3 dicas para ensinar idiomas de forma interativa!
Com um mundo tão globalizado como o nosso, dominar mais de um idioma tornou-se um dos grandes objetivos de todo jovem estudante. E sabemos que o aprendizado de novas línguas é mais eficiente na infância. Para ajudar ainda mais nessa tarefa, separamos três dicas bem legais para você incentivar ainda mais os seus pequenos a colocarem em práticas novos idiomas =)
1) Aplicativos
Aplicativos como Duolingo possibilitam ao estudante contato diário com o vocabulário da língua de forma bem leve. Um hábito que fortalece (e muito!) os conteúdos aprendidos no decorrer do curso! Outros aplicativos, como o HiNative, permitem, em tempo real, que os pequenos troquem ideias diretamente com pessoas de determinado país. Ou seja: elas aprendem com nativos! Crianças, geralmente, já são apaixonadas por conhecer novas pessoas. Pense em quão incrível será para elas conhecer alguém lá do outro lado do mundo e, melhor: conseguindo se comunicar no idioma delas! Sem dúvida elas vão ficar super bobas e orgulhosas por tamanho avanço linguístico. A mini internacionalização irá não apenas atiçar o interesse em continuar aprendendo a língua, como também as deixará com ainda mais vontade de aprender outros idiomas e conhecer novas culturas.
2) Games
Os games não poderiam faltar, correto? Aprender de forma lúdica, é claro, é outra forma muito relevante para facilitar o processo de aprendizagem do novo idioma. Iniciar uma nova lição propondo uma brincadeira é interessante para despertar a atenção dos alunos. Por exemplo, numa aula de introdução a um determinado conteúdo, experimente levar uma bola de tênis à aula e faça a seguinte dinâmica: peça para que as crianças se reúnam num grande círculo. Depois, peça que elas reproduzam uma frase e passem a bola para o colega ao lado. Assim que completar o círculo, a pessoa que iniciou a frase anterior joga outra frase na roda e, assim, todos devem reproduzi-la. É uma forma divertida de memorizar novas palavras e tem tudo a ver com o espírito agitado das crianças. Na plataforma digital, também é possível encontrar outros games. O aplicativo Mondly, que é gratuito, é uma boa referência em jogos educativos.
3) Mostras culturais
Já imaginou um teatrinho de fantoches realizado pelos pequenos e verbalizado em inglês? Essa pode ser uma ótima forma de praticar a língua e, ainda por cima, entreter as crianças. Peças curtas, inicialmente, em que os alunos possam ler as frases atrás das cortinas, são importantes pontapés para que eles comecem a se preparar para memorizar vocabulários cada vez maiores. Os pequenos podem treinar em sala de aula, principalmente a pronúncia, e aí se divertem realizando a produção para parentes e amigos. Músicas também são sempre uma ótima pedida para memorização. Sabe aquelas músicas dos filmes que eles amam? Que tal brincar de traduzi-la para o inglês? Para promover as atividades feitas, vale decorar o ambiente com acessórios e comidas típicas da nação. Assim, todos entram no clima e fixam ainda mais efetivamente os conteúdos aprendidos.
Vamos lá? 😀
Suzoane
07/dezembro/2017 @ 10:13
Amei!! Ótimas dicas!!