Na volta às aulas, crie um ambiente acolhedor!
Fim do carnaval, bateu o sino definitivo. Agora, sim, é hora de começar o ano letivo de vez! E como fazer com que os alunos sintam que a escola é um ambiente acolhedor nessa volta às aulas? Para nossa tranquilidade, há vários caminhos a seguir para tal realização. E, mais uma vez, nada como um bom planejamento pedagógico para alcançar esse objetivo. Vamos compartilhar algumas boas ideias para garantir um clima positivo para toda a comunidade escolar? 😉
Pense em como criar cenários de boas vindas e fazer com que tanto as crianças quanto os responsáveis se sintam bem recebidos. Afinal de contas, não adianta pensar apenas nos estudantes. Os pais são também peças chaves na educação dos seus filhos e incluí-los no processo pode facilitar a comunicação entre ambos. Sendo assim, o ambiente acolhedor deve ser percebido por todos os envolvidos, fazendo com que as crianças e os pais se sintam bem recebidos. Uma atmosfera agradável deixa a volta às aulas mais envolvente e cria ou reforça os laços afetivos dos alunos com a escola.
Para a Educação Infantil, construa um cantinho na sala de aula como extensão do lar de cada aluno. Um projeto da professora Edimari Rodrigues Romeu, chamado “Um Cantinho da Minha Casa”, é uma boa referência e tem a iniciativa de criar um mural com fotos das crianças com suas famílias e espalhar brinquedos pela sala. Ambos os itens são disponibilizados pelos pais e responsáveis, que ajudam na familiarização do espaço. Com tal atividade, a criança se sente mais confortável no ambiente, com a mesma sensação de acolhimento que tem em casa, agora no colégio.
Já com os estudantes mais velhos, é legal que a integração com a escola venha pela boa comunicação. Programe atividades de debate sobre assuntos relacionados às disciplinas, atualidades e cidadania. Abra espaço para os alunos opinarem sobre o cronograma pedagógico do ano e apresente propostas para tarefas, eventos e palestras. Outra maneira de construir um clima acolhedor é estimular o vínculo da vida do aluno fora da escola com sua rotina lá dentro. Proponha que cada um conte de forma criativa e dinâmica o que fez nas férias e o que aprendeu nesse meio tempo. Adapte ideias para cada nível escolar, mas é legal pensar em maneiras visuais, já que essa geração vive em um mundo mais proativo.
A ideia é fazer com que o aluno enxergue o aprendizado além das salas de aula, ao mesmo tempo em que sinta conexão entre sua vida social e o colégio. Além de se sentir à vontade no espaço escolar, com os funcionários, coordenadores e professores, a criança e jovem deve perceber a instituição como um segundo lar.
E mais, para incluir os pais nas rotinas dos filhos, reserve um tempo para conversar. É interessante que o professor e coordenador demonstrem que a criança está sendo observada integralmente e que há um acompanhamento do seu aprendizado.
Por mais que nem sempre haja tempo para conversarem, construa uma boa comunicação com recados e avisos. Mantenha o contato e os pais atualizados sobre o desenvolvimento dos filhos. Assim como requisitar a ajuda deles quando necessário. A intenção é novamente apostar no trabalho coletivo, que dá frutos para bons resultados e uma evolução do aluno. É importante manter em mente que acolher os pais é tão importante quanto receber bem os estudantes. Muitas vezes, para os alunos se sentirem seguros com a volta às aulas, é preciso tranquilizar também os pais quanto a nova jornada escolar.
Por isso, apresente os planejamentos pedagógicos do ano letivo e programações de eventos e atividades. Inclua os pais nos cronogramas disciplinares e nas metas de aprendizagem dos alunos. Além de acolhidos, eles se sentirão parte da escola e do desenvolvimento do ensino dos seus filhos. Principalmente para os pequenos, que passam por fases cruciais do ensino, como a alfabetização. Trabalhe com os alunos a harmonia da turma e mostre que está sempre aberto a opiniões e debates. A figura do professor para muitos estudantes pode ser vista como autoritária e o ideal é que seja uma imagem receptiva.
Para isso, uma sugestão é incluir os alunos nas decisões sobre os planos de aula e atividades propostas. Pense em opções sobre conteúdos que devem ser abordados em sala de aula e apresente aos estudantes. Eles se sentirão mais à vontade a opinar, se expressar e mais interessados no assunto. Lembra do vínculo que o aluno deve criar com a escola? Se ele sentir que tem espaço para se expressar, sua conexão com a instituição e com os professores se torna cada vez maior. Dessa forma, a criança ou o jovem vai enxerga-la como um ambiente acolhedor, onde é ouvida e cuidada.
A verdade é que o processo de acolhimento dos alunos e pais pela escola estão nos pequenos detalhes. Detalhes estes que fazem grande diferença no contexto geral. Desta forma, enxergue também o acolhimento com simples gestos, como um sorriso, um bom dia e um obrigado. A educação também ajuda muito no andamento das coisas. E deve ser utilizada como uma das peças chave da escola. Oriente desde coordenadores até os funcionários da limpeza a se esbaldarem nos sorrisos e na boa educação.
E por fim, mantenha todos os passos acima em voga durante o ano letivo. Tenha sempre cuidado com a forma que a escola irá se comunicar com seus alunos e pais, além de prestar atenção fielmente em cada um deles. Um bom acompanhamento da evolução dos estudantes é valioso para toda a equipe pedagógica, assim como para os responsáveis. Além de acolhidos, ambos se sentirão tranquilos e plenos pela confiança que terão com os professores e toda a escola em si. E isso é essencial, afinal de contas, muitas crianças e jovens passam maior parte do seu dia na escola, que se transforma no seu segundo lar.
Sendo assim, estimule seus alunos a sempre compartilharem suas experiências sociais com a classe ou de levar aprendizados que obtiveram em sala, para casa. É um trabalho, algumas vezes, árduo, mas nada impossível de se alcançar. Com o velho e bom planejamento pedagógico, a expectativa é que tudo ocorra de vento em polpa e os alunos, sejam eles novos ou antigos, se sentirão cada vez mais em casa.
E aí, queridos professores, como vocês se preparam para acolher seus estudantes na volta às aulas? 🙂