Você está antenada nas novas habilidades do século XXI?
500 anos pra trás. 1507. Brasil. Sua sobrevivência depende de sua capacidade de buscar seus alimentos e afugentar seus predadores ou tribos rivais.
Fundamental que esteja em dia sua “carteirinha” de caçador e seu “diploma” de humano sagaz que permite criar bloqueios para que um animal famélico não te devore.
500 anos pra frente, 2017. O mesmo Brasil. Sua aptidão pra espantar predadores pode não ser tão útil, a não ser que por acaso faça uma imersão de Vovozinha na história de Chapeuzinho Vermelho . Sua habilidade de caça tampouco traz muito valor em nossas urbes tupiniquins.
De tempos em tempos, um novo conjunto de habilidades e competências são requisitadas pra vivermos em sociedade.
E neste rol de ensinamentos que atualmente compartilhamos nossas crianças, quantos deles não estão obsoletos?
Quanto tempo reservamos pra apresentar as novas habilidades que o século XXI demanda?
Falamos hoje das competências intrapessoais , como resiliência, integridade, autoconsciência ;competências interpessoais , como comunicação, colaboração e gestão de relacionamentos; além de competências cognitivas , como o pensamento crítico e inventivo, as habilidades informacionais e a responsabilidade na tomada de decisões.
E pra você, quais são as habilidades e competências fundamentais que o aluno deve ter ao sair da escola? Como tem introduzido esses elementos em sua sala de aula?