3 perguntas básicas para aumentar a produtividade na escola
Uma forma de organização de trabalho se tornou bastante popular nos Estados Unidos nos últimos 20 anos. Conhecida como Scrum, ela tem como objetivo engajar as equipes, dividir atividades em menores partes e fazer com que ocorra um aumento de produtividade sem que os trabalhadores tenham que empreender mais esforços ou mais tempo no trabalho.
Um dos elementos dessa metodologia de trabalho é a reunião diária, segundo Pedro Concy, CEO da Estante Mágica, startup de maior relevância na área da Educação no ano de 2016. “Regularmente, no mesmo horário, a equipe composta por professores e auxiliares se encontra por no máximo 15 minutos para responder questões organizacionais para melhorar a produtividade escolar.”
Nesse encontro diário, a equipe deve responder questões como: O que você fez ontem pra ajudar a equipe a chegar ao objetivo?, O que você vai fazer hoje para ajudar a equipe a chegar ao objetivo? e Quais obstáculos estão atrapalhando a equipe a alcançar o objetivo?
Com essas respostas, a equipe passam a se inteirar sobre o se passa com seus colegas em sala de aula e os integrantes podem compartilhar seus desafios e buscar no outro a solução para um problema. “Esse grupo, que é composto por um líder, como o coordenador pedagógico, irá registrar os obstáculos e resolvê-los, e deverá sair diariamente desta reunião sabendo quais seus objetivos para o dia”, sugere o CEO da Estante Mágica.
Sobre a Estante Mágica
A Estante Mágica é uma plataforma de projetos pedagógicos para a escola que tem por objetivo transformar os alunos em autores de seus próprios livros e, ao longo de seus 5 anos de existência, ajudou a transformar mais de 100 mil crianças em apaixonados por livros por todo o Brasil.
Abraços Mágicos!
Meire Angela Bertochi Veronese
27/julho/2017 @ 17:41
No retorno às aulas pretendo aplicar as três perguntas com a finalidade de organizarmos de maneira mais eficiente e assim alcançarmos os resultados desejados.
Abraços.
Cláudia de Lima Branco
25/julho/2017 @ 17:09
Olá,
Gostaria de receber sugestões para desenvolver um Café literário na escola.
Grata,
Cláudia
Isabel Maria Santos Uchoa
25/julho/2017 @ 15:02
E verdade uma gestão democrática essas três perguntas tem que ser feitas no cotidiano da equipe gestora com os professoras e demais funcionários
ANTONIO TADEU MENEZES
25/julho/2017 @ 10:56
Quero adotar esta prática. Trabalho com Educação Infantil.
Os desafios aumentam a cada dia: a) famílias descompromissadas,
b) ausência de reconhecimento com os profissionais …
Maria Márcia da silva
25/agosto/2017 @ 10:44
É verdade os desafios são muitos .
Cristiana Pires
24/julho/2017 @ 07:12
Quero inovar meus conhecimentos para ensinar o diferencial em aprendizagem aos meus alunos.
Maria Márcia da silva
22/julho/2017 @ 12:36
Goto de participar da estante magica sou professora e gosto muito de trabalhar com alfabetização e isso me faz de mim uma pessoa melhor .
ser professor nos dias de hoje e um desafio muito grande não é só ter um curso superior que vai fazer de você um professor melhor vai além disso você precisa gostar do que você faz para fazer diferente e fazer a diferença .
E essa troca de informação que a estante magica nos proporciona nos faz sentir pessoas melhores .
Olga Maria Rodrigues
21/julho/2017 @ 11:16
Aguardo muitas novidades que proporcionem diferenciais aos meus alunos.
roberta forato
21/julho/2017 @ 07:51
Muito interesssante
Nely Correia Gebhard
20/julho/2017 @ 21:15
Deve ser maravilhoso os conteúdos da Estante Mágica. Estou louca para conhecer.
VALDÁLIA PEREIRA DA SILVA
20/julho/2017 @ 19:46
Essa interação, organização e planejamento das ações realizadas só enriquece o diálogo deixando o conteúdo a ser desenvolvido mais leve e com grandes perspectivas de avanços e aceitação por parte do público alvo que são nossas crianças.