo digital em mãos, é mais fácil do que nunca para os alunos pesquisarem um artigo, post de blog ou e-book sobre um tópico de interesse.
Isso ajuda-os a crescer para serem curadores de material de leitura de alta qualidade é importante. Os alunos que têm o mundo ao alcance dos seus dedos podem se beneficiar de orientação ao procurar novos materiais de leitura.
Encontre leitores mentores para inspirá-los
Frequentemente recorremos a textos mentores para ajudar os alunos a crescerem como escritores, aprendendo com exemplos fortes de diferentes autores. Os alunos também precisam de mentores para construir sua rotina literária.
Eles podem ter pessoas em suas vidas que compartilham sua experiência como leitores e amor por diferentes gêneros, mas é legal também que os professores e pais apresentem pessoas referências.
Estimule o estudante a trocar experiência com um colega sobre os livros através de mensagens ou chamadas de vídeo. Isso faz com que os alunos aprendam a valorizar os hábitos de leitura, além de fortalecer o imaginário.
Aliar a alfabetização na era digital com tecnologias, internet e o estimulo a leitura pode ser um rico desafio e adaptado aos poucos para a realidade da sala de aula.
Pode-se começar como um tema do cantinho da leitura ou como uma atividade literária diferente, ao lado de exposições, feiras e outras tarefas que envolvam toda a escola.
É legal também pensar nas mudanças que o ensino brasileiro está passando e como adaptar a era digital nas escolas é umas das novas maneiras de aprendizagem.
Relembrando que a BNCC apresenta como uma das suas 10 competências a cultura digital.
E como vocês, professores e coordenadores, planejam e têm usado as novas tecnologias nas salas de aula?
Adriana
04/abril/2018 @ 19:05
Adorei as dicas