Contador de histórias: por que seu aluno deve se tornar um
No dia 20 de março, comemorou-se o dia do contador de histórias. Essa data reforça que esse é um método bastante interessante para ajudar as crianças no ensino-aprendizagem na sala de aula. As artes da narrativa podem facilmente melhorar o currículo e a aprendizagem socioemocional, ao mesmo tempo em que fortalecem a comunidade escolar. Quando você envolve seus alunos através do poder da linguagem, diversão e compartilhamento de narrativa, os elementos formais da aquisição da linguagem seguirão mais facilmente. Então, vamos embarcar nessa e colocar os pequenos para contarem histórias? ?
Inicie um programa para o seu aluno se transformar em um contador de histórias, no qual ele conta narrativas em sala de aula e por conta própria. Isso ajuda no processo de alfabetização do aluno, aprimorando suas habilidades de leitura e escrita. Entenda os benefícios dessa iniciativa:
Melhoria das habilidades de leitura, escrita e conversação
As crianças que ouvem histórias são expostas a muitas novas palavras. Eles podem não saber o que todas as palavras significam, mas ouvir ou ler uma história ajuda-os a entender o significado das palavras através do contexto. Ao desenvolver listas de vocabulário baseadas na história, o professor aproveita a curiosidade natural das crianças para entender a obra, e elas são mais motivadas a consultarem um dicionário ou usar as novas palavras em histórias de sua própria criação.
O método de estimular o estudante a se tornar um contador de histórias promove habilidades de escrita, incentivando os jovens a escrever suas próprias histórias, impressões de histórias que eles ouviram ou até mesmo uma peça baseada em um conto familiar. Crianças que ouvem histórias geralmente melhoram suas habilidades de leitura porque elas estão interessadas em ler outras histórias e informações relacionadas.
A narrativa ajudar a melhorar as habilidades de comunicação oral dos alunos. Uma vez que eles tenham ouvido uma história, geralmente ficam ansiosos para discutir sua compreensão e relacioná-la a experiências. As crianças também podem entrevistar membros de sua família ou comunidade para aprender mais sobre as histórias.
O poder da história
Para atrair a atenção das crianças de imediato, comece a contar histórias de maneira descritiva – lembrando que adaptações são necessárias de acordo com a turma. Veja as nossas dicas para te ajudar nessa atividade:
– Fale mais devagar, colocando mais emoção na voz;
– Use mais ações físicas e efeitos sonoros para ajudar a associar ações corporais universalmente reconhecidas (corrida, sono, etc.) com novas palavras;
– Peça ao público para repetir palavras-chave e ações;
– Use e abuse do humor. O riso é essencial para quebrar a barreira da linguagem.
Depois de alguns tempo, os próprios alunos vão se empolgar em criar suas próprias histórias e a usar toda sua aquisição da linguagem para por em prática. O professor pode estimular a escrita e as apresentações começando por pequenos contos, mas histórias animadas. Assim, os alunos vão começar a compartilhar narrativas, superando a timidez e se preocupando menos em cometer erros publicamente.
Crie uma lista de estudantes que queiram ser contadores de histórias e mantenha esse esquema pelo resto do ano, até o último dia do semestre. Os primeiros estudantes vão continuar a progredir rapidamente no currículo mais amplo. Os motivos pelos quais a narrativa é tão poderosa na inspiração da comunicação e aprendizagem da língua portuguesa são:
– Histórias são inerentemente parte da experiência humana, em qualquer idioma. Contar histórias é um ponto comum entre todas as culturas do mundo, independentemente das taxas de alfabetização;
– As crianças habitam naturalmente os mundos de fantasia, e as histórias são um meio natural para expressar linguagem e emoção;
– Com um começo, meio e fim, as histórias têm uma estrutura que cria um senso de realização;
– Quando os colegas apreciam sua história, é um grande impulso para a confiança;
– É muito divertido ver seus amigos interpretando sua história, vestindo costumes e usando adereços. Diversão é a melhor motivação;
– Contar histórias não requer um vocabulário técnico complexo. Pense em filmes mudos e quadrinhos. Narrativa sofisticada pode ser entendida com poucas palavras.
Não se preocupe com a grafia, gramática e caligrafia do aluno neste estágio. Um foco nessas áreas pode facilmente desmotivar o novo contador de histórias e inibir a sua criatividade. Deve haver liberdade para assumir riscos e cometer erros.
Os professores devem estar prontos para apoiar alunos tímidos e ajudá-los quando eles ficarem presos em uma palavra. Qualquer estudante que se levantar para contar uma história fez um avanço incrível.
A maioria dos alunos escreve suas próprias histórias, mas alguns trabalham juntos, o que é maravilhoso para desenvolver a confiança na criatividade. Alguns adoram usar cartões postais como estímulos de imaginação ou auxiliares de sequência narrativa.
E lembrem-se: os estudantes se inspiram em suas leituras, portanto, um canto de livro variado é essencial na sala de aula!
Quanto às apresentações, o professor deve estimular um ambiente de equilíbrio e confiança para o aluno falar na sala de aula. É legal também incentivar que os estudantes experimentem várias entonações e reflitam uma gama de emoções em suas vozes. Nessa etapa, eles estão enfrentando a necessidade de selecionar apenas a palavra certa para transmitir um pensamento.
Para facilitar o processo do aluno ser um contador de histórias na sala de aula, as crianças podem trabalhar juntas em pequenos grupos para criar uma história usando um grupo específico de palavras. Por exemplo, a cada grupo é dado um cartão com cinco ou seis palavras e tempo para planejar uma história.
Cada palavra no cartão deve ser usada na história e pode incluir grupos de palavras como:
– espada, resgate, bruxa, caminho, linda, queijo;
– cortina, mesa, cachorro, espaguete, palhaço, telhado;
– luar, sapatos, naufrágio, menina, vela, árvore.
Cada caixa com as palavras é designada a um grupo para contar sua história para o resto da turma. Para estimular ainda mais a criatividade das crianças, faça novos grupos com novos cartões na próxima tarefa. Com isso, diferentes contadores e diferentes histórias irão aparecer com o exercício.
E aí, preparado para transformar seu aluno em um grande contador de histórias? 🙂
maria socorro santos de oliveira
28/março/2018 @ 17:06
Adoro as sugestões dadas por vocês!!!
Parabéns!!!