Atividades de leitura? Veja 5 imperdíveis!
Importante para a evolução do aprendizado dos alunos, a leitura é um exercício que deve ser sempre estimulado pela escola e pelos pais. Sendo assim, nada melhor do que pensar em novas atividades de leitura para atrair as crianças ao mundo dos livros. Vamos estimular contato com esse universo literário através de interessantes e divertidas tarefas? Separamos sugestões bem legais para a sua sala de aula! ?
Atividade de compreensão
Com esta atividade, o aluno vai desenvolver algumas habilidades importantes de leitura e compreensão enquanto ele lê a história.
O objetivo vital para os iniciantes na leitura é a habilidade não apenas de decodificar as palavras, mas todo o texto fazer sentido. A criança pode ser capaz de encadear sons em conjunto, mas e os pontos da trama? Será que ela consegue associar todos os personagens retos e seguir o ritmo dos eventos que estão acontecendo?
Esta é uma das atividades de leitura que muitos professores usam – e também funciona em casa, ou seja, pais também podem realizar com seus filhos. É simples e fácil de executar, e pode levar a um pensamento muito profundo e complexo da história que se está lendo, ajudando a desenvolver essas habilidades de compreensão.
– O que precisa:
Papéis adesivos (tipo Post it), caneta, livro de histórias que você planeja ler com a criança.
– Como aplicar:
A ideia dessa atividade é instigar a criança a refletir sobre a história e fazer com que ela observe detalhes da narrativa e construa uma sequência de fatos no seu imaginário. Assim, a cada página que for lida, destaque o que de mais importante aconteceu. A princesa está triste? Como ela está se sentindo em relação a bruxa? Por que o herói está a caminho de um novo lugar?
Faça perguntas sobre o personagem e suas características. Aponte a evolução da história e a conexão dos acontecimentos. Anote as perguntas e curiosidades nos papéis adesivos e cole em cada página. Antes de passar para a próxima, a criança deve responder os questionamentos propostos.
Essas atividades de leitura são tarefas simples e que podem ser feitas durante uma semana, dependendo da história, para que não fique muito cansativo para a criança.
Praticando a leitura com caça palavras
Nos primeiros anos da escola, há muitas novas palavras que a criança aprenderá a reconhecer. Com o intuito de facilitar o processo, aplique um divertido jogo de pesquisa que ajudará a melhorar as habilidades de leitura!
Usando dois conjuntos idênticos de cartas com palavras escritas, o aluno tentará encontrar o cartão “perdido” correspondente, que o professor escondeu em algum lugar da sala de aula. Ele vai começar a bancar o detetive e praticar a leitura ao mesmo tempo!
– O que precisa:
20 fichas, caneta, cesta ou pote.
– Como aplicar:
Em cada uma das 10 fichas, escreva uma palavra diferente. Em seguida, faça um segundo conjunto de cartas usando as mesmas palavras. Palavras como “o/a”, “foi”, “ter”, “tudo”, “muito”, “bom” e “alguns” são ótimos exemplos que podem ser escrito nos cartões.
Esconda os cartões ao redor da sala de aula. Coloque-os em lugares fáceis de encontrar, como no chão, na mesa, na estante de livros ou nos quadros de aviso. É legal também esconder em lugares menos óbvios, como dentro de um livro ou deixá-los meio escondidos sob um copo.
Entregue o outro conjunto de cartões às crianças e peça que leiam a palavra no primeiro cartão. Diga que ela é detetive e precisa encontrar a palavra correspondente do cartão em suas mãos. Ela pode encontrar um cartão que não coincida com o que ela está procurando. Se isso acontecer, ela terá que reconhecer que não é a mesma palavra e continuar procurando.
Quando a criança encontra a palavra de um dos cartões, instrua-a a colocar as duas palavras na cesta. Faça com que ela continue até que todos os cartões tenham sido encontrados e emparelhados com seus cartões correspondentes.Ela pode facilmente encontrar as correspondências com as palavras, então experimente uma nova variação do jogo. Em vez de dar-lhe um segundo conjunto de cartas, desta vez você pode ler a palavra que ela precisa encontrar e ela terá que caçar o cartão que tiver escrito.
Uma vez que o aluno dominou essas palavras, faça outro conjunto de palavras e continue jogando! A identificação das palavras ajuda na hora da leitura e a compreender, aos poucos, a formação da frase, de um parágrafo e assim por diante.
Desenhando os personagens
Nada melhor do que estimular a imaginação das crianças pedido para que elas retratem o que acabaram de ler. Além de dinâmica, essa é uma das atividades de leitura que ajudam os alunos a prestarem mais atenção aos detalhes e descrição dos personagens nos livros, aumentando consequentemente a concentração na hora da leitura.
– O que precisa:
Livro, papel, lápis de cor, giz de cera, tinta e etc.
– Como aplicar:
Leim o livro juntos, um capítulo por vez. Depois de cada capítulo, incentive a criança a pensar sobre o personagem principal. O que ela conhece sobre ele até agora? Peça a ela que desenhe o personagem principal em uma folha de papel. Cada vez que ela aprende algo novo sobre ele, ela pode adicioná-la ao desenho.
Desenhe sua própria ilustração do personagem principal junto com o aluno, mas mantenha-o escondido! Não revele os desenhos entre si até o livro estar completo. Parte da diversão desse exercício está em comparar as interpretações de cada um no final.
Quando todos terminarem o livro, é hora de celebrar! Elogie os pequenos por terminarem um novo livro e aprenderem tudo sobre um novo personagem em conjunto. Em seguida, compare suas ilustrações. Todas as crianças retrataram os mesmos detalhes do personagem?
Associação de palavras
Uma vez que a criança reconhece as letras do alfabeto, o professor pode incentivar a praticar o reconhecimento simples de palavras. Aqui está uma maneira divertida e fácil de fazer a transição do domínio das letras para a construção de palavras.
– O que precisa:
Papel, canetas coloridas, revistas, jornais, panfletos, tesoura e cola.
– Como aplicar:
Em um conjunto de fichas, escreva algumas palavras simples que são fáceis de representar visualmente. Algo como “gato”, “cachorro”, “flores”, “casa”, “ônibus”, “praia” e etc. Em outras fichas, desenhe ou recorte imagens de revistas que ilustram as palavras que você escolheu.
Coloque todos os cartões na mesa e peça aos alunos que combinem cada palavra com a imagem correspondente. Com o tempo, após as crianças identificarem com mais facilidade a associação das palavras com as imagens, aplique a atividade de forma inversa.
Apresente as imagens nos cartões e peça que os alunos escrevam seus respectivos nomes. Isso ajuda a fixar a associação no imaginário deles e a aprimorar sua leitura.
Aprendendo a resumir a história
Professor, está procurando uma maneira nova e diferente de aplicar o clássico “relatório do livro”? Esta é uma das atividades de leitura que permitirá ao aluno praticar habilidades literárias importantes, como resumir, identificar personagens principais, sequência da narrativa e escrever uma crítica do que leu. Peça também para que eles leiam essas anotações em voz alto – isso estimulará a oratória dos pequenos aos pouquinhos.
Além de aprimorarem a criatividade e suas habilidades de escrita, estarão criando um pensamento crítico.
– O que precisa:
Papel, caneta, marcadores, lápis de cor e etc.
– Como aplicar:
Após terminarem um livro, peça que escrevam um resumo. Para fazer, a criança deve pensar sobre os principais eventos e personagens da história e tentar dar um relato breve e claro desses pontos, bem como o tema geral.
Em outra folha, peça ao aluno que escreva sua opinião sobre o livro. Isso pode incluir o que ele gostou da história, o que não gostou e todas as possíveis sugestões que poderia ter para o autor. Se quiser aprofundar a atividade, sugira que as crianças criem um final alternativo para a história ou continuem a narrativa de onde o livro parou.
E vocês, professores? Quais atividades de leitura mais gostam de aplicar em sala de aula? 🙂
Débora Miranda
29/abril/2019 @ 10:25
Sugestões simples , criativas e bem produtivas. Amooo!!!!!
fatima
31/outubro/2018 @ 07:58
adorei mande mais
Dineide Gomes
04/setembro/2018 @ 10:12
Amei as dicas. Queria que me enviassem mais sugestões no meu email.
Gilmara Carmo
15/maio/2018 @ 16:28
Olá boa tarde !
Adorei as ideias quero que enviem mais ideias de história para meu e-mail para que eu possa desenvolver com meus alunos, é uma turma de primeiro ano.
Adriana
16/março/2018 @ 19:08
Gostei muito vou aplicar essas dicas na minha sala de aula