3 professores inspiradores que você deveria conhecer
Conheça as histórias de 3 professores que modificaram a rotina escolar com práticas pedagógicas inovadoras e que vão te inspirar!
Nos dias de hoje, a profissão de educador pede uma certa versatilidade, ainda mais quando entendemos que as tendências educacionais estão sempre se atualizando.
As características que fazem um bom educador no século 21 são diversas, mas separamos aqui 3 que se destacaram no que fizeram.
Confira a trajetória de cada um e suas práticas pedagógicas transformadoras:
Gina Vieira Ponte
Idealizadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, Gina Vieira Ponte nasceu em Brasília em um bairro muito precário chamado Ceilândia.
Ao entrar na escola, Gina sentiu desde muito cedo como o racismo afetaria sua vida escolar. Por sofrer com xingamentos e pela situação financeira de seus pais, tornou-se uma criança invisível na sala de aula.
Gina tinha dificuldades de aprender a ler e escrever. Entretanto, uma professora teve um simples gesto que mudou o rumo da sua história.
Essa professora chamou Gina até sua mesa e quis entender o porquê dela estar com dificuldades. Ali, ela sentiu que era capaz de aprender e ser amada.
Depois de perceber como o magistério poderia impactar a vida de alguém, Gina se formou em licenciatura. Quando esteve na Estante Mágica, recordou sua trajetória e comentou sobre a sua motivação para criar o projeto que aplicaria com seus alunos.
“O projeto nasceu da vontade de ressignificar a prática pedagógica, de trazer para a escola discussões que são importantes para os jovens”, diz Gina.
A fim de criar um vínculo e entender a história por trás de cada aluno, sugeriu que eles contassem histórias sobre as mulheres que os inspiravam, através do projeto em sala de aula.
Assim, conseguiu desenvolver o protagonismo do aluno, por colocá-lo no centro do próprio aprendizado e trabalhar com obras de autoras mulheres, como Anne Frank e Malala Yousafzai.
Com isso, Gina estimulou a percepção em seus alunos que a mulher pode ocupar qualquer papel e exercer funções que impactassem positivamente sua comunidade.
O projeto “Mulheres Inspiradoras” ganhou diversos prêmios, como o 4º Prêmio Nacional de Educação e Direitos Humanos, apoiado pelo Ministério da Educação. Além do 8º Prêmio Professores do Brasil, do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero e do 1º Prêmio Ibero-Americano.
Jayse Ferreira
Na lista dos 50 melhores professores do mundo da Global Teacher Prize, Jayse Ferreira é Pernambucano e foi o primeiro de sua família a entrar em uma universidade.
Formado em Educação Artística, ganhou o prêmio Professores do Brasil por dois anos com projetos que desenvolveu com seus alunos.
O primeiro deles a ganhar o prêmio chama-se “Eu Sou Uma Obra de Arte: Etnias do Mundo” e esse projeto deu a oportunidade para a sua turma de reproduzir fotos de etnias diferentes.
O projeto surgiu após Jayse perceber que, na região onde lecionava, a diversidade racial era muito grande entre os alunos, muito diferentes do padrão observado na mídia e isso impactava diretamente na autoestima dos alunos e no seu aprendizado.
Além de expandir o ambiente escolar e dar destaque para a valorização das etnias, das raças, o projeto desenvolveu a valorização da diversidade dos seus próprios alunos.
O segundo projeto a ganhar o prêmio de Professores do Brasil se chama “Vamos Encurtar Essa História?” e nele, os alunos criavam curtas sobre temas que se interessavam, como Harry Potter e Minecraft.
Ao final do projeto, os próprios alunos conseguiram produzir o próprio curta, chamado Entre Dois Lados.
Com isso, o educador reforçou que os conteúdos pedagógicos devem se adaptar à realidade da escola, pois dialogam com o dia a dia da turma e aumenta o interesse da mesma pelos temas apresentados em sala de aula.
Willmann Costa
Atualmente Gerente de Educação da Estante Mágica, Willmann Costa é um dos nomes da educação brasileira atual.
Will também faz parte do Talentos da Educação, grupo criado pela Fundação Lemann que conecta importantes nomes da área de educação e amplia suas ações.
Além disso, o educador é especialista nas competências socioemocionais e um dos pioneiros na implementação dessa prática.
Em sua gestão como diretor no Centro Educacional Chico Anysio, no Rio de Janeiro, colocou seus alunos no centro do próprio aprendizado e reverteu o baixo interesse deles pela escola.
Com pequenas ações, que incluíam contar um pouco mais sobre si mesmo e procurar entender os interesses de cada um na sua turma, Will conseguiu motivá-los.
Ainda que os alunos demonstrassem maior aproximação, o conteúdo pedagógico da sua disciplina, Língua Portuguesa, ainda era uma barreira.
Novamente trazendo o método do aluno como protagonista, Will perguntou aos alunos o quê eles gostariam de aprender.
Então, com uma resposta inusitada, os alunos pediram ajuda do professor de português para criar um funk.
A princípio, o educador não entendeu muito bem o ritmo musical e3 e pediu para que eles explicassem mais sobre as características do funk.
A partir disso, os alunos começaram a criar a letra do funk e Will ensinava como classificar elementos presentes na música, como os substantivos, advérbios, rimas ricas, versos, estrofes etc.
Todas essas práticas educacionais têm uma coisa em comum: transformaram a forma de aprendizagem de seus alunos.
E você? Conhece um(a) educador(a) inspirador(a)? Comente o nome dele(a) aqui! 💙👩🏫