Transtorno de aprendizagem é sinônimo de dificuldade de aprendizagem?
Muitos pais, educadores e profissionais da saúde acabam confundindo os conceitos de dificuldade e transtorno de aprendizagem e adotam estratégias que, muitas vezes, podem prejudicar o desenvolvimento da criança e seu desempenho escolar.
Portanto, fique atento aos conceitos, pois há sim diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem.
As crianças são curiosas por natureza, gostam de explorar e de aprender coisas novas, entretanto, quando isto não ocorre pode ser que alguma coisa não está bem.
Tal fato acende uma luz amarela para a família e demais educadores, os quais deverão ter atenção redobrada ao processo educacional, a fim de analisar os fatores que podem estar contribuindo para que a criança não tenha esta avidez pelo conhecimento ou não consiga aprender de forma satisfatória.
Desta forma, após identificar os fatores que estão impedindo o aprendizado da criança, é possível conceituar o problema como sendo uma dificuldade ou um transtorno de aprendizagem, encaminhando a criança para um tratamento adequado.
E como diferenciar a dificuldade do transtorno de aprendizagem?
A diferença existente entre os termos dificuldade e transtorno de aprendizagem baseia-se na ideia de que o termo “dificuldade” relaciona-se com problemas de ordem pedagógicas, emocionais e/ou socioculturais, de tal modo que, o problema não está centrado apenas na criança, mas é extrínseco ao indivíduo e pode estar ligado a diferentes fatores, tais como: condições socioculturais desfavoráveis ou pouco estimuladoras, baixa autoestima, inadequação pedagógica, despreparo do professor, dificuldade da criança em lidar com algum acontecimento ou alguma situação frustrante (separação dos pais, morte de um ente querido, mudança de escola, chegada de um irmão e outras).
Se quiser se aprofundar um pouco mais no assunto e conhecer outros fatores que podem atrapalhar a aprendizagem do seu filho, leia também este artigo.
Já o termo “transtorno” está relacionado a problemas na aquisição e no desenvolvimento de funções cerebrais envolvidas com a aprendizagem, as quais são a causa do(a): dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) e outros. Logo, todas essas condições são é intrínseca ao indivíduo e possuem uma base neurobiológica.
A identificação dos fatores (externos ou internos) que estão influenciando no mau desempenho escolar da criança nem sempre é tão simples, o que torna o trabalho do psicopedagogo muito importante neste momento, pois é o profissional indicado e preparado para identificar se trata-se de uma dificuldade ou de um transtorno de aprendizagem.
O psicopedagogo, após identificar as causas e usando o conhecimento da Psicologia e da Pedagogia, elaborará um plano de intervenção para que os problemas sejam superados, tornando o processo de aprendizagem mais simples e prazeroso para a criança. Afinal, explorar e aprender coisas novas é uma delícia!
Aline Ferro é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Desenvolve trabalhos educacionais e psicopedagógicos com a finalidade de ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Também compartilha dicas de atividades pedagógicas no site www.alineferro.com.br.